Busca

Carregando...

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2006

Eneagrama 2

Fiz outro teste de eneagrama hoje e o resultado foi o seguinte:

Fortes, confrontadores, obstinados e firmes, os 8 têm paixão pelo excesso, pela intensidade de todo tipo de estímulo. Buscam sempre "adrenalina". São geralmente pessoas rebeldes, mandonas, protetoras, dogmáticas e radicais. Assumem o controle de tudo que fazem, desde as coisas mais banais, até as mais significativas. Aparentemente agressivas, são normalmente inconscientes de sua força, pois se consideram apenas diretas e objetivas e intensas.

Estão sempre desafiando os outros pois só sentem-se suficientemente vivos com estímulos excessivos, evitando a interioridade. Pessoas que enfrentam sua franqueza com evasivas, desculpas ou "mentirinhas" serão prontamente confrontadas, são alvos. Os 8 exigem a verdade. Manifestam-se abertamente e dizem sempre o que pensam. Possuem uma ética muito pessoal envolvendo justiça, verdade e integridade que os leva a idéia de "a meu favor ou contra mim". Sua reação às situações é imediata.

A maioria dos 8 se irrita facilmente. As pessoas podem se surpreender ao descobrir que, terminada a discussão, a raiva é esquecida, geralmente não é remoída. Defendem e agem pelos "oprimidos", em geral, exageradamente. Sensibilidade é fraqueza, sua reação, para com aqueles que consideram fracos, é o desprezo e a raiva.

Se, dentro da normalidade, o 4 pode ser percebido como masoquista, o 8 pode sê-lo como sádico. Além de não se preocuparem pelo que os outros pensam, aparentemente, sentem-se no direito de terem prazer, "doa a quem doer". Não entendem bem o "receber", sentem que precisam "tomar" para conseguir o que querem. Para os 8 também é muito difícil pedir, assim, quando o fazem, sai forte e parece exigência. Podem ser bons líderes, cuidando com firmeza dos seus interesses, e dos interesses do grupo.

A maioria deles, sente que está constantemente contendo sua energia e evitando que suas emoções sobrecarreguem os outros e eles mesmos.

Resultado anterior no post Eneagrama.

Posts relacionados