Busca

Carregando...

terça-feira, 21 de abril de 2009

Sobre a especialização em MKT da Araguaia

O nome oficial do curso é Comunicação e Marketing, mas neste post, quando eu disser apenas Marketing, estou me referindo ao mesmo.

Sendo a especialização em Comunicação e Marketing da Faculdade Araguaia uma das mais acessíveis de Goiânia, tanto pelo valor da mensalidade como pela carga horária, as pessoas sempre perguntam se vale a pena, se o curso é bom, se os professores são bons, etc. É tanta gente perguntando que resolvi fazer logo um post sobre o assunto.

Os professores são muito bons. Não vou negar que tivemos problemas em algumas disciplinas, mas aí foi só soltar o verbo lá na coordenação do curso para eles resolverem.

Antes de mais nada, recomendo que veja as disciplinas do curso antes de escolher e leve isso em conta antes mesmo da minha opinião.

1. Não recomendo

O curso não é muito proveitoso para graduados em Publicidade e Propaganda e em Propaganda e Marketing. Pode parecer irônico, mas tenho vários colegas publicitários e para eles a maioria absoluta dos módulos tem sido pouco produtiva, como se a pós fosse uma rápida revisão do conteúdo visto na graduação. Se você é publicitário e quer se especializar em Marketing, o curso da Araguaia não é o ideal para você. Escolha outra escola. #prontofalei

2. Talvez seja bom

Graduados em Administração, em Administração com ênfase em Marketing e em Marketing revisam muitas coisas que já aprenderam na graduação, mas também aprendem bastante em outras disciplinas que tratam de design, texto e mídias, por exemplo. Antes de decidir, veja as disciplinas, compare com o que você estudou na graduação e escolha o que for melhor pra você.

3. Excelente opção

3.a. Para jornalistas

Para graduados em Jornalismo que querem se especializar em Marketing, especialmente aqueles que estudaram na UFG, a especialização da Araguaia têm sido muito proveitosa. Antes de soltar um berro, continue lendo que explico.

Quem estudou na Facomb sabe - quem não estudou pode comprovar aqui – que a maioria das disciplinas do curso de Jornalismo da UFG são exclusivamente sobre Jornalismo, ministradas por jornalistas, em turmas que só têm futuros jornalistas.

Apesar de estudarem no mesmo prédio, a convivência entre acadêmicos de Jornalismo, Relações Públicas (RP) e Publicidade e Propaganda (PP) da UFG quase sempre se restringe a esbarrões nos corredores: não há turmas em comum, não há disciplinas em comum, não há atividades acadêmicas em comum. Cada departamento têm seus próprios projetos, seus próprios professores, seus próprios alunos e, principalmente, seu próprio super-ultra-mega-power-inflamado-ego.

Atualmente a forma que os alunos de Comunicação Social da UFG têm de fugir desse “engessamento” curricular é fazer displinas de núcleo livre em outros departamentos e/ou optar por disciplinas equivalentes em outros cursos.

Em escolas particulares a situação é muito diferente. Como as turmas dificilmente são lotadas, é normal os alunos de Jornalismo, Audiovisual, RP e PP terem várias disciplinas em comum, de forma que os professores vão falar a todos, dar exemplos de todas as áreas e formar alunos com uma visão mais ampla da Comunicação. Egressos de Jornalismo de faculdades particulares também terão grande aproveitamento na especialização da Araguaia, mesmo já tendo essa formação mais abrangente.

Que fique bem claro que não estou dizendo que a UFG é pior ou melhor por causa disso. Já sabemos que cada profissional tem seu perfil e seu espaço no mercado de trabalho. Isso é assunto para outro post, que talvez eu nunca escreva.

3.b. Para designers

Quando digo designers falo dos industriais, gráficos, de web, de interfaces, de interiores, de moda, etc. A pós-graduação em Marketing dá a esses profissionais uma visão ampla da Comunicação e consequentemente mais possibilidades de atuação em todas as etapas de planejamento em Marketing, área na qual designers já são imprescindíveis.

3.c. Para empresários

Dispensa explicação, mas só para citar um exemplo, tenho um colega que é agrônomo e tem uma empresa representante de diversas indústrias químicas. Ele termina o curso neste módulo e está tão cheio de ideias que vai ampliar a área de atuação da empresa dele dando também assessoria de comunicação para as empresas que ela representa.

3.d. Para quem caiu de paraquedas

Se você é graduado em qualquer outra área que eu ainda não citei, caiu de paraquedas no departamento de Comunicação e/ou Marketing de sua empresa e já está até gostando da coisa, a pós em Marketing é uma boa opção para você também.

3.e. Para rapazes

(In)felizmente muita gente já descobriu que é uma excelente opção para quem graduou-se em Jornalismo. A turma está a cada módulo mais cheia de jornalistas e, consequentemente, mais cheia de mulheres. Assim sendo, fica a dica para os garotos que querem passar os dias de sábado na presença de muitas e falantes garotas. Aproveite e traga a sua turma, de rapazes, é claro!

Este post não é patrocinado, infelizmente.

Imagem surrupiada do André Santana

Posts relacionados