Busca

Carregando...

quarta-feira, 11 de março de 2009

Eneagrama da vez

books

Dessa vez o resultado do meu Eneagrama foi 5 (cinco), vejamos a quantas ando:

Reservados, desapegados, os 5 tendem a parecer intelectuais, concentrados, objetivos e frios. Aparentam também serem inacessíveis e auto-suficientes. Na verdade, são medrosos mas não aparentam medo e sim distanciamento. Sentem necessidade de retenção, de acumulação de bens e conhecimento. Por isso, tendem para a avareza, pois temem que "abrir a mão" resultaria em um esvaziamento catastrófico. Internamente perfeccionistas, precisam ficar sós para pensar, refletir e inclusive reviver sentimentos. Apreciam a leitura e os livros. Costumam considerar-se "viciados" em informação, podendo ter muitos interesses ou algum assunto entendido por poucos.

Não percebem conscientemente a avareza, percebem apenas suas atitudes de posse e da manutenção de limites. Precisam de tempo para refletir antes de dar respostas. Sentem desconforto para decidir sob pressão. Procuram minimizar suas próprias necessidades e reivindicações. Sua estratégia dominante é de autodistanciamento e desistência de relacionamentos. Pode-se dizer que, se o 4 tem uma "depressão molhada", a depressão do 5 é "seca". Estruturam sua vida de uma maneira compartimentada, amigos são divididos de acordo com as atividades.

Gostam também de se preparar antecipadamente para os eventos, odeiam surpresas, sua reação instintiva é de rejeição. Sendo metódicas e constantes, quando dizem que algo vai ser feito, será feito. De uma maneira geral, tendem a ignorar as relações e emoções nas questões da vida. Na verdade, os tipos 5 vivem mais na platéia, não participam ativamente da vida, são observadores dela e, inconscientemente, se recusam a fazê-lo.

Vale lembrar que o Enegrama não consegue dizer como sou, apenas como estou. O que sou na verdade é uma metamorfose ambulante, meus resultados já foram 3 (três) e 8 (oito) em fev/2006 e 1 (um) em jul/2008.

Fonte: Teste Distributivo do Eneagrama

Posts relacionados