Busca

Carregando...

quinta-feira, 10 de julho de 2008

Formulário de comentários embutido no Blogger

Nível: avançado

Atualmente, no Blogger, para um visitante ou o próprio autor deixar comentário, ele tem que abrir outra página, pop-up ou não, mesmo se ele já estiver na página do post. Mas com o Draft Blogger é possível embutir o formulário de comentários dentro do post, o que facilita a vida do leitor e incentiva-o ainda a mais a escrever sobre o que viu no seu blog.

Mais complicado é para quem já fez muitas alterações no template porque fica difícil descobrir onde colocar o código certo. Antes de começar, é bom você saber que o formulário de comentários embutido está em fase rascunho e, por enquanto…

  • Não aparecem as fotos dos comentaristas.
  • Não é possível visualizar o post antes de enviá-lo.
  1. Entre com seu nome de usuário e senha do Blogger/Google no draft.blogger.com.
  2. Escolha um blog a ser modificado (é melhor começar com um blog de testes) e clique em Configurações » Comentários.
  3. Na opção Posição do formulário de comentários deve aparecer uma terceira alternativa que não existe no Blogger ainda: Postagem abaixo incorporada. Exatamente ela é que deve ser marcada.

    Postagem abaixo incorporada


  4. Clique no botão Salvar Configurações. Em seguida abra o blog em outra aba e clique no link de comentários. Alguma diferença?
    1. Se você utiliza template clássico, essa ação vai gerar no seu blog a seguinte tag: <$BlogItemCreate$>. Então DEVE FUNCIONAR sem você precisar mudar mais nada, mas você poderá personalizar essa tag para melhorar o posicionamento dela e etc.
    2. Se você utiliza template do novo Blogger com modificações radicais nos widgets que se referem aos comentários, é bem provável que NÃO FUNCIONE se você for só até este passo. Se funcionar, seja feliz.
    3. Se você utiliza template do novo Blogger sem modificações radicais nos widgets que se referem aos comentários, é BEM PROVÁVEL QUE FUNCIONE se você for só até este passo. Se não funcionar, continuemos.
  5. Vá agora para Layout » Editar HTML, é onde começa a parte bruta do serviço que exige uma certa dose de raciocínio para códigos e cia.
  6. Procure por algo parecido com isto, sendo que as partes de texto com fundo destacado são as que REALMENTE não podem faltar no trecho, o resto pode ter sido personalizado por você e/ou por quem fez o template:
    <p class='comment-footer'>
    <b:if cond='data:post.allowComments'>
    <a expr:href='data:post.addCommentUrl'
    expr:onclick='data:post.addCommentOnclick'
    >
    <data:postCommentMsg/></a>
    </b:if>
    </p>
  7. Substitua o código supracitado pelo seguinte:
    <p class='comment-footer'>
    <b:if cond='data:post.embedCommentForm'>
    <b:include data='post' name='comment-form'/>
    <b:else/>
    <b:if cond='data:post.allowComments'>
    <a expr:href='data:post.addCommentUrl' expr:onclick='data:post.addCommentOnclick'>
    <data:postCommentMsg/></a>
    </b:if> </b:if>
    </p>
  8. Agora procure o código:
    <b:include data='post' name='comments' />
  9. Abaixo desse código cole o código abaixo:
    <b:include data='post' name='comment-form'/>
  10. Tem que ficar assim, sendo que a parte em destaque é a que você acabou de colocar:
    <b:include data='post' name='comments' />
    <b:include data='post' name='comment-form'/>
  11. Salve e teste. Se funcionar deixe um comentário aqui para comemorarmos juntos! Se não funcionar deixa um comentário aí para tentarmos descobrir o problema.

Descobri esse recurso no Usuário Compulsivo, mas o tutorial que está aqui e funcionou no meu blog é tradução do Blogger Buster.

Novidades sobre evoluções desse recurso devem ser publicadas no Blogger in Draft (inglês) e no Grupo de Ajuda do Blogger (português).

Posts relacionados