Busca

Carregando...

terça-feira, 30 de agosto de 2005

11º Grito dos Excluídos

No dia 7 de setembro será realizado em Goiânia o 11º Grito dos Excluídos, cujo tema é “Brasil, em nossas mãos a mudança”, dando continuidade ao Grito de 2004 cujo tema foi “Mudança pra valer, o povo faz acontecer”. Neste ano, os mais de 5 mil participantes esperados na manifestação, que deverão estar de branco, se concentrarão a partir das 8h no Parque Oeste Industrial. De lá eles percorrerão cerca de dez quilômetros rumo ao Setor Grajaú, onde os ex-ocupantes do Parque Oeste estão acampados provisoriamente. A marcha lembrará a travessia do Mar Vermelho, rumo à terra Terra Prometida.

Os manifestantes do Grito vão construir símbolos a partir dos escombros para iniciarem a via-crúcis rumo ao Grajaú. Antes da marcha eles lançarão a pedra fundamental de um monumento a ser erguido para lembrar os sem-teto mortos e fincarão cruzes no chão como protesto contra a violência utilizada na retirada das famílias do Parque Oeste Industrial. Os manifestantes farão, durante o trajeto, pequenas paradas para reflexões e palavras de ordem, ao som de hinos e depoimentos dos que sofreram o despejo.

A chegada está prevista para as 12h, no Grajaú após cerca de duas horas de caminhada. Lá os participantes vão depositar os símbolos levados em via-crúcis e celebrar a luta contínua rumo à Terra Prometida em vários momentos: momento de acolhida, momento de pacto, momento de esperança, momento de bênção e momento de partilha. Nesse último, os participantes serão convidados a partilhar o lanche que levaram.

Ao final da celebração as famílias do Setor Grajaú vão receber as doações feitas durante a Ação Humanitária de Apoio realizada pelo Fórum de Apoio e Solidariedade aos Sem-Teto. O Grito os Excluídos foi criado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e é promovido pelas Pastorais Sociais da Igreja Católica, mas tem a parceria de outras Igrejas cristãs, dos movimentos sociais e outras entidades civis comprometidas com a igualdade social e a justiça.

Posts relacionados