Busca

Carregando...

sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Alternativas ao Gigafoto

Lamentei bastante quando recebi um e-mail avisando que o Gigafoto será desativado. Era o meu serviço de flog favorito na minha época de “flogueira miguxa” (época que nem tenho muita certeza se já acabou).

Para muitos usuários de orkut ou outra rede social que disponibilize álbuns de fotos, talvez não faça mesmo sentido manter um flog. Mas, com certeza, há vários usuários que se sentirão órfãos com o fim do serviço.

Para começar achei chato eles terem sugerido que nós salvássemos nossos arquivos e não terem disponibilizado um jeito de baixarmos todos de uma só vez, ou um arquivo “zipado” com todos. Mas é possível salvar arquivo por arquivo, já que abaixo de cada um deles aparece um link de download que só está disponível para o autor do flog quando logado no Gigafoto. Outro ponto chato é que, se suas fotos usavam alguma marca d'água, vai continuar com ela quando você salvar. Se não tinha essas fotos salvas em seu arquivo privado ou em outro álbum da web, já era.

Eu, particularmente, apesar de considerar o Gigafoto meu favorito, não usava faz tempo, mesmo porque não tenho máquina digital. Nem meus álbuns do orkut e do Flickr atualizo direito, só quando alguém se lembra de mandar por e-mail alguma foto em que eu apareço. O que tinha de mais interessante no meu Giga eram fotos do futuro pai de um dos meus filhos, nada que não possa ser encontrado facilmente por aí. Contudo eu não fui a única que usou o Giga para republicar fotos de artistas mexicanos, visto o número de fãs de RBD que utilizam o serviço.

Bem, chega de lero e vamos ao que interessa. Se você usava Gigafoto, quais opções gratuitas e em português você tem para partilhar fotos agora?

Flogão - o feinho popular
Lá você tem várias opções de personalização, mas não se iluda: seu flog continuará feio e poluído. A vantagem é que é uma rede bastante popular e por isso é a preferida de quem quer fazer “miguxos” e “namoruxos” on-line. Você pode enviar até quatro fotos por dia.
Flickr - faz você parecer profissional
O leiaute clean do site (fundo branco, texto preto e link azul) realça ainda mais a beleza de suas fotos. Para se cadastrar no site basta usar login e senha do Yahoo! Limite de 200 fotos na versão gratuita.
Fotolog - já foi cult
Ter Fotolog já foi cult. Mesmo já existindo outros flogs gratuitos, muitos brasileiros ficavam de plantão durante a madrugada para criar sua conta, já que havia um limite de não sei quantos mil cadastros por dia. Todos os flogueiros queriam ter um. Hoje, o leiaute “simprão” e o envio limitado a uma foto por dia deixaram o site esquecido.
Picasa - seu depósito de imagens
Você sabe para onde vão as imagens que você envia para seu Blogger ou para recados do orkut? Está tudo no Picasa! Cada blog que você cria ganha um álbum próprio com o mesmo nome. Quando você faz upload de uma imagem para um recadinho na rede social ela fica salva em uma pasta chamada Caixa suspensa. O espaço para armazenar imagens no álbum do Google é de 1 GB.
Pinuts - crie seu mural
O Pinuts é diferente porque nele você cria um mural onde as fotos podem ficar sobrepostas e em posições diferentes. Você ainda pode adicionar clipart e texto às imagens. Para se cadastrar utilize seu e-mail (gratuito ou não) de qualquer um dos provedores do Grupo BrT (Ig, Ibest, BrTurbo e SuperIg).
UOL Fotolog - o melhor no estilo “flog”
Temas bonitos e ausência de limite de fotos por dia fazem do UOL Fotolog o melhor serviço de flogs em português. Ele permite até 4.000 fotos. Para não dizer que ele é perfeito, o UOL Fotolog não aceita imagens em formato .png, tem que converter para .jpg ou .gif primeiro.

Mais alguma sugestão?

Posts relacionados