Busca

Carregando...

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Como colocar o Flock em português

Flock Brasil

Eu descobri algo tão fantástico hoje a noite que meu coração está acelerado até agora: um complemento que coloca o menu do meu queridíssimo Flock em português. Testei tanto no Ubuntu 9 quanto no Windows XP e o resultado é o mesmo.

Vale lembrar que é um complemento para o Firefox que funciona até a versão 3.5, inclusive no Firefox Portable, mas vou usar o navegador Flock neste tutorial porque sei que há uma grande demanda reprimida de flockeiros ansiosos por essa tradução. O tamanho das imagens pode fazer o tutorial parecer grande, mas saiba que são apenas quatro curtos e ligeiros passos.

1. Atualize o Flock

Eu testei esse complemento no Flock 2.5.2. Se você estiver usando alguma versão anterior, não garanto que funcione. Para saber se a versão do Flock que você está usando é a mais atual, acesse o menu Help » Check for updates. Baixe a versão mais atual e instale antes de prosseguir.

2. Instale o complemento

Instale o Quick Locale Switcher. Após instalar e reiniciar, vá até o menu Tools » Quick Locale Switcher » Options.

Options

3. Busque e adicione o idioma português do Brasil

Na janela do Quick Locale Switcher, vá até Locales » Search, busque pelo idioma pt-br, marque-o e clique no botão OK. A janela de configuração vai se fechar.

Search

4. Ative o idioma português do Brasil

Acesse novamente Tools » Quick Locale Switcher e ative o idioma pt-BR – Portuguese (Brazil[bb]).

Ative

Sempre que você ativar outro idioma, o complemento pedirá autorização para reiniciar o navegador e efetivar as mudanças:

Reiniciar

Logo depois o Flock abrirá novamente, com menu em bom português:

Flock em português

Estou encantada por esse complemento!

5. Não funcionou "de cara"? Instale o .xpi da versão!

11/09/2009 → A leitora Mariana me avisou de um bug que pode ser corrigido com a instalação do arquivo pt-br.xpi da versão correspondente.

Em minha máquina bastou instalar o complemento, mas depois do comentário da Mariana, tentei traduzir o Flock na máquina do meu pai e ocorreu o mesmo, então tive que instalar o pt-br.xpi.

Não se assuste! A extensão .xpi é utilizada pelos addons dos programas Mozilla. Sempre que você adiciona algum complemento, instala um arquivo .xpi, portanto não é nada que você já não tenha feito antes.

Aqui o “segredo” é que cada versão do Flock corresponde a uma versão do Firefox, então basta saber qual é sua versão do Flock para instalar o complemento de idioma correto.

Flock Firefox pt-br.xpi
Mac
pt-br.xpi
Linux
pt-br.xpi
Windows
Outra versão
--- 3.6 link link link pasta
--- 3.5 link link link pasta
2.5.6 3.0 link link link pasta
2.5.5 3.0.15
2.5.4 3.0.14
2.5.3 3.0.14
2.5.2 3.0.13
2.5.1 3.0.12
2.5 3.0.10

Versões atuais do Firefox

Infelizmente o Quick Locale Switcher ainda não é compatível com o Firefox 3.6 nem foram disponibilizados ainda arquivos de tradução para essa versão, portanto ainda não serve para traduzir o Namoroka para português.

Até mais!

A logo estilizada do Flock é do site Flock Brasil.

Posts relacionados