Busca

Carregando...

domingo, 1 de março de 2009

Live Messenger dentro do Yahoo! Mail

Nível: intermediário

Assim como os papéis de carta, esse é mais um dos recursos que fazem do Yahoo! Mail o meu webmail favorito para usar com parentes e amigos.

Já faz muitos e muitos meses que uso essa integração, mas muita gente desconhece. Vi tantos recursos legais do Y! Mail serem encerrados por falta de uso, que vou fazer a minha parte para que não ocorra o mesmo com esse.

1. Use o novo Yahoo! Mail

Um dos motivos para as pessoas não descobrirem esse recurso é utilizar a versão clássica do serviço. Para atualizar seu webmail, entre em opções. Deve aparecer um destaque roxo convidando você para o novo Yahoo! É só clicar e aguardar.

novo-yahoo

2. Defina seu status

No topo e ao lado direito do seu endereço, estará o seu status, que você pode alterar clicando.

status-yahoo

Nessa mesma setinha você pode escolher a opção status personalizado para escrever uma frase ou deixar o link do seu blog.

status-personal-y

3. Adicionando pessoas

No menu do lado esquerdo tem a opção contatos, onde vão aparecer seus contatos que estão on-line e onde você pode clicar em adicionar para cadastrar novos contatos.

contatos-yahoo

Ao adicionar um contato, você poderá escolher adicioná-lo como contato Yahoo! Messenger ou Windows Live para poder conversar com essa pesoa estiver on-line.

Você também pode editar contato já existente acrescentando em Mensagens Instântaneas o e-mail que essa pessoa usa no Live Messenger:

mensagens-yahoo

4. Conversando

Para conversar basta clicar no nome da pessoa que está on-line. Ele não abre janela pop-up, o bate-papo ocorre em uma nova aba dentro da interface do Yahoo! Mail.

Para seu contato que está usando o programa Windows Live Messenger, deve aparecer algo parecido com isso:

Helen Fernanda conversa com Helen Fernanda

5. Criando seu perfil (opcional)

Quando buscamos mais informações sobre nossos contatos por meio do Live Messenger, uma das opções é pedir para Exibir perfil. Para que as pessoas tenham acesso ao seu perfil com informações atualizadas sobre você, basta cadastrá-lo. É bem fácil!

a. Entre na página home.live.com. Se estiver logado com outro usuário, clique no botão sair. Em seguida clique no botão inscreva-se.

windows-live-inscrever

b. No formulário de inscrição, marque a opção Usar seu próprio endereço de e-mail. Em seguida escreva seu endereço Yahoo! e preencha todos os seus dados:

c. Após preencher e enviar os dados. Verifique se recebeu o e-mail de confirmação na sua caixa postal do Yahoo! Clique no link indicado e ative sua nova conta no Windows Live. Sempre que alguém pedir para exibir seu perfil, vai encontrá-lo com as novidades de sua rede.

d. Para personalizar seu perfil, leia também os tutoriais:

6. Vinculando perfis (opcional)

Caso você tenha duas ou mais contas no Windows Live (uma com endereço do Yahoo! e outra com endereço do Hotmail, por exemplo), você pode vincular todas as elas para que, quando logar em uma, possa alternar entre elas apenas clicando, sem ter que digitar e-mail e senha novamente.

a. Vá até Opções » Mais opções e clique no link IDs vinculados.

mais-opcoes ids-vinculados

b. Clique em Vincular um Windows Live ID existente, preencha usuário e senha das contas que você deseja associar e clique no botão Vincular.

Por experiência própria, descobri que o número máximo de contas a serem vinculadas é cinco:

c. Para trocar de conta, basta clicar em seu nome (no canto superior direito) e em seguida na conta desejada:

troca-contas

Converse muito!

Posts relacionados