domingo, 18 de maio de 2008

Oportunidades de trabalho no Twitter

Este é um post sobre oportunidades em microblogs.
30/10/2009 → Todos os perfis citados neste post e mais alguns sobre o mesmo tema estão na lista twitter.com/helenfernanda/trabalho.

Apesar de tantos microblogs mais incrementados, tais como Jaiku, Poodz e Pownce, o Twitter foi o que pegou dentre a maioria dos internautas. Como não poderia deixar de ser, a porcentagem de brasileiros dentre o total de usuários do site aumenta cada vez mais. Aos poucos todos vão descobrindo para que serve o Twitter, mas não buscando um consenso ou resposta definitiva. O certo é perguntar: Para que serve o Twitter hoje pra você?

Não sei qual é a sua resposta, mas para muitos profissionais, principalmente das áreas de comunicação social, design e informática, o Twitter funciona como uma grande agência de oportunidades, seja emprego, trabalho temporário ou serviço público. Basta seguir os "twitters" que existem exclusivamente com esse objetivo para saber quem está precisando dos seus serviços. Alguns exemplos:

Brasil:

  • @concursos - Notícias sobre concursos públicos
  • @jobspot - Vagas para profissionais de Internet
  • @link_zero - Oportunidades de trabalho para jornalistas
  • @rhig - Recursos Humanos do Portal IG
  • @rhtribal - Agência de desenvolvimento web
  • @openjobs - Empregos em várias áreas
  • @zapempregos - Notícias sobre o mercado de trabalho

Portugal:

Bem, essa é só uma das muitas utilidades do Twitter, na minha opinião a mais nobre que eu já descobri. Se você conhece alguma outra página do Twitter que divulga oportunidades de trabalho, comente para os outros leitores ficarem sabendo.

Montagem com imagens dos sites GCIST e Twitter.

Pix meutedio arroba mail ponto com

5 comentários:

  1. Helen, acho que a grande vantagem do Twitter é que não conquistou adolescentes afoitos por redes de relacionamento, não é um território produtivo para "perfis fakes", e ainda paira a seriedade e o sentido original da ferramenta, não generalizou-se ou consagrou-se como passatempo ou diversão.
    As vezes, parece que uma "elite intelectual" habita o Twitter. Gente de conteúdo e contexto, com postagens raramente gratuitas.
    É claro que há quem use sem fazê-lo útil e, eventualmente, a gente se rende e fazer este papel também. Faz parte e todo mundo precisa de um momento de distração, né?, até o twitter.
    Mas predomina o propósito da disseminação da informação e conteúdo de utilidade com tempestividade, e claro, só atrai pessoas interessadas nisso.
    Assim, acho que a ferramenta só tem a evoluir nesta direção.
    Nossas desculpa aos adolescentes. rs

    ResponderExcluir
  2. @alexandresena, o http://twitter.com/link_zero é um dos meus "twitters" favoritos. Dificilmente eu encontro alguma coisa pra mim, mas é bom para eu ter uma noção do que o mercado está exigindo dos Jornalistas.

    ResponderExcluir
  3. Enquanto escrevia este post eu fiz mais um microblog, só para experimentar.

    A grande diferença é que um serviço made in Brazil, fora isso não tem nenhuma inovação: www.gozub.com

    ResponderExcluir
  4. Muitas horas depois de terminar este post eu encontrei um post similar no Twitter Brasil: http://www.twitterbrasil.org/2008/05/11/empregos-no-twitter-saiba-onde-encontra-los/

    ResponderExcluir

Todos os comentários são moderados pela autora do blog.