Busca

Carregando...

quinta-feira, 1 de janeiro de 2004

Blog ou Flog?

Aqui estão respostas para quem é leigo no assunto e ainda não sabe a diferença entre blog e flog.

  • Afinal de contas, qual é a diferença?
  • Blog
    É um diário virtual. Um blog pode ter fotos, mas se não tiver textos não pode ser chamado de blog. As imagens que existem nos blogs servem para complementar, ilustrar, enfatizar, justificar ou provar o que está no texto. No blog, a imagem existe (quando existe) em função do texto. Ao contrário do que muitos leigos pensam e do que comunicadores ignorantes dizem (principalmente na TV), os blogs não são apenas diários de adolescentes preguiçosos da classe média que escrevem "beleza" sem as vogais e contam sobre suas "vidinhas medíocres". Os blogs mais conhecidos e elogiados são aqueles que, além de respeitarem o idioma, têm textos e temas relevantes. Já temos muitos blogs de artigos, contos, críticas, crônicas, ensaios, entrevistas, notícias, poesias, reportagens, etc. Dentre os blogs jornalísticos a grande maioria é especializado: economia, cinema, dança, informática, internet, literatura, música, política, teatro, etc.
    Flog
    É um diário virtual fotográfico. Geralmente o texto que há nos flogs serve apenas como legenda ou comentário para as fotos apresentadas. No flog, o texto existe (quando existe) em função da imagem.

  • É preciso saber HTML para criar a página?
  • Blog
    Não é preciso saber HTML para criar um blog, mas é gritante a diferença entre os blogueiros que sabem e os que não sabem. Quem tem noção ou domina HTML pode editar seu código e personalizar o template até que seu blog se torne único e especial, como todo blogueiro deseja. Os blogueiros "profissionais" também utilizam CSS e JavaScript em suas páginas.
    Quem não sabe HTML fica com os modelos prontos que o site oferece, pois quando tenta mudar alguma coisa no código corre o risco de estragar a página fazendo com que ela apareça deformada ou com mensagem de erro.
    Flog
    Geralmente o flogueiro não tem controle sobre o código do template, assim não faz diferença saber ou não saber HTML. Os flogs são modelos pré-formatados, você pode personalizar as cores, as fontes e acrescentar links com a mesma facilidade que compõe e-mails.

  • É preciso ter muito tempo disponível para atualizar?
    Blog
    Os blogs exigem tempo, paciência e disposição porque os visitantes esperam que ele esteja sempre atualizado, bonito e interessante. Por sua vez, o blogueiro se sente motivado a atualizar na proporção em que recebe elogios. Assim sendo, quanto mais atualizado, bonito e interessante o blog fica, mais tempo o blogueiro disponibiliza para mantê-lo assim. É um ciclo vicioso, literalmente.
    Flog
    Os flogs exigem menos tempo, paciência e disposição porque são práticos. Tudo é feito com alguns cliques. Não é preciso tempo para pensar, escrever, apagar, reescrever, publicar. Não é necessário preocupar-se com a atualização do template. Também não é preciso muito esforço para divulgar o flog e receber comentários: cada foto publicada vira um link para que outros usuários visitem seu flog.
Posts relacionados