Busca

Carregando...

terça-feira, 5 de maio de 2009

Blog: um excelente começo

maos_terra
Nos encanta a possibilidade de alcançar o mundo com as mãos!

Durante o Encontro para Servos, dialogando com coordenadores e membros do MCS das dioceses do interior, pudemos notar que todos eles têm duas fortes características em comum:

  • Muito entusiasmo com as possibilidades de evangelização que a web oferece. A maioria das dioceses está criando ou planejando criar seu próprio website.
  • Falta de pessoas capacitadas para esse trabalho.

Eles não estão enganados. Manter um portal católico realmente exige uma equipe de voluntários capacitados e dedicados nas funções de:

  • Web designer (desenhista do site): geralmente com curso técnico e experiência na área.
  • Web developer (programador): geralmente com curso superior e experiência na área.
  • Editor: geralmente graduado em Comunicação Social e/ou Letras.
  • Repórteres: independente de formação, são pessoas atentas às notícias e eventos da RCC e da Igreja, na diocese e no mundo.

O entusiasmo leva alguns irmãos a iniciarem a construção do portal e assumirem sozinhos todas essas funções ao mesmo tempo. Não estou aqui para “secar” ninguém dizendo “isso nunca vai dar certo” ou “você vai se dar mal”. Nosso único objetivo é evangelizar, levar Jesus às pessoas. Portanto, se você já iniciou esse trabalho, estamos felizes pela sua ousadia, intercedendo pelo seu ministério e colaborando no que for possível.

Mas, se você não iniciou ainda, principalmente se sua diocese ainda não tem condições de manter um portal, a dica é começar com um blog. Mesmo servidores gratuitos de blogs têm possibilidades que permitem manter as informações da RCC de sua diocese organizadas em categorias e com interface que propicie o relacionamento com seus leitores. Diferente do portal, o blog só exige um bom redator disponível, já que as interfaces, como do Blogger e do Wordpress, são bastante intuitivas e bem traduzidas para o nosso bom português.

E sua diocese? Tem um portal ou um blog? Aguardamos sua participação para que possamos dar continuidade a este tema pontual que tanto interessa a nós, servos do MCS.

Paz e bem!

Helen Fernanda
Membro do MCS Goiás
Posts relacionados