segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Doação de Sangue

Divina Pinheiro de Oliveira

Ela vai passar por uma cirurgia cardíaca no dia 13/08 no Hospital Santa Genoveva. Aqueles que podem doar devem se dirigir ao Instituto do Sangue - Av. João Leite, Nº 496, Setor Santa Genoveva, (62) 3264-9077 (a 300 metros do Hospital Santa Genoveva). Horário de recolhimento: segunda a sexta-feira das 8h às 17h e sábado das 08h às 11h.

Não conheço essa pessoa, mas como recebi por e-mail, não pensei duas vezes antes de colocar no blog. Eu sonho com o dia em que não será mais preciso enviar e-mails e nem deixar posts em blogs convocando as pessoas a doarem sangue. Eu, particularmente, já tentei doar, mas não posso por alguns motivos: epilepsia, pressão baixa, tomo remédio controlado, peso abaixo do mínimo… No meu caso doar sangue seria uma tentativa de suicídio.

Mas tem muita gente alta, forte, corada (como diz a minha mãe), que não faz uso de drogas, com a pressão em dia e que diz que não doa sangue por medo de agulha. Fala sério! Isso é um problema CULTURAL, só isso. Dizer uma atrocidade dessas é o mesmo que dizer que não arranja emprego porque tem medo de ser pressionado pelo chefe, que não cozinha porque tem medo de colocar fogo no pano de prato, que não anda em cidade grande com medo de ser atropelado, que [homem] não dorme com a esposa com medo de um dia acordar sujo com o sangue da menstruação dela.

Ou seja, é um medo totalmente desproporcional ao bem que se faz a si próprio e à sociedade. Seria muito mais simples se fóssemos menos egoístas e abríssemos mão de nossos medos tolos em favor de "estranhos", mesmo porque um dia podemos ser um desses "estranhos" precisando que algum parente ou amigo desesperado convoque todo mundo via orkut, e-mail e o escambau para doar sangue em nosso favor.

Pix meutedio arroba mail ponto com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são moderados pela autora do blog.