Busca

Carregando...

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Meus seis navegadores favoritos

Navegadores

Eu comecei a digitar um post falando sobre um dos recursos dos browsers muito útil a blogueiros, mas aí pensei que seria melhor fazer primeiro um post falando sobre navegadores, já que sempre tem aquele desavisado que usa Internet Explorer (IEca) 6 ou qualquer coisa tão antiga quanto e nem tem vergonha de comentar dizendo “Não achei isso no meu navegador. Me ajuda?”. Dá vontade de mandar… Deixa pra lá!

A minha geração é mais tranquila quanto a isso, sendo mais flexível a mudanças. Para nós é comum trocar de navegador favorito de acordo com os recursos que cada atualização oferece. No entanto, percebo uma forte resistência a essas mudanças em pessoas com mais de 30, que não conseguem se desapegar da porcaria do IEca. Meu pai é uma dessas criaturas.

Para blogueiros, independente da idade, é imprescindível conhecer todos eles e manter-se atualizado, seja para aproveitar os recursos de cada software, seja para saber como seu blog será visto por outras pessoas.

Existe uma porrada de posts por aí com testes e avaliações dizendo qual é mais rápido (Chrome), qual é mais seguro (Internet Explorer 8), qual é mais completo (Firefox), qual é mais fiel ao padrão W3C (Opera), qual é mais 2.0 (Flock), então não estou aqui para fazer o que outros já fizeram com testes muito mais precisos e embasados.

Segue uma lista com meus cinco seis navegadores para Windows disponíveis em português favoritos, na ordem que eu utilizo mais e com minhas impressões pessoais sobre cada um.

  1. Mozilla Firefox
  2. Internet Explorer
  3. Apple Safari
  4. Google Chrome
  5. Opera
  6. Flock (outro post)
05/09/2009 → Acrescentei links para downloads das versões portáteis para USB (portable).

1. Mozilla Firefox

O mais geek, com muitos complementos, muitos temas, muitas opções de personalização… Muito, muito, muito!
Mozilla Firefox

Por causa dos complementos que desenvolvedores de todo o mundo constantemente produzem, o Firefox é o mais indicado para usuários avançados, o que inclui blogueiros. Difícil é visitar a página de complementos para desenvolvimento web sem baixar dois, três ou mais recursos.

Se você já tem o Firefox e quer saber se é a versão mais atualizada, clique no menu Ajuda e em seguida marque a opção Verificar atualizações. Ele vai verificar e informar em uma janela se há ou não atualização disponível.

image

2. Internet Explorer

O mais popular, o mais odiado, o mais polêmico.
Internet Explorer

Que fiquei bem claro que este navegador não está em segundo lugar por merecimento, mas sim por necessidade. Além de muitos sites ruins feitos por “estagiários” e “sobrinhos” que só funcionam no IEca, você precisará desse navegador para testar seus blogs, porque ele é o padrão do Windows e, acredite ou não, muita gente “desantenada” acha que ele é o único que existe.

Conheço alguns blogueiros que boicotam o Internet Explorer e fazem questão de que seus blogs não possam ser visualizados nesse navegador, mas para fazer isso sem medo de perder leitores o blog tem que ser voltado para um público geek e anti-IE.

O Internet Explorer 8 não é bom, mas é bem menos ruim que o IE 7 e muito menos ruim que o IE 6. Se você não pode impedir que os leitores utilizem o Internet Explorer, ao menos incentive eles a atualizarem a versão, que, dentre as melhorias, lê melhor o CSS de sua página e tem alguns complementos para otimizar a navegação.

Se, além dos que utilizam a versão atual, você quer se prevenir com relação a leitores que insistem em usar versões ainda mais antigas (como 6 e 5.5), você pode fazer download do Multiple IE clicando aqui.

Dizem que o IE 8 tem muitos recursos legais, confesso que me esforcei para experimentá-los e contar pra você, mas sempre que eu chegava perto de usar algum, o navegador travava. :P

3. Apple Safari

O melhor para ler muito.
Safari

Meu recurso favorito no Safari é o Font smoothing (esfumaçamento suavização de fonte) que pode ser acessado em Edit » Preferences » Appearance. Aos meus olhos esse recurso torna os textos mais fáceis e agradáveis de ler, por isso sempre que quero ler algum texto longo direto na web eu acesso a página pelo Safari.

O navegador da Apple também tem uma interface bastante simpática para ler feeds direto na fonte. Além da visualização padrão, ele permite que você olhe as atualizações por data (hoje, ontem, esta semana, este mês, mês passado…) ou por ordem alfabética. Interessante:

Feed no Safari

4. Google Chrome

O mais rápido.
Chrome

Na minha máquina é indiscutivelmente o navegador mais rápido, para abrir páginas, fazer pesquisas. Contudo, não gosto de usar o Chrome para usar aplicativos como webmail, downloads, uploads, assistir vídeos… Já estou tão viciada nos complementos do Firefox que quando uso o Chrome me sinto ineficiente.

5. Opera

O mais sofisticado, elegante e inteligente.
Opera

Na verdade é o meu navegador favorito para quase tudo, mas é o que eu menos utilizo.  Muitos sites, inclusive alguns do Google, como o orkut e o Picasa Web, não são 100% compatíveis com o Opera e parecem não fazer muita questão de ser um dia.

Assim como no Safari, o leitor de feeds do Opera foi bem planejado. O diferencial deste é que ele abre as atualizações com o leiaute dividido em duas colunas. Fica bem agradável para ler:

Feed no Opera

6. Flock

Veja o post sobre o Flock, o navegador social.

Bons downloads pra você!

Posts relacionados