Busca

Carregando...

sexta-feira, 27 de março de 2009

[Descontinuado] Configurando auto follow com TweetLater

Atualizado dia 04/03/2013.

Ao configurar Auto Follow para uma conta do Twitter você retribui (seguindo) todos os seguidores a partir do momento em que você ativar o recurso. Não é uma configuração adequada para microblogs pessoais, de quem realmente lê as atualizações de seus seguidos, mas é muito recomendada para todos os outros tipos de contas no Twitter:

  • Divulgação de atualizações de blog ou site;
  • Feed coletivo de notícias ou posts. Exemplo: @blogyn, @rcc_br, @concursos;
  • Empresas;
  • Fakes de humor;
  • Promocionais;
  • Políticos;
  • Etc.

O motivo para, nos casos supracitados, configurar auto follow, é que isso atrai muito mais seguidores, tanto pessoas carentes por verem seu número de seguidores crescer, como outros usuários que também usam auto follow.

Como exemplo, veja esse gráfico que mostra o aumento do número de seguidores de duas contas que administro: @helenfernanda (pessoal, sem auto follow) e @blogyn (feed coletivo, com auto follow).

Configurei auto follow para @blogyn no dia 06/03/2009. Veja como evoluiu o número de seguidores das duas contas até hoje:

@ 06/03/2009 27/03/2009
helenfernanda 530 seguidores 638 seguidores
blogyn 451 seguidores 677 seguidores

Dados e gráfico do Twitter Counter.

Caso tenha se decido pelo recurso em seu(s) microblog, vamos ver como se faz isso utilizando o TweetLater.

1. Cadastre-se

Entre no site www.tweetlater.com/register e crie sua conta do TweetLater.

2. Adicione suas contas do Twitter

Clique no link +Twitter para adicionar sua(s) conta(s) do Twitter e configurar.

Auto Welcome
Marque para enviar uma mensagem automática via e-mail para todos que seguirem você. Opcional.
Send This Message
Caso tenha marcado a opção acima, escolha uma mensagem de boas vindas, de preferência acrescentando alguma informação relevante, como o endereço do blog/site, por exemplo.
* Auto Follow
Marque esta opção para seguir automaticamente todos que seguirem você a partir do momento em que ativar esse recurso, ou seja, para seguidores antigos, nada será mudado.
Vet Followers
Marcando essa opção você precisará aprovar cada um dos usuários que seguirem você, escolhendo se vai retribuir ou não. Recomendo que marque essa opção se e somente se você for configurar auto follow para uma conta pessoal.
* Auto Unfollow
Ao marcar esta opção você automaticamente deixará de seguir todos que deixarem de seguir você. Eu recomendo que marque esta opção, porque evita que pessoas sigam sua conta só até ver que você retribuiu, espantando também o desagradável efeito de ter muito mais seguidos do que seguidores, ou seja, muito diferente do que você deseja com auto follow.
* @Replies Digest
Caso essa conta utilize atualização automática com Twitterfeed, Friendfeed ou outro recurso similar, é provável que você não precise acessá-la com frequência, a não ser para ler as respostas (replies). Com esse recurso, você recebe as respostas por e-mail, ficando desobrigado de acessar a conta do Twitter se não for para trocar as cores. Recomendo que marque essa opção.
* Send the email
A não ser que sua empresa/organização tenha um(a) funcionário(a) ou voluntário(a) que trabalhe exclusivamente respondendo comentários e replies, recomendo que marque Once a day, para receber as respostas só uma vez por dia. Assim todas as respostas virão numa mensagem só, bem mais fácil de manter tudo organizado e replicar quando necessário.

Não se esqueça de salvar. Repita o mesmo processo para todas as contas que for configurar.

3. Avise para a galera

Avisar que sua conta agora é auto follow é um passo importante e decisivo.

Atualmente existe no blog datadirt.net um post internacional que lista todos os usuários com auto follow que comentarem. Se você não lê inglês (por ignorância ou preguiça mental, tanto faz), basta fazer o seguinte no comentário:

Name
Coloque o endereço do Twitter, sem http://. Exemplo: twitter.com/helenfernanda.
E-mail
Opcional.
Homepage
Endereço do Twitter completo. Exemplo: http://twitter.com/helenfernanda.
Comentário
Descrição do microblog com três palavras-chaves (formando frase ou não) e idioma entre colchetes. Se seu Twitter for atualizado em inglês, só precisa colocar a descrição. Exemplos:
  • Cats, dogs, pets
  • Blogs, journalism, marketing [Português]
  • Dicas para blogueiros [Português]
Não escreva mais nada. Clique no botão Kommentar. A partir desse momento seu comentário já fica disponível para outros visitantes, mas só será adicionado ao post quando o moderador verificar que sua conta realmente usa auto follow.

Para saber quando seu Twitter for adicionado ao post, siga a conta @autofollowbacks, onde você também pode conhecer e seguir outros usuários auto follow.

Posts relacionados