domingo, 4 de maio de 2008

Como otimizar o endereço do post no Blogger

Quando você coloca título no post, o Blogger transforma esse título no endereço da página do post. Se você coloca todos os acentos, pontos, traços… esses caracteres especiais tendem a ser suprimidos, tornando o endereço do post complicado e esquisito. Exemplos do meu próprio blog:

…/i-seminrio-nacional-de-pesquisa-em.html
…/concurso-literrio-para-universitrios-e.html
…/como-criar-seu-e-maillivecom.html

A princípio parece não haver nenhum problema nisso, já que a maioria dos seus posts serão acessados por meio de cliques, não por digitação. Mas, como o Blogger ainda não tem a opção de criação de páginas que não sejam posts, muitas vezes precisamos criar um post com essa função, daí talvez seja interessante fazer um post com endereço curto e sem carateres suprimidos.

Porém não é só isso, o endereço (URL) da página é a informação considerada mais importante numa busca do Google, se o endereço do seu post corresponde ao que tem nele, o leitor que procura aquela informação sairá ganhando, e você também, é claro. Contudo, como fazer isso sem comprometer a qualidade do título do post?

O Blogger só grava o primeiro título que você dá a um post. Se você, quando publica a postagem, chama o post de "Rapadura Mole", o Blogger vai chamar a página de …2008/05/rapadura-mole.html. Mas se no instante seguinte você edita a página e muda o título para "Chocolate Branco", o Blogger vai continuar chamando o endereço de "rapadura-mole.html", mesmo tendo mudado o título.

Neste post eu vou usar esse recurso. Na primeira publicação vou colocar no título "Simplificar URL Post Blogger", que não tem acentos nem caracteres especiais e usa quatro palavras que resumem exatamente o que estou ensinando aqui. Depois vou editar e colocar um título mais completo e elegante que identifica este post como sendo um tutorial.


Update 15/10/2008

Quando o título do seu post é longo tem conectivos como "de", "para", "com" e verbos de ligação como "é", "foi"… o melhor é salvar o post pela primeira vez sem esse conectivos, só com as palavras chaves. Um exemplo:

Em um post que eu quero chamar de As eleições em Goiânia foram definidas em 1º turno em salvo apenas eleicoes goiania definidas 1 turno e depois edito o post para colocar o título correto.

Pix meutedio arroba mail ponto com

9 comentários:

  1. Legal a dica!
    Eu tenho o meu blog a pouco mais de um ano, e vc acredita que a pouco tempo que me atentei pra isso ...rs

    Agora esta de uma forma mais intuitiva em texto e não com id ...rs

    Abraço pra ti e bom o seu blog

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito dessa dica. Começarei à utilizá-la em meu blog.

    Uma dúvida que eu tenho, ajude-me à eliminá-la. Existe alguma maneira de colocar subtítulos às postagens no blogger de maneira definitiva (sem usar parte do corpo do texto com aumento da fonte)?

    ResponderExcluir
  3. @J.Ferreira, a única forma é direto no corpo do post, mas não vejo nenhuma dificuldade nisso.

    O que não recomendo é personalizar esse subtítulo toda vez no modo visual, O ideal é personalizar esse subtítulo direto na folha de estilos:

    h3#subtitulo {font-size:20px; font-family:georgia,'times new roman',serif;}

    E toda vez usar a tag correspondente:

    <h3 id="subtitulo">Este é o subtítulo do post!</h3>

    ResponderExcluir
  4. Obrigado pela dica de novo.... vc explica muito bem.

    ResponderExcluir
  5. Essa foi uma super dica. Parabéns e muito obrigado!
    kekosinclair.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. será que você podia dar dicas de página do blogger tipo como tirar o /p/suapágina ou /label/

    ResponderExcluir
  7. Dionne, é possível fazer isso no Blogger apenas camuflando a URL real da página. Quem já fez tutorial a respeito foi o Compulsivo, sugiro que procure por URLs personalizadas no blog dele: www.compulsivo.com.br.

    ResponderExcluir

Todos os comentários são moderados pela autora do blog.