Busca

Carregando...

sábado, 13 de junho de 2009

Gravatar, seu avatar no Wordpress

Nível: iniciante

Gravatar é o site que grava seu avatar. Que didático! Ao salvar sua imagem no site, sempre que você comentar em algum fórum, blog ou site que utilize o sistema, seu avatar aparecerá automaticamente, sem precisar fazer novos uploads. Bem legal!

O site tem plugins para Wordpress, Joomla, Drupal e outros gerenciadores de conteúdo, além de poder ser implementando manualmente em sites com as mais diversas linguagens de programação, o que torna o sistema quase “universal” no que se refere a gerenciamento de avatars.

Quem sabe inglês vai conseguir se virar sozinho no cadastro, mas para quem ainda fica tonto com tantas informações em “gringuês”, segue um tutorial:

1. Cadastro

:: Entre no site www.gravatar.com e clique em Sign Up:

signup

:: Digite um endereço de e-mail válido e clique no botão Signup:

image

:: Vá até sua caixa de entrada, verifique o e-mail do Gravatar e clique no link de ativação de conta:

clique-ativar

:: Complete as informações básicas de cadastro:

Nickname: Deve ser inédito. Apenas letras e números, sem espaços ou caracteres especiais.

image

:: Se o nickname já existir, aparecerá a seguinte mensagem, o que significa que você precisa escolher um nickname original e digitar tudo novamente (inclusive o password):

image

:: Quando tiver dado tudo certo, a mensagem na tela será parecida com essa:

Cadastrado

2. Upload do avatar

:: Clique no link Add one by clicking here.

:: Clique no link My computer's hard drive.

:: Clique em escolher arquivo. Busque a imagem em seu computador. Clique no botão Next.

escolher-arquivo

:: Na imagem escolhida, recorte o quadrado que será o seu avatar. Ao finalizar a seleção, clique no botão Crop and Finish!

image

:: Em seguida você classifica seu avatar. Se for um avatar decente, do seu rosto ou sua caricatura, por exemplo, clique em G. As outras classificações são para imagens censuradas:

  • PG → gestos provocativos, como fazer banana ou mostrar o dedo médio; roupas provocativas, como mega-decotes, micro-shorts, micro-saias, etc.
  • R → nudez; uso de cigarro, álcool ou drogas ilícitas; violência; profanação religiosa.
  • X → pornografia, estripamento, canibalismo e outros atos sinistros assim.
image

:: Pronto, você já tem um avatar configurado. Sempre que comentar com seu e-mail em algum site que use o sistema, sua imagem aparecerá automaticamente. Alguns blogs parceiros onde você pode testar seu avatar agora mesmo:

3. E-mails e imagens adicionais

:: Outra facilidade do Gravatar é que, com uma mesma conta, você pode cadastrar vários e-mails e usar diferentes avatars para cada um deles. Basta clicar em add new email e repetir o processo de cadastro de e-mail, do primeiro tópico.

:: Após confirmar o endereço, basta clicar em add new image para adicionar novo(s) avatars, repetindo o mesmo processo de upload de image, do tópico 2. Quando o novo avatar já estiver cadastrado, deve aparecer a seguinte tela:

escolha

:: Essa mensagem pergunta a qual endereço você deseja vincular o avatar. Isso é muito interessante porque você pode querer mostrar avatars diferentes: um para o e-mail pessoal, outro para o e-mail do blog, outro para o e-mail da empresa e quantos e-mails e avatars você cadastrar.

:: Para trocar o avatar padrão de um e-mail basta clicar no e-mail desejado, escolher a imagem e confirmar:

image

Bom trabalho!

Posts relacionados