quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

First Page: meu editor HTML

Nível: iniciante

As pessoas sempre perguntam se uso Dreamweaver, se sei mexer no Dreamweaver se gosto de Dreamweaver. As respostas são: uso, sei e odeio.

Ao contrário de você, que talvez até tenha banda larga em casa, aprendi HTML e CSS com livros. Eu criava os meus sites off-line anotando todo o código em cadernos de rascunho, fazia isso até dentro do ônibus e em encontros da Igreja. Em casa eu salvava os códigos que eu havia criado, mas eu não tinha Windows ou qualquer outro sistema operacional moderno. Eu digitava tudo no edit do DOS. Salvava em disquete e só depois, na faculdade, podia ver o resultado do que eu tinha criado e fazer os ajustes.

Talvez isso tenha me forçado a aprender HTML e conseguir imaginar como está uma página mesmo vendo só o código. Por isso consigo usar programas ruins que não conseguem mostrar a página exatamente como ela está ficando, como Dremweaver, por exemplo. Porém, não é o editor que eu mais uso.

First PagePara quem quer realmente aprender e não precisa ter tanto trabalho como eu tinha, recomendo o First Page. O programa é bastante incrementado e tem muitos recursos que talvez não interessem muito aos iniciantes. Para começar a usar você tem que entender as formas de visualização.

No modo Source você digita ou cola o código:

First Page Source

No modo Preview você vê como ficaria aquele código no Internet Explorer:

First Page Preview

Para ver em outros navegadores, vá até o menu File » Preview in Browser » Edit Browser List » External Browsers » AutoSearch. Se o programa não identificar todos os seus navegadores, você pode configurar.

Na opção Reference você pode estudar HTML:

First Page Reference

Quando você clica em Scripts » Intantz Scripts abre uma janela com algumas dezenas de scripts prontos para você experimentar. É a minha “fábrica dos sonhos”. Se eu não me controlar passo horas brincando com eles…

Intantz Scripts

Para aprender mais, faça o download e divirta-se também.

Pix meutedio arroba mail ponto com

4 comentários:

  1. Eu gosto muito de usar o Eclipse; okey, ele é pesadão, mas como é uma IDE na qual você vai plugando componentes, não importa com qual linguagem você está trabalhando, sempre tem um plugin bacana para ela :)

    ResponderExcluir
  2. olá
    vc saberia me explicar em que formato devo gravar no first page pra poder publicar no blog?
    como faço pra passar esses códigos pro blog? é só copiar e colar no html do blog???
    pode me responder no meu email? br_riva@yahoo.com.br
    preciso dessa informação com uma certa urgência...
    obrigada
    Monica

    ResponderExcluir
  3. Para colocar em um blog é só copiando e colocando mesmo. Para salvar em alguma hospedagem (como Sapo) basta salvar com .html.

    ResponderExcluir
  4. como é que coloca por exemplo um relogio no blog?vai aonde?em HTML?layout?aonde?cola o código aonde?naum sei nadas..;x

    ResponderExcluir

Todos os comentários são moderados pela autora do blog.