Busca

Carregando...

terça-feira, 21 de julho de 2009

Aprendendo Linux com Ubuntu 9

image

Desde ontem estou usando Ubuntu 9 como meu segundo sistema operacional. Eu já tinha usado algumas distribuições Linux informalmente em casa ou de forma compulsória em telecentros e órgãos públicos, mas desta vez instalei para valer.

Meu sistema operacional padrão é o Windows XP Professional que está garantido no posto por enquanto, já que ainda sou uma Adobe-dependente e acho que Microsoft-dependente também. Como também não sou programadora (quis ser um dia, mas já desisti) estou interessada mesmo é em aprender a manusear o Linux, como usuária final, para fins acadêmicos, concurseiros, "bloguísticos" e jornalísticos.

O Linux ainda não é o favorito do usuário doméstico e leigo que adquire a licença do Windows antes de saber que ela existe, já que o valor está incluso e distribuído nas suaves prestações do computador. Mas já faz algum tempo que Linux deixou de ser um sistema operacional de nichos específicos, como nerds programadores e jovens socialistas revoltados com o sistema.

image

Em universidades, telecentros e órgãos públicos, Linux já é o sistema operacional mais usado, para o bem de todos nós, já que nosso dinheiro, ao menos com licença de programas e de sistema operacional, tem sido cada vez mais economizado. Empresários éticos também têm cada vez mais saído da marginalidade e, como poucas vezes o preço da licença compensa os benefícios, migram para sistemas livres.

Estou contando tudo isso porque é provável que o blog HTMHelen contemple mais soluções para Linux a partir das minhas próprias dificuldades e experiências, principalmente no que se refere a programas e a usabilidade dos nossos blogs e sites.

Até mais!

Eu escrevi este post no Linux, mas na hora de diagramar senti falta do Windows Live Writer, então salvei o post e reiniciei o computador com XP, onde publiquei usando o WLW. Foi mal, “ubunteiros”, por ter traído o movimento. Fica para a próxima.

Posts relacionados