domingo, 14 de setembro de 2008

[Indisponível] Para que serve Google Reader?

Atualizado dia 20/06/2014.
Este artigo continua on-line apenas para consulta histórica.

Apesar de ser um recurso muito conhecido dos leitores de blogs de plantão, o Google Reader ainda é um estranho para muitas pessoas que nem podem ser consideradas analfabetas digitais. Faz tempo que eu queria ter escrito sobre ele para os leitores deste blog (paraquedistas ou não) que não conhecem o recurso ainda. Em 2006 eu fiz referência a ele e desde então uso a tag Feed com razoável freqüência, já ensinei a colocar feed no Blogger, no orkut e até no Gmail, sempre adiando este tutorial sobre o melhor jeito de ler feeds.

O Google Reader, ou simplesmente GReader, serve para você ler/ver as atualizações de seus sites favoritos que usam feed, sem ter que entrar em cada um deles, já que todas as atualizações chegam até você por meio do leitor de feed. Um piloto de avião com quem eu trabalho e para quem apresentei o Google Reader na última semana usou a expressão "ele puxa o conteúdo do site" e é mais ou menos isso mesmo.

Se você pesquisar, saberá que existem outros aplicativos com essa mesma função, mas dificilmente encontrará outro mais prático do que o GReader, além de não precisar instalar nada e nem de se cadastrar (você usa usuário e senha que já tem no Google) é um dos raros que estão disponíveis em português, sem falar que está sempre recebendo melhorias, como todos os outros aplicativos on-line do Google.

  1. Entre no site www.google.com.br/reader com seu usuário e senha do Google (os mesmos do orkut, do Blogger e outros sites do Google que você já usa).
  2. Clique em adicionar inscrição, do lado esquerdo, vai aparecer uma pop-up verde retangular.
  3. Na caixa de texto digite/cole http://feeds.feedburner.com/helenfernanda e clique no botão adicionar. Vão aparecer meus últimos do lado direito.
  4. Para ter certeza que aprendeu, clique novamente em adicionar inscrição, digite/cole http://feeds.feedburner.com/htmhelen e clique no botão adicionar.

Update 18/09/2008 - Por meio do recurso adicionar inscrição você também pode fazer busca de feeds escrevendo nesse campo a palavra chave que pode ser o tema, o nome do blog, o autor…

Update 26/09/2008 - Para ver os posts que li, gostei e compartilhei no Google Reader, visite esta página.

Adicione Helen Fernanda Ponto Com ao Google Reader

Adicione <htmhelen> ao Google Reader

Este artigo continua on-line apenas para consulta histórica.
Pix meutedio arroba mail ponto com

6 comentários:

  1. Pra ver como é essa coisa de gostos. Por mais fã que eu seja de vários serviços do Google, eu não troco o bloglines pelo GReader tão cedo.

    Inclusive o GReader tem um problema. No trabalho, o Feedburner é bloqueado, e assim o Google reader nao conseguia abrir os feeds queimados lá (e a maioria dos sites usa feeds do feedburner). O bloglines consegue, pois abre tudo no servidor e manda o resultado formatado.

    O problema é que agora bloquearam o bloglines lá no trampo tb! :-(

    (Poxa, não dá mais pra comentar com site/url? Por que? Usuário do Google é bom pra usar nos serviços do Google, nos blogs é bom usuar o endereço do blog :-p)

    ResponderExcluir
  2. Você não é obrigado a usar a conta do Google, pode usar uma OpenID, se você usa Wordpress o endereço do seu blog também é uma OpenID.

    ResponderExcluir
  3. Não entendo muito de Wordpress, mas acho que para a OpenID funcionar tem que instalar esse plugin aqui.

    ResponderExcluir
  4. Sabe o que é um leitor RSS?
    A Helen Fernanda, do Helen Fernanda Ponto Com postou algo relacionado, citando um dos melhores leitores [na minha humilde opinião] o Google Reader. Vai lá e depois assine os respectivos feeds.

    http://carrocanoasfalto.blogspot.com/2008/09/rss.html

    ResponderExcluir
  5. Não me acostumei muito com o Greader. Mas utilizo sempre.

    ResponderExcluir

Todos os comentários são moderados pela autora do blog.