domingo, 25 de maio de 2008

[Inativo] Como criar e compartilhar sua Radio.Blog

Radio.Blog.Club
Este post continua no ar como registro histórico. Para soluções mais modernas, visite os posts sobre HTML e CSS.

Há muitos métodos de se fazer uma rádio para partilhar em seu blog e/ou sua rede social, principalmente para quem já trabalha com Action Script. Também existem vários sites que oferecem esse recurso para quem não sabe ou não quer se dar ao trabalho de programar o seu próprio player. Neste post vou falar do Radio.Blog.Club, que é o que melhor se adequa ao meu perfil, mas é bem provável que não agrade a todos, já que:

  • Novidades da música internacional só chegam ao site quando não são mais novidade.
  • Música brasileira é coisa rara, você só vai encontrar um ou outro cantor consagrado como Elis Regina, Chico Buarque, Daniela Mercury, Caetano Veloso…
  • Os nomes do arquivos não são 100% confiáveis. Eu encontrei, só para citar alguns exemplos, música do Frejat com o nome do Cazuza e música do João Gilberto com o nome do Caetano Veloso. "Esses gringos" não entendem muito de música brasileira.
  • As músicas não estão hospedadas no Radio.Blog.Club. As músicas que aparecem no site estão em sites de usuários que usam o plugin Radio.Blog.Club.

Porém, é o site ideal para quem quer na sua rádio músicas internacionais que foram imortalizadas por ícones da música e/ou pelo cinema, de Jacksons Five a Eminem, passando por Eagles, Willie Nelson, Whitney Houston e muitos outros. Pela minha explicação já deu para entender direitinho qual é o perfil da Radio.Blog.Club, não vá dizer que eu não avisei.

Este tutorial é grande porque está bem mastigadinho, de forma que qualquer internauta do tipo só-acesso-orkut possa entender. Se você já é blogueiro, talvez só precise deste tutorial para tirar uma ou outra dúvida.

  1. Player de uma música

    Para procurar a música desejada você deve usar a caixa de busca, onde você pode digitar o nome da música, o nome do artista, o nome do filme… Por exemplo, se eu quero uma das músicas do filme Space Jam eu digito space jam, clico em search e o site apresenta as canções que têm essas palavras no nome do arquivo:

    Escolha a música desejada e clique na setinha branca em fundo azul. Quando você clica a música escolhida aparece em um pequeno player em flash à direita da tela:

    Nessa página, além de ouvir a música, você pode transformá-la em um player que pode ser usado em seu blogger (não testei em outros blogs gratuitos) e também é aceito em algumas redes sociais. No orkut esse player de uma música funciona tanto na sua própria página de recados como nos recados de seus amigos. Ele não executa sozinho, é preciso apertar o botão do play. Depois que você escolher a música certa e coloca as cores desejadas, basta copiar o código que aparece na caixa de texto. Exemplo de como fica (lembrando que as cores é você quem personaliza):

    Para criar esse player de uma música não é preciso se cadastrar no site. O cadastro é necessário para você criar sua própria rádio, com várias músicas.

  2. O cadastro

    Bem simples! Basta entrar no site e clicar em JOIN THE CLUB ou entrar direto em www.radioblogclub.com/register.php. O site é todo em inglês, mas não pede nada que você não entenda: username (nome de usuário), password (senha), email address (endereço de e-mail), gender (gênero/sexo), country (país) e birthdate (data de nascimento). Depois que você clica em Submit (submeter/enviar), deve aparecer a seguinte mensagem:

    Apesar de estar em vermelho, não é uma mensagem de erro. Está apenas avisando que você deve checar sua caixa de entrada para confirmar o cadastro.

    Quando você coloca um username e/ou e-mail que alguém já está usando, aparece a mensagem This username or email adresse already exist. Neste caso você deve tentar de novo até conseguir. O site não avisa se você colocar um e-mail inexistente, portanto confira quando digitar seu endereço. Outro detalhe é que o site não avisa o que está repetido é o username e/ou o e-mail. Por isso, se você suspeita que já tem um cadastro fantasma no Radio.Blog.Club com o mesmo e-mail que você usa atualmente, é melhor não perder tempo tentando se cadastrar novamente. Vá direto para a página de login e peça para enviarem seu nome de usuário e senha por e-mail:

    Se você já está habituado a fazer cadastros na web, deve saber que quando a mensagem de confirmação não aparece na caixa de entrada, você deve procurar na pasta de spam e/ou lixo eletrônico. Quando você finamente encontrar a mensagem e clicar no link de confirmação, abrirá a tela de login, para você entrar com nome de usuário e senha.

  3. A escolha das músicas

    Quando você está logado na página inicial do site, aparece um player branco e em branco. Para escolher suas músicas, siga o mesmo procedimento do ítem 1 supracitado. A diferença é que você deve "favoritar" as músicas escolhidas clicando no coração branco em fundo cinza. Quando você clica nesse ícone, o fundo do coração fica rosa. Para criar playlists e organizar suas músicas, clique em FAVORITES e depois em create a playlist. Para ver e ouvir sua rádio, clique em play my radio blog.

  4. Colocando no orkut

    Quando você já estiver logado na página da sua rádio, clique em "Customize and Share" para personalizar sua rádio e pegar o código para colocar nos seus recados/scraps do orkut. Quando abrir a página de customização, na opção Select Plateform marque Blog e clique no botão Submit:

    Vão aparecer, do lado esquerdo da tela, as configurações de sua rádio. Em Skin selecione sempre Ocebo. O skin Default (padrão) não funciona direito no orkut: toca as músicas, mas não mostra o player. O tamanho padrão é de 200 por 400 (vertical), mas para o orkut recomendo que você coloque na horizontal (400 por 200). É só por causa da aparência, funciona dos dois jeitos e até com outras medidas que você mesmo escolher. As cores (colors) você pode personalizar ou não. Em autoplay selecione a faixa que deve tocar primeiro quando o player abrir. Você pode escolher a faixa pelo título (Track Title) ou pela ordem (Track Number). Se você marcar as duas opções vai predominar o título.

    Em options desmarque a opção Display Cover (mostrar capa do CD), porque não funciona no orkut, se você deixar marcada aparecerá apenas um quadrado sem nada dentro. As demais opções ficam a seu critério: Shuffle (ordem aleatória), Crossfader (efeito de fade - quando uma música está no finalzinho o volume vai diminuindo enquanto a próxima música começa a tocar, também com volume menor. Quando a primeira música termina totalmente a próxima atinge o volume definitivo), Replay (repetir depois que tocarem todas). Vai ficar mais ou menos assim:

    Clique em submit para ver seu player funcionando do lado direito. Antes de copiar o código, marque a opção "Click here if your plateform doesn't support Javascript", abaixo da caixa de texto com o script. Se você não marcar essa opção, seu player não funcionará no orkut. Depois de marcar a opção, selecione o código. Entre na sua própria página de recados e cole o código, visualize e envie. Pronto! Seu orkut já tem um player em flash! Não é possível colocar essa rádio nos recados dos outros, só nos próprios.



    A prova de que funciona é meu próprio orkut.

  5. Como colocar no Blogger

    Para colocar no seu blog o processo é o mesmo supracitado, mas você pode escolher qualquer skin e pode optar pela versão em flash ou javascript, ou seja, não é obrigado a marcar aquela opção abaixo da caixa do código. Na página de configurações de seu blog, clique, exatamente nessa ordem, em Layout, Elementos da página, Adicionar um Elemento de Página. Na janela pop-up que abrir, vá até HTML/JavaScript, clique em Adicionar ao Blog. Cole o código do player em conteúdo. O título é opcional. Clique em Salvar Alterações. Arraste o elemento recém-criado para o local desejado. Salve e visualize.

    Quando você adiciona músicas à sua rádio, não precisa gerar outro código. Só é necessário gerar outro código se quiser mudar as configurações do player: cor, skin, tamanho, etc.

Este post continua no ar como registro histórico. Para soluções mais modernas, visite os posts sobre HTML e CSS.
Pix meutedio arroba mail ponto com

6 comentários:

  1. helen adicionei seu blog nos meus favoritos, antes de te pedei permissão,porque tem umas informações que adorei. Gostaria de saber como fez pra modificar a estrutura do seu blog.As informações sobre a criação da radio foram realmente excelente. Obrigado e espero contato valeu.

    a.sousa

    ResponderExcluir
  2. owww! fia! xomo fasso pra excluir uma musica ainda naum consegui excluir! pois ja vem na configuração umas musicas q dão erro! xero pa tu!

    ResponderExcluir
  3. oi, a minha pergunta é a mesma da Haa. como faz pra excluir? por que eu coloquei algumas que tão zuadas.

    ResponderExcluir
  4. @Haa e @laila, o mesmo botão que você usa para adicionar você usa para excluir, ou seja, o ícone de coração. Quando ele está rosa, a música foi adicionada. Quando ele está cinza, é porque não está mais na sua playlist.

    ResponderExcluir
  5. HAHA nossa, que burra eu D: brigaada

    ResponderExcluir
  6. gostei de alguns tutoriais seu amigo entre em contato comigo para posivel parceria
    meu msn: leonard.oleo1992@hotmail.com

    ResponderExcluir