segunda-feira, 12 de outubro de 2009

13 dicas para escrever títulos melhores

image

1. O título deve ser uma frase, ou seja, deve ter verbo. Evite títulos genéricos que nada dizem, como A missa de abertura ou Resumo do encontro. Aliás, isso nem merece o nome de título, é no máximo retranca.

2. Textos com dicas (como este) ou tutoriais, principalmente na web, têm maior eficácia quando utilizam nos títulos expressões no infinitivo (como fazer, dicas para escrever) ou no imperativo (escreva corretamente, fotografe melhor, partilhe mais).

3. Somente a primeira letra da primeira palavra e os nomes próprios devem ser escritos com inicial maiúscula, como em uma frase normal.

4. O numeral em forma arábica (12) ou romana (XII) também é contado como palavra. Por isso, se o título começa com um número, a palavra seguinte deve ser escrita com inicial minúscula, como no título deste post: 13 dicas para escrever títulos melhores.

5. Títulos totalmente em caixa alta geralmente soam bastante estúpidos, porque entre os internautas já há consenso de que escrever TUDO EM CAIXA ALTA EQUIVALE A GRITAR.

6. Títulos têm todas as iniciais maiúsculas somente se todas as palavras (além da primeira) forem nomes próprios, o que não é muito comum, como na frase "Falece João Paulo II".

image

7. O título já é um destaque, portanto fazer destaques dentro do destaque, como negrito e sublinhado, demonstra falta de conhecimento dessa verdade.

8. Expressões estrangeiras e neologismos devem ser evitados no título, mas se forem necessários, itálico nelas, como no restante do texto.

9. Título não tem ponto final.

10. Título deve ter aspas se for fala de outrem.

11. Outras pontuações também devem ser evitadas. Interrogação somente se a pergunta do título for respondida na matéria. Exclamação somente se for uma fala que realmente teve essa entonação ao ser pronunciada.

12. Evite usar mais de uma oração e principalmente usar mais de um verbo na mesma oração. Títulos devem ser simples.

13. O título não é um resumo do texto, ele é um destaque do texto e por isso uma de suas principais funções é instigar o leitor a ler o texto todo e não o contrário.

Tem mais alguma dica sobre títulos? Deixe seu comentário. Queremos ampliar esta lista.

Paz e bem!

Helen Fernanda
Membro do MCS Goiás
Pix meutedio arroba mail ponto com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são moderados pela autora do blog.