Páginas

segunda-feira, 30 de junho de 2008

O Príncipe, Nicolau Maquiavel

Terminei de ler O Príncipe[bb] nesta minha última madrugada de insônia. Eu tinha lido esse livro na faculdade, mas me deu vontade de ler outra vez porque me lembrava muito pouco do que tinha lido. Ler novamente renderam mais algumas frases para minha coleção:

Se fosse possível mudar nossa natureza, para ajustá-la aos tempos e às circunstâncias, nossa sorte jamais mudaria.

Um príncipe que não seja sábio por si mesmo, não pode ser bem aconselhado.

As defesas que são boas e duráveis são aquelas que dependem somente de nós, do nosso próprio valor.

Os homens têm menos escrúpulos em ofender a alguém que se faça amar do que a quem se faça temer.

A prática de certas qualidades que parecem virtudes, acabam nos levando à ruína; e outras, que parecem vícios, nos trazem o aumento da segurança e do bem-estar.

As injúrias devem ser feitas todas de uma só vez, a fim de que, apouco degustados, ofendam menos. Os benefícios devem ser feitos aos poucos, para que sejam melhor apreciados.

É mais sabedoria ter a fama de miserável, que dá origem a uma infâmia sem ódio, do que ter a fama de voraz, o que causa tanta desgraça quanto ódio.

Os homens, em geral, julgam mais pelos olhos do que pelo tato, porque todos podem ver, mas poucos são capazes de sentir. Todos vêem o que nos aparentamos, poucos sentem aquilo que realmente somos; e esses poucos não se atrevem a opor-se à maioria que esta protegido pela majestade do Estado.

Existem três espécies de mente, uma que entende as coisas por si, a outra que discerne o que os outros entendem e a terceira que não entende nem por si nem por intermédio dos outros. A primeira excelente, a segunda muito boa e a terceira inútil.

Os homens esquecem mais rapidamente a morte do pai do que a perda do patrimônio.


Nicolau Maquiavel[bb]

Legal esse Nicolau Maquiavel. Ao contrário do que dizem, não acredito que ele fosse mau, apenas não era hipócrita. Ler O Príncipe me fez gostar da palavra maquiavélico, acho que sou maquiavélica também.



Pix meutedio arroba mail ponto com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são moderados pela autora do blog.