Busca

Carregando...

sábado, 24 de junho de 2006

Gafes contra os goianos

Se tem uma coisa que me irrita "profundamente" é quando meus colegas jornalistas confundem os nomes que se referem à Goiás, Goiânia e às cidades do interior. Fico mesmo irada.

Pra começar a lição, quem nasce ou mora no estado de Goiás é goiano e ponto final. Quem nasce ou mora em Goiânia, capital do estado de Goiás, é goianiense. O que os jornalistas mais fazem é confundir goiano com goianiense, então saem por aí chamando todo mundo que nasce em Goiás de goianiense. Porém, o fim da picada é quando eles confundem Goiás com Goiânia e dizem que "Anápolis é uma das maiores cidades de Goiânia" ou que "Zezé di Camargo e Luciano formam a dupla sertaneja nascida em Goiânia mais famosa do Brasil". Uma tragédia!

E quando Aparecida de Goiânia tem notícia de relevância nacional é mico na certa! Esta é o segundo maior município do estado de Goiás, é cornubada à capital e portanto pertence à Grande Goiânia. Assim sendo, colegas, nunca mais digam que Aparecida de Goiânia é um bairro ou uma região do município de Goiânia. Aparecida de Goiânia está para Goiânia assim como Contagem está para BH e como Guarulhos está para São Paulo. Mas os micos não param aí! Estão sempre chamando Aparecida de Goiânia de Aparecida de Goiás. Eu concordo que esse deveria ser o nome da cidade, mas não é, por isso não inventemos moda.

E a Cidade de Goiás, também chamada Goiás Velho ou Vila Boa? Bem, quem nasce ou mora lá é goiano, mas para não misturar tudo o adjetivo mais usado é vilaboense. Já para os torcedores do Goiás Esporte Clube o adjetivo correto é esmeraldino. Alguma dúvida?

Leia também:

Posts relacionados