segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

[Descontinuado] Hospede tudo dentro do Sapo

Nível: iniciante

Outro dia falei aqui sobre o Google Page Creator, que nos permite salvar arquivos diversos, inclusive os que não são utilizados em seu blog.

O Google Pages ainda não é disponibilizado em português e provavelmente nunca será. Dizem que em breve (engraçado é que esse “em breve” já está demorando) o Google Sites vai substituí-lo. Saiba que:

  • O Google Sites não permite upload de tantos tipos de arquivos quanto o Google Page Creator. Para exemplificar, o Google Page permite arquivos .html, o Google Sites não.
  • Quando você faz upload o endereço do arquivo fica grande e complicado, bem diferente do Google Page Creator.
  • O Google Sites também está só em inglês por enquanto.

Por essas e outras resolvi contar para vocês o meu segredo, não só porque sou muito boazinha (sou um pouco, não muito), mas também porque tenho medo que esse maravilhoso serviço português de hospedagem gratuita vá para a terra do “eu era feliz e não sabia”. Como eu tenho certeza que você vai querer experimentar a hospedagem do Homepages Sapo, vamos por partes.

1. Crie seu e-mail do Sapo

Para todos os serviços gratuitos do portal Sapo é preciso ter NetBI, que nada mais é que um e-mail do Sapo. Para criar o seu, clique aqui. Apesar da página de cadastro parecer longa, lembre-se que somente as opções com asterisco (*) são obrigatórias.

E-mail Sapo 1

Depois que você preencher os dados obrigatórios corretamente e clicar em Seguinte, deve abrir uma página dizendo Parabéns! O seu email SAPO foi criado com sucesso. Não precisa ler o resto. Para ativar seu login, entre em mail.sapo.pt e logue com seu endereço e senha recém-criados.

E-mail Sapo 2

Se sua caixa postal abriu, vamos para o próximo passo.

2. Crie sua homepage

Agora entre no site homepages.sapo.pt e clique em Crie Já!

Homepages Sapo 1

Escolha seu endereço, preencha o código, concorde com os termos de uso, clique no botão ok e aguarde um pouco. Se tudo der certo você será redirecionado de volta para a página homepages.sapo.pt, só que agora você verá a mensagem Homepage criada com sucesso!

3. Envie seus arquivos

Dentro da caixa que diz Edite a sua página você poderá clicar na setinha da caixa de seleção, escolher o endereço do seu site recém-criado, digitar a senha e clicar em Editar.

Homepages Sapo Editar

No Menu de Edição que vai aparecer do lado esquerdo escolha a opção Webexplorer. Na página que se abrirá haverá a opção de envio de arquivos:

Homepages Sapo 2

Após enviado, o arquivo deve aparecer na lista Directório actual: /, logo acima de index.html. Para testá-lo, basta clicar no respectivo link. Observe que o endereço do arquivo será algo tão simples quanto o exemplo abaixo:

http://suahomepage.algo.sapo.pt/nomedoarquivo.extensao

Dica: Edite a página index.html e coloque um link para seu blog ou site, como neste exemplo. Evite redirecionamento automático porque é proibido. Você também poderá utilizar sua hospedagem gratuita do Sapo para testar tutoriais de HTML e CSS que eu colocar neste blog.

Pix meutedio arroba mail ponto com

Um comentário:

Todos os comentários são moderados pela autora do blog.