sábado, 24 de junho de 2006

Gafes contra os goianos

Se tem uma coisa que me irrita "profundamente" é quando meus colegas jornalistas confundem os nomes que se referem à Goiás, Goiânia e às cidades do interior. Fico mesmo irada.

Pra começar a lição, quem nasce ou mora no estado de Goiás é goiano e ponto final. Quem nasce ou mora em Goiânia, capital do estado de Goiás, é goianiense. O que os jornalistas mais fazem é confundir goiano com goianiense, então saem por aí chamando todo mundo que nasce em Goiás de goianiense. Porém, o fim da picada é quando eles confundem Goiás com Goiânia e dizem que "Anápolis é uma das maiores cidades de Goiânia" ou que "Zezé di Camargo e Luciano formam a dupla sertaneja nascida em Goiânia mais famosa do Brasil". Uma tragédia!

E quando Aparecida de Goiânia tem notícia de relevância nacional é mico na certa! Esta é o segundo maior município do estado de Goiás, é cornubada à capital e portanto pertence à Grande Goiânia. Assim sendo, colegas, nunca mais digam que Aparecida de Goiânia é um bairro ou uma região do município de Goiânia. Aparecida de Goiânia está para Goiânia assim como Contagem está para BH e como Guarulhos está para São Paulo. Mas os micos não param aí! Estão sempre chamando Aparecida de Goiânia de Aparecida de Goiás. Eu concordo que esse deveria ser o nome da cidade, mas não é, por isso não inventemos moda.

E a Cidade de Goiás, também chamada Goiás Velho ou Vila Boa? Bem, quem nasce ou mora lá é goiano, mas para não misturar tudo o adjetivo mais usado é vilaboense. Já para os torcedores do Goiás Esporte Clube o adjetivo correto é esmeraldino. Alguma dúvida?

Leia também:

4 comentários:

  1. O pior é que Sesi e Rede Globo são cúmplices no babado. Fala sério!

    ResponderExcluir
  2. O que eu vejo sempre o pessoal fazendo é chamando goianiense de goiano. O que não é errado, é claro, afinal, todo goianiense é goiano. O erro é falar de coisas específicas do goianiense como se todo mundo no estado fosse igual. Inclusive eu já fiz isso sem querer - por costume, já falo em goiano, no piloto automático.

    Mas tem o outro lado, os goianos (e goianienses, e esmeraldinos, hehe) também não são inocentes em termos de gafes. ;-)

    Uma coisa que eu odeio é quando eu digo que vim de Curitiba e o povo começa a falar "bah, tchê! Gaúcho!". Curitibano não fala bah, não fala tchê e NÃO é gaúcho! hehe!

    E eu que gostava de piada de gaúcho - existe uma ferrenha rivalidade nos estados abaixo de são paulo - e agora sofro, pois sempre que contam uma piada de gaúcho, riem olhando pra mim! :-p

    ResponderExcluir
  3. Christian, dá um mapa para cada uma dessas pessoas. Gente assim matava aula de Geografia na escola. Se fosse eu esfregava o mapa do Brasil na cara dessa gentalha preguiçosa. Para mim "preguiça de estudar" é a pior das preguiças!

    ResponderExcluir
  4. Concordo plenamente com vc....mas eu que nasci em mato grosso do sul, tbém acho o fim uma pessoa falar: ah! vc nasceu no mato grosso....é F. , pois há muitos anos os Estados foram divididos. E o pior são os paulistas que enche o papo para falar tipo: Aqui no sul as pessoas são assim ou assada....que eu saiba sul é: parana, santa catarina e rio grande do sul....então paulistas frustados que gostariam de fazer parte dos melhores estados para se viver vão estudar Geografia...pq vcs moram no SUDESTEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE.

    ResponderExcluir

Posts relacionados