Busca

Carregando...

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

6 erros cometidos em nomes de blogs

Baixa Tudo
Indisponível. E agora?

Erros cometidos em nomes de blogs atrapalham o posicionamento da marca (sim, o nome de seu blog é uma marca) e passam uma imagem negativa, em maior ou menor escala, de:

  • Amadorismo.
  • Desespero.
  • Falta de criatividade.
  • Falta de inteligência.
  • Falta de compromisso com o próprio blog.
  • Falta de compromisso com o leitor.

Pode parecer preconceito, mas você deve entender que a web é feita de imagem e a imagem transmite muitas mensagens, mesmo que distorcidas. É como deduzir que uma mulher que não se depila seja relaxada, que uma pessoa com dread fume maconha. Os estereótipos muitas vezes parecem negativos, mas sem eles não sobrevivemos porque nos fazem ter reações de medo e defesa antes de cairmos em armadilhas.

Na web não é diferente, o nome do seu blog diz (ou pelo menos deveria dizer) muito sobre ele, por isso não deve ser descuidado. Esses erros são muito cometidos e, apesar de passarem uma imagem negativa, nâo impedem que o blog seja bom, mas impedem que seja melhor. Confira e veja se não pode corrigir algo no nome de seu blog para atrair ainda mais visitantes e leitores assíduos, além de posicionar melhor sua marca na web.

1. URL diferente do nome do blog

Esse erro é óbvio e passa uma imagem muito forte de amadorismo, mas é muito comum porque o blogueiro não se coloca no lugar do leitor. Quem realmente visita blogs sabe que isso é horrível e passa a imagem de falta de planejamento e compromisso com a marca.

Se o seu blog passa por esse problema de crise de identidade, tente .com, .net, .org. Não deu? Então use isso que você tem entre as orelhas para criar um nome melhor.

2. Usar de propósito mesmo nome de blog já famoso

Que desespero! Além do supracitado, um blogueiro que faz isso também está dizendo:

Sou tão incompetente que preciso usar a fama de alguém para conseguir algum visitante.

3. Não pesquisar no Google antes

Você pode ter a triste surpresa de encontrar homônimos mais famosos que vão aparecer nas buscas antes de você. Sem falar que você não vai fixar sua marca na mente dos leitores. Isso transmite a imagem de falta de compromisso com o próprio blog.

4. Nome sem relação com o conteúdo do blog

Não prometa no nome do blog nada além ou diferente do que vá oferecer nos posts. Um blog que coloca um nome “bombástico” para atrair visitantes, mas não tem o conteúdo prometido, engana e quem engana não tem credibilidade. Total falta de compromisso com o leitor.

Exceção: blogs de humor.

5. Erros de ortografia

Se você não aprendeu ortografia ainda, aproveite que está todo mundo no mesmo barco aprendendo as novas regras e não passe a imagem de pouco inteligente. Não é porque você não usa hífen e acentos na URL que tem permissão de esquecer de colocar no nome do blog. Caso não queira seguir regras, invente um substantivo próprio novo.

Exceção: blogs de humor.

6. Nomes ruins

Nomes ruins são filhos da falta de criatividade.

Ambiguidade

O leitor pode ler outras palavras no nome do seu blog. Nomes assim são bons para blogs de humor:

bonecagandaia - bonecocolorido - vocemejogoufora - evaeadao - caubybatista

Nomes difíceis

Quando a última letra de uma palavra é igual à primeira letra de outra palavra, o visitante tende a digitar errado. Para esses casos sugiro o uso de hífen.

araraazul - calcinhaamarela - panossoltos - botooto - bananaamassada

Palavras que causam dúvidas na digitação (g ou j, ç ou ss, z ou s…) devem ser evitadas, a não ser que você queira dificultar o acesso de pessoas ruins de ortografia. Seria ótimo se isso realmente acontecesse, meu blog se chamaria “Exceção da Tigela na Enxurrada", que tal?

Endereços grandes estão cada vez mais comuns. Se as palavras formarem uma frase e forem fáceis de digitar, o nome grande pode se tornar simples.


Se for mudar o endereço do seu blog depois deste post, use as dicas de redirecionamento.

Posts relacionados