Busca

Carregando...

sexta-feira, 17 de julho de 2009

Sobre o bate-papo UOL Mail #fail

A tecnologia e interface UOL Mail é a mesma utilizada nos gratuitos BOL Mail, E-mail Folha e Zipmail.

image

Quando eu ouvi falar do bate-papo do UOL pensei que eles tivessem feito algo parecido com o que hoje é o GTalk dentro do Gmail ou mesmo o Yahoo! Messenger dentro do Yahoo! Mail, onde podemos adicionar os contatos, ver quando eles estão on-line, quando estão ocupados, quando estão ausentes e iniciar um bate-papo espontaneamente com aqueles que estão disponíveis ao mesmo tempo que você.

Como UOL, BOL, Folha e Zipmail usam a mesma tecnologia e interface, pensei que seria tudo integrado e que eu poderia adicionar todos os meus contatos que usam um desses e-mails e saber se estão ou não on-line antes de decidir conversar com eles.

Mas eu pensei demais, não é nada disso, ao menos por enquanto. Quando você convida alguém para bater-papo, tem que esperar que essa pessoa receba o e-mail e aceite o convite clicando no link que abre uma janela pop-up. Nem um pouco inteligente, já que quando a pessoa receber o e-mail e clicar, pode ser que você não esteja mais on-line.

phone5

Assim você precisa atirar para todos os lados até que alguém que esteja on-line aceite conversar com você clicando no botão que ativa o bate-papo. O convite expira após 30 minutos. No GTalk, por exemplo, se eu preciso conversar imediatamente com uma pessoa de Minas Gerais, primeiro eu olho quais mineiros da minha lista estão on-line, para depois decidir com qual vou conversar. Se nenhum estiver on-line, converso com os amigos dos amigos até conseguir o telefone da pessoa.

Já no bate-papo UOL, nada disso é possível. Se quiser conversar com alguém por ele, é melhor fazer ao contrário: ligar primeiro e marcar o horário, ou então será quase impossível que funcione #fail.

Até mais!

Posts relacionados