terça-feira, 5 de maio de 2009

Blog: um excelente começo

maos_terra
Nos encanta a possibilidade de alcançar o mundo com as mãos!

Durante o Encontro para Servos, dialogando com coordenadores e membros do MCS das dioceses do interior, pudemos notar que todos eles têm duas fortes características em comum:

  • Muito entusiasmo com as possibilidades de evangelização que a web oferece. A maioria das dioceses está criando ou planejando criar seu próprio website.
  • Falta de pessoas capacitadas para esse trabalho.

Eles não estão enganados. Manter um portal católico realmente exige uma equipe de voluntários capacitados e dedicados nas funções de:

  • Web designer (desenhista do site): geralmente com curso técnico e experiência na área.
  • Web developer (programador): geralmente com curso superior e experiência na área.
  • Editor: geralmente graduado em Comunicação Social e/ou Letras.
  • Repórteres: independente de formação, são pessoas atentas às notícias e eventos da RCC e da Igreja, na diocese e no mundo.

O entusiasmo leva alguns irmãos a iniciarem a construção do portal e assumirem sozinhos todas essas funções ao mesmo tempo. Não estou aqui para “secar” ninguém dizendo “isso nunca vai dar certo” ou “você vai se dar mal”. Nosso único objetivo é evangelizar, levar Jesus às pessoas. Portanto, se você já iniciou esse trabalho, estamos felizes pela sua ousadia, intercedendo pelo seu ministério e colaborando no que for possível.

Mas, se você não iniciou ainda, principalmente se sua diocese ainda não tem condições de manter um portal, a dica é começar com um blog. Mesmo servidores gratuitos de blogs têm possibilidades que permitem manter as informações da RCC de sua diocese organizadas em categorias e com interface que propicie o relacionamento com seus leitores. Diferente do portal, o blog só exige um bom redator disponível, já que as interfaces, como do Blogger e do Wordpress, são bastante intuitivas e bem traduzidas para o nosso bom português.

E sua diocese? Tem um portal ou um blog? Aguardamos sua participação para que possamos dar continuidade a este tema pontual que tanto interessa a nós, servos do MCS.

Paz e bem!

Helen Fernanda
Membro do MCS Goiás
Pix meutedio arroba mail ponto com

4 comentários:

  1. Olá irmã! Paz!

    Tudo que vc escrever realmente reflete a minha realidade. Iniciei a construção do portal da RCCAPARECIDA praticamente sozinho! Conto com a ajuda de vcs.

    paz&fogo

    ResponderExcluir
  2. @Carlos Magno,

    Sua situação é realmente delicada.

    A equipe arquidiocesana do MCS, por exemplo, está trabalhando no site da "RCC Goiânia". O esqueleto (design, leiaute…) está pronto, mas ainda não está no ar porque faltam alguns conteúdos e também porque a equipe está se organizando para que, uma vez no ar, o portal mantenha-se sempre atualizado.

    Aqui na equipe estadual do MCS também temos limitações para realizar tudo o que é preciso. Nossa equipe tem um número razoável de servos capacitados, nosso principal limite é o tempo. Portanto, a forma que temos de ajudar é dar dicas e partilhar experiências.

    Até mais!

    ResponderExcluir
  3. Olá queridos irmãos! Tudo bem? A Paz de Jesus!
    Meu nome é Sérgio, e fui escolhido para ser o coordenador Diocesano da Renovação Carismática Católica de São José dos Pinhais - PR, isso vai fazer uma semana. Esse Ministério na nossa Diocese está bem fraco, apenas tinha o coordenador e algumas pessoas que ajudavam na panfletagem. Eu assumi esse Ministério pela graça de Deus,pois não entendo nada de Comunicação. Mas pretendo fazer meu máximo para me especializar e adquirir conhecimentos para este chamado. Por isso conto com a colaboração de vocês para me ajudarem. Como está escrito no post acima, meu primeiro passo já dei, fiz um blog para nossa Diocese. Até gostaria que vocês visitassem e deixassem um comentário se puderem.
    Por hoje deixo apenas esse pedido de ajuda, mas gostaria de trocar algumas idéias e sugestões com vocês.
    Um forte abraço e fiquem com Deus!!!

    ResponderExcluir
  4. Olá Sérgio! a Paz!

    Sempre que precisar de alguma partilha so entrar em contato! Eu não sei muita coisa tambem mas o que aprendi posso passar a você! O primeiro passo você já deu, agora é trabalhar!

    Um abraço

    ResponderExcluir

Todos os comentários são moderados pela autora do blog.