sábado, 31 de outubro de 2009

Bilbo: editor de blogs para Ubuntu

Este é um post sobre downloads para Linux.
Bilbo

Já adianto que não tem aquele fantástico recurso de edição de imagens que torna o Windows Live Writer o nosso favorito. Pronto! Agora que você já conhece o principal defeito, vamos às diversas qualidades.

1. Instalando

O Bilbo é facilmente encontrado no repositório do Ubuntu via Synaptic, a instalação é rápida:

Synaptic

É um programa para o KDE, mas funciona muito bem no Gnome.

2. Adicionando blogs

Após instalar e abrir o programa, basta clicar no meu Blog » Adicionar blog. Digite o endereço do blog, seu nome de usuário e sua senha e clique no botão Auto Configurar.

Adicionar blog

Se você usa Blogger com domínio próprio, não digite a URL atual, digite a URL original, com domínio blogspot.com, como no exemplo acima.

Sempre que quiser adicionar blogs siga o mesmo procedimento. Para alternar entre eles basta clicar na caixa de seleção que fica do lado direito do botão Enviar:

3. Escrevendo

O programa tem uma interface bastante intuitiva. O editor visual é horrível como todos os demais editores visuais (inclusive o do Windows Live Writer), mas se você é leigo em HTML e nunca edita o código fonte do post, a informação de que nenhum editor visual presta é irrelevante.

Mas se você tem uma folha de estilos caprichada e gosta de editar seus posts “na unha”, uma das vantagens do Bilbo é que ele colore o código, identificando tags, propriedades e links.

Código marcado

Para ver a prévia de como vai ficar o post no blog, clique na aba Pré-visualização de publicação e em seguida no botão Obter estilo de blog. Você só precisa usar esse botão na primeira vez e quando fizer alguma modificação no template do blog.

Preview

O Bilbo também permite a edição de posts do arquivo, mesmo que não tenham sido publicados usando esse programa:

Arquivo

3. Concluindo

O Bilbo é melhor que o editor do Blogger, que o ScribeFire, que o editor do Flock e que todos os demais editores de blogs que eu já experimentei no Linux. Apesar disso, eu ainda prefiro criar meus posts em editores de texto como Gedit e Bluefish.

Como o Ubuntu é muito mais rápido que o Windows, talvez seja óbvio demais dizer isso, mas o Bilbo é muito mais leve e rápido que o Windows Live Writer.

Até mais!

Dica do Marco Damaceno
Fonte: Ubuntu Dicas

Pix meutedio arroba mail ponto com

3 comentários:

  1. eu axu tao bobo isso de editores de postagens x) .
    honestamente não vejo utilidade algumo , faço tudo pelo blogger mesmo .

    ResponderExcluir
  2. Marcos, bobo não é. Pode não fazer diferença para você, mas em muitos blogs, como o HTMHelen, onde cada post tem várias imagens que precisam ser capturadas e editadas, é muito mais prático, rápido e inteligente fazer tudo em um programa só, como é o caso do Windows Live Writer.

    Volte sempre!

    ResponderExcluir
  3. Tremendo tutorial tienes allí gracias :-)

    ResponderExcluir

Todos os comentários são moderados pela autora do blog.