terça-feira, 20 de outubro de 2009

Vai um conselho aí?

Atualizado dia 16/01/2014.

Antes de mais nada quero deixar claro que eu entendo dica e conselho como duas coisas distintas:

dica
uma informação ou receita pontual para ser utilizada em ocasião exclusiva ou por um grupo exclusivo de pessoas. Exemplos: dicas para cabelos sedosos, dicas para jornalistas, dicas para fritar ovo, etc.
conselho
uma opinião de alguém mais experiente que, caso você acate, servirá como uma formação que poderá mudar seu modo de ver, pensar e agir, por toda a vida ou boa parte dela. Por não estar vinculado a uma ocasião ou contexto específico, um mesmo conselho pode servir para um abrangente grupo de pessoas, independente de sexo, escolaridade, profissão ou classe social.

No meu Google Reader Feedly há uma boa lista de blogs e podcasts “conselheiros” que hoje vou partilhar com vocês.

1. Como Poupar Dinheiro

No começo parece um blog com dicas de um português avarento. Porém, a leitura constante desses artigos realmente pode mudar sua relação com o dinheiro. É preciso deixar de viver em função dele para colocá-lo em função dos seus sonhos, como diz o autor:

“Este blog tem centenas de artigos sobre a melhor forma de optimizar as suas finanças pessoais. É muito útil para todos os que desejam aprender os vários temas desta área tão importante das nossas vidas. O dinheiro não é o mais importante, mas permite-lhe conseguir a estabilidade financeira para ir atrás dos seus sonhos.” Luis

2. Efetividade

“Este blog concentra-se na busca de métodos, técnicas e ferramentas para alcançar a efetividade, a eficiência e a produtividade pessoal. O ideal é a cada dia conseguir agregar mais valor ao ambiente, de forma positiva e dispendendo menos esforço.” Augusto Campos

3. Insistimento

“É um trabalho voltado para aqueles que desejam sair da inércia, lutar contra a mediocridade e criar algo único, onde se apaixonem diariamente e se empenhem sem medo de conquistar aquilo que merecem.” Marcos Rezende

4. Mais Tempo

“Mais Tempo é um blog que nasceu para ajudar você a conseguir mais tempo, trazer questões relevantes, novidades, life hacks, dicas e conteúdo sobre administração de tempo incluindo suas diversas vertentes: qualidade de vida, produtividade pessoal, colaboração, trabalho em equipe, gestão de projetos entre outros.“ Christian Barbosa

5. Mauro Halfed

A grosso modo, o Mauro ensina a investir o dinheiro que o Max Gehringer te ensina a ganhar.

6. Max Gehringer

Meus colegas da pós-graduação já devem estar enjoados do tanto que eu falo desse podcast. Antes de mais nada é bom esclarecer: o Max só fala o óbvio, como você já deve ter percebido nos quadros dele no Fantástico. Não espere dele fórmulas mágicas. Tudo será resolvido com bom-senso e colaboração mútua.

Indico o Max porque enxergar a solução óbvia quase nunca é fácil, muito menos quando somos parte do problema. Ele é o cara que todo dia vai injetar em você uma pequena dose de realidade para você manter os pés no chão. Sacou?

7. Serendipidade

Antes de mais nada, a definição do termo:

Serendipidade, também conhecido como Serendipismo, Serendiptismo ou ainda Serendipitia, é um neologismo que se refere às descobertas afortunadas feitas, aparentemente, por acaso. (Wikipédia)

O Fábio é autor do livro Blog Corporativo e do blog com mesmo nome. O blog Serendipidade trata sobre marketing, negócios, criatividade, inovação e comportamento, basicamente os mesmos temas do Blog Corporativo, só que sem o foco nos blogs.

Até mais!

* O título do post é uma referência ao podcast Fala Freela que não entrou nesta lista porque eu tenho a esperança de, um dia, fazer um post com podcasts voltados para profissionais de comunicação.

Fonte: Elder Blog Pittsburgh

Pix meutedio arroba mail ponto com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são moderados pela autora do blog.