quarta-feira, 16 de maio de 2007

Demissão em massa de 28 jornalistas em Goiânia

Não sou repórter e nas tentativas de exercer essa função não demonstrei vocação nem prazer pela coisa, mas como jornalista goiana (entenda que nem todo jornalista é repórter) tenho que registrar o que ocorreu na última sexta-feira (11/05/2007) em Goiânia. Eu não estava lá nem conversei com nenhum dos 28 colegas demitidos (grande parte deles dividiu a sala de aula comigo), por isso vou colocar aqui um manifesto que foi divulgado no site do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de Goiás:

Jornalistas também têm direito à liberdade de expressão

A Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) e o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de Goiás (SJPG) vêm a público protestar contra a demissão arbitrária de 28 jornalistas do jornal Diário da Manhã, de Goiânia, ocorrida na tarde de sexta-feira, dia 11/05. Protestamos também contra o constrangimento público e o assédio moral aos quais os profissionais foram submetidos.

Os jornalistas foram demitidos por terem exercido o direito de se expressarem livremente, previsto na Constituição brasileira e falsamente defendido pela maioria dos empresários da comunicação. Pacificamente, sem usar palavras, vestiram-se de preto para expressar seu descontentamente com o atraso no pagamento de seus salários. Autoritariamente, o senhor Batista Custódio, dono das empresas Unigraf e Centro-Oeste, mantenedoras do Diário da Manhã, mandou que os descontentes fossem demitidos.

Tão descabido quanto as demissões arbitrárias, foi o comportamento do dono do jornal e, infelizmente, de jornalistas ocupantes de cargos superiores, que se prestaram ao triste papel de assediar moralmente os colegas. Muitos jornalistas foram procurados por seus chefes imediatos para que trocassem de roupa e fossem se desculpar junto ao patrão. Era a forma de salvarem seus empregos. Todos foram obrigados a sair da redação imediatamente após o anúncio da demissão em massa.

Os jornalistas que não haviam aderido ao protesto e os que preferiram salvar seus empregos foram obrigados a usar um adesivo confeccionado pela empresa com o significado "Eu amo o DM" (a palavra amo foi substituída no adesivo por um coração). Os jornalistas que ocupam cargos de chefia foram obrigados, ainda, a assumir a responsabilidade pela demissão dos colegas, em nota publicada na primeira página do Diário da Manhã do dia 12.

Causou-nos espanto a reação despropositada e desproporcional da empresa, que reconheceu de público, na referida nota, que o protesto dos jornalistas era compreensível. De fato, ao trabalhador é facultado receber pelo seu trabalho. Os jornalistas do Diário da Manhã não receberam os salários de janeiro e fevereiro. Receberam o salário de março, mas foram informados de que não havia previsão para o pagamento do salário de abril.

Estranhamente, o dono da empresa não admite que seus funcionários sequer fiquem descontentes com os atrasos constantes do pagamento de salários. Age como se o errado fosse o trabalhador e não ele próprio, que deixa de cumprir suas obrigações legais e éticas. Batista Custódio tenta estabelecer uma relação de compadrio com os jornalistas, em vez de preservar a relação de trabalho. É prática constante da empresa pagar seus profissionais parceladamente, por meio de "vales", que não são adiantamentos, mas pagamentos de salários atrasados. Os "vales", concedidos pessoalmente como se fosse um favor, constrangem os jornalistas e obviamente não suprem suas necessidades materiais. Muitos são os que estão sem energia em casa ou sem telefone. Igualmente, são muitos os endividados.

A FENAJ e o SJPG repudiam essa situação constrangedora a qual os jornalistas do Diário da Manhã são submetidos, ao mesmo tempo em que prestam sua total solidariedade ao grupo que corajosamente decidiu lutar por seus direitos e que, por isso, foi covardemente demitido. As medidas legais para garantir os direitos dos jornalistas foram tomadas. Por fim, reiteramos a necessidade de todos jornalistas do Brasil lutarem contra a precarização das relações de trabalho no mundo do jornalismo e pelos direitos dos trabalhadores, incluído o direito à livre expressão.

Que loucura! Eu cheguei a fazer um teste nesse jornal, mas não passei (assim como não passei em nenhum dos testes para repórter que fiz até hoje). O Batista Custódio inventou uma história cabeludérrima para o evento, daria até novela das seis com participação do Paulo Coelho ou até um livro, quem sabe? Se tiver estômago clique aqui para ler.

Repercussão da demissão em massa nos blogs (alguns desses blogs são de jornalistas que estavam entre os 28): alice carlos emílio erika felipe fellipe frederico ludmilla marcio mosteiro paulo ricardo rodrigo thiago tiago.

Pix meutedio arroba mail ponto com

3 comentários:

  1. Olá... Obrigada pelo aviso... mas eu não tenho a menor idéia de como arrumar isso... rsrs.. vou começar a perguntar aos meus amigos como fazer... mas mesmo assim muito obrigada.

    Bem...torço para o Fluminense...
    Eu até colocaria 'Fluminense' se não fosse tradição do meu time o Tricolor...
    Nelson Rodrigues disse que Tricolor só o Fluminense o resto é time de três cores. Nós Tricolores abraçamos essa causa por isso coloquei que sou Tricolor.
    Tricolor é tudo metido mesmo rsrsrs...

    Estou fazendo faculdade de Letras... Português- Inglês...

    Deculpe não ter comentado antes...é que eu ainda não havia lido o seu blog... Obrigada pela visita!!!

    ResponderExcluir
  2. Caraca isso que eu chamo de relação trabalhista bizarra.

    ResponderExcluir

Todos os comentários são moderados pela autora do blog.