Busca

Carregando...

sexta-feira, 9 de maio de 2008

Para que serve uma OpenID e como criar uma

OpenID

A intenção da OpenID é nobre: você ter uma identidade única na web. Sabe aquelas centenas de sites onde você já se cadastrou? Até que você tentou usar o mesmo nome de usuário e senha em todos, mas não conseguiu: um site exigiu senha de no máximo seis dígitos, outro exigiu senha com no mínimo oito, outro site obrigou sua senha a ter caracteres especiais, outro já não deixou que fosse assim. E os nomes de usuário então? Haja memória para armazenar logins e passwords de tantos sites.

Ao criar uma OpenID você tem um endereço por meio do qual você se cadastra em sites que já têm compatibilidade com o serviço. Para se cadastrar no site desejado, basta que você já esteja logado no site da OpenID no mesmo navegador, ou então você loga na hora em que for usá-la. Também pode ser utilizada para comentar em blogs que aceitam OpenID, como os do Blogger. Se é tão útil e simples assim, é bem provável que você queira criar a sua agora mesmo, mas pode ser que você já tenha uma e não saiba.

Você já tem uma OpenID se:

Tem blog no Blogger, no LiveJournal, no TypePad, no Vox, no Wordpress.com.
Sua OpenID é exatamente o endereço do seu blog: http://seublog.blogspot.com, http://seublog.livejournal.com, http://seublog.typepad.com, http://seublog.vox.com, http://seublog.wordpress.com.
Tem conta no Flickr.
Sua OpenID é o endereço de seu álbum: http://www.flickr.com/photos/nomedeusuario.
Tem conta no Technorati.
Sua OpenID é o endereço de seu perfil no site: http://technorati.com/people/technorati/nomedeusuario. A OpenID do Technorati só funciona se você já tiver logado no Technorati antes e em outra janela. Caso contrário, quando você clicar em "postar comentário", por exemplo, você será redirecionado para a home do Technorati e só.
Tem conta no Sapo - openid.sapo.pt.
Para ativar, entre aqui, coloque seu endereço de e-mail e senha, clique continuar, escolha o nome da sua identidade (pode ser o mesmo login do e-mail), clique em registrar e anote o endereço de sua OpenID. Vai ser algo do tipo http://openid.sapo.pt/user/nomedeusuario.
Tem conta no Yahoo! - openid.yahoo.com
Para ativar, entre aqui. Seu endereço de OpenID será algo do tipo http://me.yahoo.com/nomedeusuario, lembrando que nomedeusuario pode ser ou não o seu login de e-mail. Além da OpenID, você pode criar uma página pública parecida com esta: gallery.yahoo.com/~helenjornalista/.

Se não tem cadastro em nenhum dos sites supracitados, você pode criar sua OpenID se cadastrando em um dos sites acima ou em um dos sites que existem exclusivamente para isso:

Alguns sites que aceitam OpenID para quem faz novos cadastros ou para quem quer vincular uma OpenID à conta já existente:

Você pode testar sua OpenID deixando um comentário neste post, já que os comentários do Blogger têm essa opção.

Post passível de atualizações.

Posts relacionados