MARTINS, Helen Fernanda Alves. Título do post. Goiânia, 20 nov. 2011. Disponível em: <http://www.meutedio.com.br/…>. Acesso em 05 fev. 2017.

domingo, 31 de maio de 2009

▶ Os nordestinos são os melhores

Zé Ramalho
Este sim, é o cara!

Meu gosto musical nunca mudou muito, ele apenas se ampliou bastante nos últimos anos, por ter banda larga em casa ter ficado amiga íntima do www.4shared.com.

Na minha adolescência, sem internet e sem dinheiro, eu estava condicionada a ouvir apenas aquilo que era disponibilizado gratuitamente pela TV e pelas rádios de Goiânia. Gostava sim de Sandy & Júnior e de música sertaneja (mesmo porque, vamos combinar, a música sertaneja de dez anos atrás era bem melhor!), mas, para não ficar enjoada, minha salvação era sintonizar Antena 1 e Executiva, apesar de essas não terem as promoções das rádios populares das quais eu gostava tanto de participar.

Clássicos nacionais e internacionais dos anos 80 eu amo, mas por um motivo muito especial: me dão um Déjà vu muito gostoso por serem as canções tocadas nas rádios em alguns dos melhores anos da minha vida: de quando eu estava no útero da minha mãe até o nascimento da minha irmã caçula, passando também pelo nascimento do meu irmão. Tudo isso foi antes da minha mãe se tornar alcoólatra, então não tem como eu não me lembrar desses anos sem sentir muitas saudades e ficar com os olhos cheios d'água, como estou agora.

Do you like rock?

Renato Russo
Ih Renato, foi mal! Demorei, né?

Contrariando minhas colegas do Ensino Fundamental e do Médio, sempre gostei muito de MPB e, na época, não gostava de rock. Legião Urbana foi uma banda que só conheci depois que o Renato Russo morreu porque minha turma ensaiou Pais e Filhos para cantar numa apresentação da escola.

Minha relação com o rock realmente não foi amor à primeira vista. Depois de Pais e Filhos levei alguns anos para ouvir alguma outra música da Legião, mas quando finalmente ouvi Eu Sei, Eduardo e Mônica e Faroeste Caboclo, não teve mais jeito de ser indiferente. Aliás, que adolescente urbano dos anos 90 consegue não se identificar em algum momento com essas músicas?

Quando fui morar em Brasília, além de gostar mais de Legião Urbana (porque as músicas deles são a cara de Brasília!), aprendi a gostar também da “banda irmã”, a outra filha do Aborto Elétrico: Capital Inicial. Detalhe: eu detestava essa banda quando morava em Goiânia. A música deles só passou a fazer sentido para mim lá no DF mesmo.

Também foi em Brasília que aprendi a gostar de Raimundos, que tive curiosidade de conhecer as músicas de Cássia Eller (além de Malandragem, é claro!) e ouvir falar pela primeira vez da banda Plebe Rude.

Louca de pedra

Pedra Letícia
♫ Só quero espaço pra tocar meu violão
Sem ter que formar dupla com o meu irmão. ♪

Minha rápida tentativa de morar em Goianésia também trouxe alguma bagagem musical, foi lá que conheci Pedra Letícia com um colega da rádio onde eu trabalhava. Gostei tanto que, quando voltei a Goiânia, também apresentei Pedra Letícia aos meus colegas de trabalho na Universo.

Agora, com banda larga e um computador só meu, continuo expandido meus gostos musicais, mas agora sem tanta interferência ou limitação geográfica como nos exemplos supracitados.

Além do Centro-Oeste

Quanto à música do Sul e do Sudeste creio que meu conhecimento esteja na média da população, então sabemos que há bastante o que se aproveitar. Do Norte, terra do meu pai, só consigo ouvir Fafá de Belém, já que a banda do “Tic, tic, tac” foi extinta. Aceito mais sugestões.

Contudo, meus compositores e cantores favoritos são do Nordeste. Gosto muito de Caetano, Bethânia, Gal e Gil, mas meus favoritos mesmo estão um pouco acima da Bahia.

Outro dia postei aqui Dia Branco, do pernambucano Geraldo Azevedo e interpretada pela paraibana Elba Ramalho, porque tinha a ver com o que eu sentia no dia. Hoje a música que não sai da minha cabeça é do Zé Ramalho, meu segundo paraibano favorito (perde só para um tio), interpretadada pela fluminense Zelia Duncan e a baiana Margareth Menezes. Gosto muito das cantoras, mas essa música é tão boa que fica legal até interpretada por mim outro dia eu provo.

Frevo Mulher - Zé Ramalho

Quantos aqui ouvem
Os olhos eram de fé
Quantos elementos
Amam aquela mulher?

Quantos homens eram inverno
Outros verão
Outonos caindo secos
No solo da minha mão

Gemeram entre cabeças
A ponta do esporão
A folha do não-me-toque
E o medo da solidão

Veneno meu companheiro
Desata no cantador
E desemboca no primeiro
Açude do meu amor

É quando o tempo sacode
A cabeleira
A trança toda vermelha
Um olho cego vagueia
Procurando por um

Acho que eu vou dormir, são 4h01 e se eu me deixar levar escrevo uns cinco posts seguidos só sobre música nordestina.

Fui!

Fotos: Divulgação

Corrija o erro do Windows Live Messenger 2009

Nível: iniciante
Messenger

Meu Windows Live Messenger (WLM) 2009 (versão mais recente do programa que se popularizou como MSN Messenger) há algum tempo estava me dando trabalho com a seguinte mensagem:

Windows Live Communications Platform encontrou um erro e precisa ser encerrado.

Desde que esse erro apareceu pela primeira vez, foram várias tentativas: instalei, desinstalei, usei programas alternativos, usei WLM 2008, instalei, desinstalei, etc e tal, já tinha me contentado com o bug quando o @peaga linkou a solução:

  • Feche o WLM 2009 completamente, não deixando o ícone do WLM ao lado do relógio.
  • Exclua o arquivo C:\Arquivos de Programas\Windows Live\Contacts\wldlog.dll
  • Abra e conecte o WLM novamente.
    Piscando sob os óculos.

Aqui em casa funcionou, tanto na minha máquina como na do meu pai.

Fonte: CTRL C via @peaga.

Erro no Windows Live Writer

Mas meus problemas com Windows Live 2009 não terminaram. Agora procuro solução para um erro do Writer 2009, já que não consigo mais configurar links se não for editando o código-fonte. A mensagem de erro é a seguinte:

Erro no WLW

Se descobrir, me conta?!

sexta-feira, 29 de maio de 2009

Delicious links direto para o Twitter

Nível: iniciante

Quem tem microblog já tem o hábito de compartilhar todos ou alguns de seus links com todos os seus seguidores. O que ocorre é que muitas vezes as pessoas se esquecem que o Twitter ainda não tem uma classificação de tags que facilite a busca de links. Mesmo que você utilize HelloTxt, migre-me ou Twiturly, vai ter dificuldade para encontrar seus links mais tarde, quando tiver um número muito grande de posts e alguns deles não aparecerem mais nem na busca do Twitter.

Então a primeira ideia seria salvar seus links duas vezes: uma no Twitter e outra em seu social bookmark. Se quiser ter mais trabalho, pode até fazer assim mesmo.

Mas se quiser fazer as duas coisas ao mesmo tempo: atualizar seus bookmarks e mandá-los ao Twitter, basta associar Chico com Francisco:

  • Seu social bookmark tem um feed.
  • Há alguns serviços que enviam feeds automaticamente para seu microblog.
  • Logo, basta configurar o feed do seu social bookmark em um desses sites para que, sempre que você adicionar um favorito, ele também seja envido ao Twitter.

Para fazer isso com o Twitter, basta ter:

  1. Cadastro em algum serviço de social bookmark - recomendo Delicious.
  2. Cadastro em algum serviço de envio de feed para o blog - recomendo TwitterFeed.
  3. Cadastro no Twitter, é claro.

1. Pegue o link do feed do Delicious

O link para seu feed sempre aparece no rodapé com o nome RSS Feed. A estrutura da URL é:

http://feeds.delicious.com/v2/rss/nomedeusuario

O Delicious também gera feeds para tags específicas dos seus favoritos:

http://feeds.delicious.com/v2/rss/nomedeusuario/tag

2. Siga o procedimento padrão do TwitterFeed

Sabendo o link exato do feed de links que você deseja compartilhar, basta seguir o procedimento de cadastro e configuração do TwitterFeed.com que eu já expliquei neste post.

Fácil, né?

quinta-feira, 28 de maio de 2009

Eu quero ganhar um iMac. E você?

Clique e concorra!

Finalmente estou participando desta promoção que já virou viral. Afinal de contas, quem não quer concorrer a um iMac? Se você não quer, cadastre-se mesmo assim e anote: meu aniversário é em agosto.

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Wagner Bezerra Vídeo

wagner-youtube400
  • Cliente: Wagner Bezerra da Ciência e Arte.
  • Meu trabalho:
    1. Converter os vídeos para o formato adequado.
    2. Criar o perfil no YouTube e configurar o canal.
    3. Fazer upload dos vídeos.

www.youtube.com/wagnerbezerravideo

terça-feira, 26 de maio de 2009

Mutirão de Comunicação - América Latina e Caribe

banner120x240

Será realizado em Porto Alegre de 12 a 17 de julho de 2009 o Mutirão de Comunicação - América Latina e Caribe.

O Mutirão da Comunicação é uma iniciativa que se realiza no Brasil desde 1998, com o propósito de ser um espaço de intercâmbio, atualização, reflexão e aprofundamento sobre os temas da comunicação e da sociedade. É também uma instância de mediação e socialização entre aqueles que trabalham com comunicação social, como profissionais da mídia, docentes e pesquisadores, os estudantes ou porta-vozes das novas experiências que surgem na sociedade, nos movimentos e nas organizações sociais. (Fonte: Site do evento)

Eixos temáticos:

  1. Novos cenários políticos e sociais latino-americanos e os processos de comunicação.
  2. Economia e comunicação na era digital.
  3. Comunicação no diálogo das culturas.

Profissionais e estudantes que têm produções acadêmicas com esses temas têm até o dia 8 de junho (segunda-feira) para inscrever seus trabalhos.

O evento é organizado pelos bispos e equipes de comunicação das dezoito dioceses do Rio Grande do Sul em parceria com diversas instituições católicas.

Todos podem acompanhar os preparativos para o evento pelo site:

www.muticom.org

Paz e bem!

Helen Fernanda
Membro do MCS Goiás

Pope2you - o papa multimídia

image

Pope2you (Papa para você), lançado esta semana, é o hotsite que explica e aponta para todos os recursos interativos oficiais do Vaticano:

  • Facebook - você pode adicionar o widget ao seu perfil no Facebook e ter os links do Vaticano sempre a mão, inclusive quando houver algum novo recurso. Você também pode configurar para receber notificações das novidades por e-mail.
  • iPhone - um aplicativo para você receber no seu aparelho notícias com vídeo, áudio e texto.
  • Wikicath - a mensagem do papa para o 43º Dia Mundial das Comunicações Sociais em formato wiki, com definições dos conceitos utilizados.
  • YouTube - você pode assinar o canal do Vaticano e ser notificado por e-mail sempre que houver novo vídeo.

Paz e bem!

Helen Fernanda
Membro do MCS Goiás

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Brasília e DF são a mesma coisa?

Atualizado dia 29/12/2014.

Os colegas jornalistas que atuam na TV me irritam bastante, principalmente quando, ao invés de aproveitarem o fato de que têm mais audiência que os professores para ensinar o correto ao povo, ficam reproduzindo o errado, reforçando o “mau-senso-comum”. É muito difícil eu ver na TV algum repórter se referir à Brasília sem me irritar, porque geograficamente, Brasília e Distrito Federal (DF) são a mesma coisa SIM!

Cidade não é sinônimo de município

O erro começa quando as pessoas querem aplicar a Brasília a mesma "lógica" que usam para entender São Paulo, Goiânia, Curitiba ou qualquer outra capital brasileira que seja um município, é como tentar andar de caminhão numa pista de cooper, ou seja, não faz o menor sentido.

Então, se quiser entender melhor o DF, esqueça temporariamente sua noção de estado e de município, já que no Distrito Federal, isso não existe.

E as cidades-satélites?

Isso também não existe no Distrito Federal. Sei que um monte de colega mocorongo e desatualizado ainda usa essa expressão para se referir às regiões administrativas de Brasília, mas desconsidere, porque esse termo preconceituoso já foi até proibido em decreto.

padrequevedo
Em Brasília, isso non ecziste!

Se o DF não é estado, é o quê?

Você aprendeu na escola (eu espero!) que o Brasil é dividido em 27 unidades federativas, sendo 26 estados e um distrito, o Distrito Federal que, geograficamente, equivale à Brasília. Eu uso e repito a expressão geograficamente, para evitar confusão, já que politicamente, não são a mesma coisa. Veja:

Distrito Federal
Uma das 27 unidades federativas do Brasil. Tem um governador eleito pelo povo com mandato de quatro anos, como nos estados. Contudo, diferente dos estados, que têm um município como capital, o DF não tem, já que não é dividido em municípios. Assim, a sede oficial do governo do DF e de seus órgãos pode estar em quaisquer das regiões administrativas: Gama, Ceilândia, Riacho Fundo, Lago Sul, Taguatinga, Lago Norte, etc.
Brasília
Capital do Brasil. Não tem prefeito, pois não é município. Atualmente as sedes dos poderes e dos órgãos federais estão na região administrativa do Plano Piloto, que foi construída especialmente para isso, mas não há nenhum impedimento legal para que haja sedes em outras regiões administrativas. Aliás, já cogita-se essa possibilidade como forma de descongestionar o trânsito no sentido Plano Piloto, cada dia pior e daqui a alguns anos impraticável. Quanto à sede do poder executivo distrital, esta em breve será transferida para um novo prédio que fica em Taguatinga, região Oeste de Brasília, há cerca de 30 km Plano Piloto.

Onde começou a confusão?

Catedral Metropolitana de Brasília

A confusão começou quando o legislador que dividiu as regiões administrativas do Distrito Federal, inventou de batizar a região administrativa do Plano Piloto de Brasília. Ele deu a entender que apenas o Plano Piloto merecia ser chamado de Brasília, o resto seria só DF.

Felizmente já há consenso entre pesquisadores, jornalistas e até políticos de que foi um engano fazer isso, já que todas as regiões administrativas pertencem à Brasília, mas também ninguém mudou a lei ainda. Então, por ora, além da Brasília supracitada, que é toda a cidade, existe a Brasília que é uma região administrativa, que corresponde ao Plano Piloto.

Não é tão difícil, basta compreender que, o fato de uma região de Brasília ter o mesmo nome da cidade, não significa que as demais regiões deixaram de pertencer à cidade. Confuso? Vou dar alguns exemplos. Concluir que a cidade de Brasília é só a região administrativa de Brasília é tão absurdo quanto dizer:

  • O estado de São Paulo é só a cidade de São Paulo.
  • O estado do Rio de Janeiro é só a cidade do Rio de Janeiro.
  • O estado de Goiás é só a cidade de Goiás.
  • A cidade de Anápolis é só o bairro Anápolis.
  • A cidade de Goiânia é só a avenida Goiânia.

Então, quando um jornalista diz:

“(…) em Riacho Fundo, a 18 Km de Brasília”,
ele está confuso ou está tentando confundir você (aposto na primeira opção). Se ele realmente soubesse o que está dizendo e quisesse ser claro e objetivo, teria dito,
“(…) em Riacho Fundo, a 18 Km do Plano Piloto de Brasília”.

Ou ainda

“(…) em Riacho Fundo, região de Brasília a 18 Km do Plano Piloto“.

Isso porque todos nós brasileiros somos obrigados a saber que Brasília é uma cidade, mas só quem mora lá e quem teve paciência para ler este post até aqui é obrigado a saber que um legislador inconsequente batizou uma região administrativa de Brasília com o mesmo nome da cidade.

Até mais!

Fotos respectivamente dos sites OEP e Wikimedia Commons.

domingo, 24 de maio de 2009

Goiás Canta pra Deus

Goiás Canta pra Deus O projeto Goiás Canta pra Deus eu já conhecia desde o começo, mas foi hoje que descobri que eles agora têm um site com uma agenda de shows sempre atualizada.

Além de conhecer os ministérios que já participam do projeto, você pode cadastrar o seu. Apesar de ter nascido dentro da Renovação Carismática Católica (RCC), o projeto hoje está aberto a todos os ministérios de arte católica de Goiás, independente de pertencerem ao movimento da RCC.

Como o site é novo (tem menos de uma mês), eles estão experimentando o formato e você pode deixar um recado se tiver alguma sugestão.

Vale a pena conferir e visitar sempre que estiver em dúvida sobre o que fazer sábado a noite.

www.goiascantapradeus.org

Paz e bem!

Helen Fernanda
Membro do MCS Goiás

Invista em conteúdos originais

martelo-do-juiz

Infelizmente eu percebo nos sites e blogs católicos uma tendência a ficar reproduzindo textos de outros sites, como Canção Nova e Zenit. Isso é muito grave, mas acredito que muitos de vocês façam isso por não terem sido orientados do quanto isso é ruim.

1. Do ponto de vista legal:

Reproduzir qualquer artigo sem autorização expressa do autor é crime e se chama contrafação. No site Zenit, ao final de cada matéria está escrito "A reprodução dos serviços de Zenit requer a permissão expressa do editor." Já no site da Canção Nova, por exemplo, se você observar o rodapé, lá está escrito "Todos os direitos reservados". Sei que todos eles têm muito o que fazer e dificilmente vão querer processar você por ter usado um texto deles sem pedir, mas que é crime, é crime e se um dia der na telha de um deles processar, eles ganham a causa, esteja certo disso.

Bem, só por ser crime você já deveria ser convencido a nunca mais fazer isso, mas como não é só isso, vou continuar.

2. Do ponto de vista profissional:

Entrevista

Se você não exerce a profissão de jornalista, vai ter mais dificuldade para visualizar isso, mas escrever uma reportagem católica, para um site como Zenit, por exemplo, não é pura vocação ou obra exclusiva do Espírito Santo: é resultado de um ensino médio muito bem feito, quatro anos de faculdade muito bem aproveitados, estágios mal-remunerados, alguma(s) pós-graduação, muitas tentativas de conseguir um bom emprego, muitos telefonemas, "bateção" de perna, refeições "puladas", entrevistas sob o sol em dias quentes, cobrança do editor, pressão para cumprir o horário, mais telefonemas, mais um pouquinho de "bateção" de perna, fontes que se recusam a falar, fontes que dizem que vão falar e não falam… Ufa!

Quem paga esse jornalista por todo esse trabalho é o site para o qual ele escreve, portanto, para usar uma dessas reportagens em qualquer outra mídia, é preciso autorização do site, que não terá mais exclusividade na matéria, e do jornalista, podendo até haver uma justíssima cobrança de ambas as partes pelo uso desse material.

Resumindo: usar um texto desses na íntegra e sem autorização em seu site ou blog fere totalmente a ética profissional de um comunicador social. Queira ou não, remunerado ou não, a partir do momento em que você é responsável por um site ou blog católico, você é um comunicador social e está sujeito ao mesmo código de ética dos comunicadores profissionais.

3. Do ponto de vista do Google:

Eu também poderia ter escrito "do ponto de vista da otimização do site".

O Google é robô, mas não é bobo: sites com muito conteúdo copiado de outros sites são considerados menos importantes e perdem várias posições na busca. Considero isso muito justo e mais um ótimo motivo para você largar de vez desse vício de copiar e colar tudo que vê pela frente. Pense nisso, pense muito nisso!

4. Do ponto de vista da imagem:

Se eu já falei o mais grave: é um crime, é anti-ético e é anti-Google, só faltava mesmo falar o mais óbvio: copiar e colocar é muito PREGUIÇOSO! Ver um blog ou site católico cheio de textos surrupiados de outros sites passa a imagem de:

gato_peguiçoso
  1. Preguiça.
  2. Desinteligência.
  3. Mais preguiça.
  4. Amadorismo.
  5. Preguiça.

Se você precisava de um pecado capital, aí está! Sem falar que, um site que quase só tem conteúdo copiado de outros sites, nem merece existir, merece?

Tenha bom-senso e procure alguém para ajudar você!

Se você é um designer, um programador web ou um analista de sistemas que no ensino médio só passava em português com a nota da média ou por meio de recuperação, não se sinta obrigado a manter o site católico que você administra atualizado a qualquer custo. Preserve a imagem da nossa Igreja.

Deixe a preguiça de lado e procure melhor. Tenho certeza de que você vai encontrar na sua própria paróquia ou no seu grupo de oração, alguém (geralmente criança ou mulher, anote esta dica!) que escreva bem e possa auxiliá-lo na atualização do site com textos bons e ORIGINAIS.

Se você tem dificuldade com texto, mas quer aprender para servir mais e melhor, recomendo que comece com um blog pessoal: você vai praticar, ver a reação das pessoas ao que você escreve e aprender com essas reações, tudo isso sem arranhar a imagem da Igreja.

Para recomendar textos de outros sites, você usa suas próprias palavras e coloca o link para o texto original. Se quiser citar algum trecho do texto deve colocar entre aspas, em itálico ou com <blockquote> e sempre citar o autor e a fonte do texto.

Imagens do site Wikimedia Commons

Paz e bem!

Helen Fernanda
Membro do MCS Goiás

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Ganhando em ser otimista

smile-green

Confesso que ainda não consigo ser otimista a maior parte do tempo. Por causa dos graves problemas familiares que tenho desde a infância até hoje, aprendi logo cedo a enfrentar esses problemas com o mesmo pessimismo do meu pai, que deve ter aprendido isso com meu avô, que deve ter aprendido a ser assim com minha bisavó, etc.

Google Tradutor no browser e no blog

Nível: iniciante
translate_logo

Um dos bookmarks que eu tenho em todos os meus navegadores e recomendo muito é o Google Tradutor.

Para blogueiros, um empecilho muito comum para evoluir na atividade é a dificuldade para ler tutoriais e dicas em outros idiomas, então o Google Tradutor pode ajudar bastante nesse ponto.

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Prêmio para monografias e reportagens sobre turismo e hotelaria

image

Já estão abertas e serão aceitas até o dia 17 de julho as inscrições para o VI Prêmio EBAPE-FGV/Mtur de monografias e reportagens no setor de turismo e hotelaria.

Prêmios:

  • Pós-graduação e reportagem: R$ 5.000,00
  • Graduação: R$ 3.000,00

Saiba mais no site.

terça-feira, 19 de maio de 2009

Novo template Cafeína

print

Inspiração:

O novo template, que batizei de Cafeína, tem as cores das minhas bebidas favoritas (café com leite, capuccino, leite com chocolate). O rosa é para não ficar muito masculino. Como minha praia é escrever o código fonte e não desenhar propriamente, confesso que pensei uma coisa e saiu outra bem diferente. Eu tentei não usar mais fundo branco, mas se eu fosse fazer isso eu ía ter que editar imagens de mais de 200 posts. Desisti!

De tanto trabalhar nele tentando deixar do jeito que eu queria, eu já estou achando esse template horroroso, se eu continuar mexendo agora sou capaz de deletar tudo e começar do zero. Por isso, vou dar um tempo e daqui há alguns dias é provável que eu volte a fazer novos ajustes.

Compatibilidade:

O novo template do blog foi testado nas versões mais recentes dos cinco navegadores mais usados.

Se o que você está vendo no seu monitor é algo assustadoramente diferente do print acima, passou da hora de você atualizar o seu navegador. Tenho certeza de que isso vai melhorar a visualização da maioria dos sites que você costuma visitar.

Se o site parece grande demais para o tamanho da sua tela, você terá que configurar seu monitor para 1024 x 768 pixels ou superior.

Caso haja problemas não previstos aqui, você pode me notificar.

Até mais!

Fórum de Comunicação Social


O Dia Mundial das Comunicações Sociais foi instituído em 1963 durante o Concílio Vaticano II, mas foi em 1966 que a Pontifícia Comissão para as Comunicações Sociais determinou que esse dia fosse comemorado no Domingo da Ascensão do Senhor, que este ano é no dia 24/05 (domingo próximo).

Durante esta semana em todo o mundo ocorrem diversos eventos (palestras, fóruns, seminários) para partilhar a mensagem do papa para este dia. O tema de 2009 é:
"Novas tecnologias, novas relações. Promover uma cultura de respeito, de diálogo, de amizade."

:: Âmbito pastoral:


A Arquidiocese de Goiânia realiza nesta sexta-feira (22/05) às 20h uma palestra com o jornalista Elder Dias no Centro Pastoral Dom Antônio (Rua 24, Centro, Goiânia). Entrada franca.

:: Âmbito carismático:


Para partilharmos sobre o tema e a mensagem do papa, O Ministério de Comunicação Social da RCC Goiânia realizará neste sábado o Fórum de Comunicação Social. A entrada é franca e o local é a Associação Servos de Deus (Rua Santa Gertrudes, Qd. 31-B, Lts. 29/37, Setor Coimbra, Goiânia).
:: Público-alvo:


  • Servos do Ministério de Comunicação Social (MCS).

  • Servos que trabalham a Comunicação Social em seus grupos de oração (equipes de acolhida, avisos, informativo, mural).

  • Coordenadores de grupos de oração, de ministérios e demais lideranças da RCC.

  • Ministros, diáconos permanentes, seminaristas e padres ligados à RCC.

  • Carimáticos internautas que moderam comunidades católicas em redes sociais e/ou editam blogs católicos.

  • Demais católicos que se identificam com esse trabalho e querem participar conosco.


:: Presença:


  • Evandro José, diretor de comunicação da Câmara Municipal de Goiânia.

  • Junia Damasceno, coordenadora arquidiocesana do MCS da RCC Goiânia.

  • Rodrigo Roncolato, coordenador estadual do MCS da RCC Goiás.


Você é nosso convidado! Participe e traga sua equipe.

Paz e bem!
Helen Fernanda

Membro do MCS Goiás

domingo, 17 de maio de 2009

Emprego na Crise

O Popular publica gratuitamente anúncios de quem procura trabalho

classificados

Até o final do mês de maio, o jornal O Popular vai publicar aos domingos 500 anúncios gratuitos para pessoas físicas que estão disponível para oportunidades de trabalho.

Como o número de anúncios é limitado, quem deseja ter sua mão-de-obra anunciada até o último domingo do mês (31/05) deve ir a uma loja dos Classificados de O Popular com documento de identidade e CPF.

Templates para Plurk

plurk
Em busca de Karma, independente da inutilidade disso!

O Plurk é um microblog tão diferente que praticamente “correu por fora” na guerra dos microblogs. Uma dessas várias diferenças é a possibilidade de customizar todo o CSS de sua página e também poder utilizar folhas de estilo criadas por outras pessoas com apenas um clique.

Vou indicar alguns dos sites que conheço que oferecem bons templates para Plurk.

Plurk Layouts

Plurk Layouts

O Plurk Layouts tem vários e lindos templates, como esse que eu coloquei no início do post.

Os que tem no título a expressão Premade Exclusive (Pré-exclusivos) são pagos porque são novos. Para encontrar os templates gratuitos você tem que clicar em Plurk Layout Designs e procurá-los por categoria.

Ao contrário do que a home do site aparenta, há sim muitos templates masculinos, quase todos nas categorias Animals, Bespoke, Minimal e Photographs.

Para templates femininos, sem dúvida é o melhor que conheço.

Plurk Customized Theme Emporium

Plurk Customized Theme Emporium

Ao contrário do Plurk Layouts, o Plurk Customized prioriza os templates masculinos. Passe lá e confira!

Outros

Plurk Themes
Poucos e exóticos templates.
Plurk Skins
A maioria dos temas desse site são sazonais:
dia dos namorados, Natal, Ação de Graças…
Blog sobre Plurk
Blog com 17 templates muito lindos,
mas que só foram testados no Firefox 3.
plurkocity.com
Templates lindos demais!!!
  • Templatize - Temas com personagens de anime, filmes e séries.
  • Plurk Templates - A facilidade que qualquer um tem para enviar um template a esse site faz com que fique cada vez mais difícil encontrar um template realmente bonito.
  • Free Plurk Themes - Templates bastante simplórios.

Fico por aqui, você vai ter algum trabalho para escolher um só entre tantas opções. Se conhece mais algum site de templates para Plurk, fique a vontade para deixar o link no comentário.

Até mais!

sábado, 16 de maio de 2009

Não reeleja ninguém!

congresso_naoreeleja

Eu sempre pensei assim, afinal de contas, se votar em político novato não resolve o problema da corrupção, ao menos propicia uma melhor distribuição de renda. </humor-negro>

Clique aqui para ler o manifesto de Daniela Thomas no Blog do Tas.

Concorra ao kit Batom Ouro Avon

batom-ouro

O kit contém as dez cores da linha em uma embalagem linda e exclusiva. Confira o regulamento e participe do concurso! O hotsite também tem curiosidades sobre o ouro e sobre seu uso na moda.

Dica importante: Na maioria dos navegadores, o hotsite da linha só poderá ser totalmente visualizado no modo “Tela Inteira”, que pode ser ativado com a tecla F11 do teclado ou pelo menu Exibir » Tela Inteira.

Uma das seções mais interessantes do site é Looks por Estilo, com dez tutoriais de maquiagem em vídeo com Kaká Morais. Eu tenho banda “larga” de 2Mb e os vídeos demoraram muuuuito, tanto para abrir direto no site quanto para fazer download, mas eles funcionam.

Eu recomendo que escolha apenas um vídeo de cada vez, clique uma vez e espere, mais cedo ou mais tarde ele abre. Se de todo modo não abrir, sugiro que entre em contato com a empresa que fez o site avisando a eles o problema, talvez eles disponibilizem vídeos mais leves.

Eu não uso maquiagem (tanto porque não posso como porque não gosto), portanto não posso dizer se os tutoriais são bons, mas me pareceram bastante claros e fáceis de praticar, até mesmo para iniciantes.

Creio que a principal dificuldade para quem está começando a fazer looks mais elaborados seja a coordenação motora – que não é a mesma do Kaká -, mas isso só se adquire com a prática mesmo.

Boa sorte no concurso!

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Qual é o seu nome de guerra?

identidade
Seu nome = sua identidade = sua marca

Comecei a falar da importância do nome no post 6 erros cometidos em nomes de blogs. Todos os blogueiros querem ser lembrados, ter seus blogs lembrados, mas a maioria parece se esforçar para que isso não ocorra.

A ideia do post eu tive no Twitter, quando vi um publicitário perguntar a outro quem ele era realmente, já que usava vários sobrenomes em diferentes sites da web. Fucei as páginas do segundo publicitário e pude constatar que o rapaz realmente não tinha se decidido. Usava alternadamente três sobrenomes e às vezes se identificava com um apelido, derivado do nome.

Então eu me lembrei que, além dos erros cometidos no nome do blog, existem também muitos erros cometidos em nomes de autores de blog. Desta vez não vou destacar os erros, vou apenas dar duas dicas que, quando realizadas, corrigem todos eles.

1. Escolha bem para não precisa mudar de ideia o tempo todo

Como blogueiro você é um comunicador social e todo comunicador é uma pessoa pública que precisa de um nome pelo qual quer ser conhecido, chamado, lembrado, criticado, xingado, elogiado, convidado, assediado, contrafatado, citado, etc.

Na faculdade de Jornalismo, por exemplo, acaba sendo uma diversão escolher com qual sobrenome vamos assinar as reportagens. Os colegas com “sobrenome de burguês” (como esta, esta, este, esta, esta e este) nem precisam se esforçar muito, enquanto alguns outros (como a autora deste blog) quebram um pouco a cabeça até escolher o sobrenome menos sem graça.

Pesquise primeiro

Seguindo o ordenamento “tradicional”, primeiro você escolheria seu nome de guerra e depois criaria e-mail, domínio, blog, Twitter e o escambau usando o nome escolhido.

Mas as coisas mudaram e como este post é para blogueiros, recomendo fazer diferente: primeiro verificar a disponibilidade do e-mail, domínio, blog, Twitter… para depois confirmar a escolha do nome. Também é importante olhar no Google para ter certeza de que não existe nenhum blogueiro xará famoso com o qual você possa ser confundido.

A primeira e menos burocrática ideia é escolher nome e sobrenome de batismo, porque você já está acostumado a ser tratado por eles desde a pré-escola. Contudo, isso não é uma regra, há várias possibilidades, como usar apenas o nome composto, apelidos, iniciais, etc.

Mantenha a coerência

Escolher como assinatura um pseudônimo, um apelido ou um hipocorístico não impedirá você de usar seu nome real quando necessário, mas só quando necessário e sem deixar de fazer referência a seu nome “artístico”:

  • Autora: Beatriz Fontana Silva (Bia Dark)
  • Beatriz Fontana "Bia Dark" Silva
  • Eu, Beatriz Fontana Silva, mais conhecida como Bia Dark.

2. “admin” não é gente, logo “admin” não bloga

Diferente de uma agência de notícias, como G1, onde um mesmo texto passa por tantas pessoas antes de ser publicado que no fim já é “filho de ninguém” mesmo, em um blog cada texto tem um autor, que é gente.

O blogueiro, sempre que necessário, usa a primeira pessoa do singular para expor suas opiniões, suas experiências, suas sensações, suas preferências… Como pode então o texto de um blog ser assinado por um tal de admin? admin pensa? admin sente cheiro? admin gosta de alguma coisa? Não!

É claro que admin é só um exemplo, mas há muitos sites por aí que se dizem blog, mas quem assina é a empresa toda. Como explicar o fenômeno de uma empresa toda assinar um texto de um blog, que, mesmo em doses sutis, sempre contém sentimentos e opiniões pessoais?

padrequevedo
Isso non ecziste!

Um site que fazia isso muito bem mal é o Vivo Blog. Em 2008, quando o mesmo começou, os textos eram assinados por ninguém. É claro (trocadilho inevitável) que o “blog” foi muito criticado por isso e tentou corrigir o problema, mas ainda não aprendeu: os autores dos posts têm nome, mas não têm sobrenome.

Outro grave problema é que não fica claro se essa pessoa sem sobrenome que assina o texto é um funcionário, um cliente, um parceiro, um editor do blog… fica tudo no ar, ou seja, você continua sem saber quem está escrevendo de fato.

Já que estamos falando de telefonia móvel, o ClaroBlog, ao contrário, desde o começo diz em cada post nome, sobrenome e função do autor do respectivo texto. Aliás, um dos primeiros posts foi uma apresentação da equipe, algo bem simpático e digno de um blog corporativo que visa a transparência em seu relacionamento com o cliente. Nossa, escrevi tão bonito agora que quase chorei.

Em um blog com muitos autores, cada post deve ter nome, sobrenome e qualificante do autor. Nada de deixar como assinatura admin ou apenas o nome do blog.

Obs.: Deixo bem claro que a comparação entre os dois blogs refere-se única e exclusivamente à autoria dos textos, nada mais.

Sinto que voltarei nesse assunto ainda, mas não sei exatamente quando. Até mais!

Foto da Organização de Estudos Parapsicológicos

quinta-feira, 14 de maio de 2009

hi5, o favorito dos portugueses

Não confundir com Hi-5, programa infantil do Discovery Kids.

hi5black

Assim como o orkut, o hi5 surpreendeu por se tornar a rede social favorita de vários países do Terceiro Mundo e de países pobres da Europa e da Ásia sem precisar agradar às grandes potências mundiais.

Hoje parece óbvio aceitar  que o que agrada aos brasileiros em um site de relacionamento é bastante diferente do que agrada aos estadunidenses, por exemplo. Contudo, quando essas redes surgiram ainda existia um preconceito de que um site internacional, se não “pegasse” nos Estados Unidos e no Japão, já poderia se considerar um fracasso. Felizmente essa tese já caiu por terra.

hi5

Enquanto o orkut conquistou principalmente dois grandes, populosos e estratégicos países em desenvolvimento, Brasil e Índia, a preferência pelo hi5 está mais espalhada por diversos países periféricos de quatro dos cinco continentes.

Além do favoritismo dos países pobres, orkut e hi5 também dividem entre eles a preferência dos maiores países lusófonos. Enquanto o orkut “domina” o Brasil, maior nação lusófona do mundo, o hi5 é o favorito de Portugal, Angola e Moçambique.

Por meio deste mapa do Oxyweb Blog, que mostra várias redes sociais pelo mundo, é fácil perceber onde o hi5 domina, mas também podemos fazer uma tabela comparando apenas orkut e hi5:


Continente orkut hi5
América: Brasil e Paraguai México, Equador, Peru e quase toda a América Central
Europa: Estônia Geórgia, Kosovo, Portugal, Romênia
Ásia: Índia Camboja, Mongólia, Síria, Tailândia
África: ----- Angola, Burkina Faso, Costa do Marfim, Camarão, Moçambique

O que o hi5 tem?

Não encontro melhor maneira de explicar o hi5 do que compará-lo com a rede social mais conhecida dos brasileiros e dos leitores do HTMHelen.

Temas

Já faz quase um ano que uma porcentagem dos usuários indianos do orkut tem acesso a temas coloridos e permanentes, como aqueles que só nos são disponibilizados em datas especiais como carnaval e Natal.

No hi5 todos têm acesso a temas, porém eles são criados gratuitamente pelos próprios usuários, o que resulta em temas, em sua maioria, bastante extravagantes, pouco profissionais e voltados para o público infanto-juvenil.

hi5-listras

Para encontrar temas mais sóbrios, mas ainda assim bonitos, classifique-os por popularidade (Mais popular) e comece pela última página. É mais provável que encontre um tema legal entre os menos populares, já que os favoritos dos adolescentes são os mais extravagantes, enquanto os adultos geralmente nem se preocupam em trocar o tema, ficam com o padrão.

Poluição visual

O hi5 gratuito tem anúncios em flash em locais bastante indesejados, enquanto o orkut parece não ter se decidido ainda como e onde colocar propagandas. Quem já usou os temas festivos do orkut percebeu que eles são patrocinados pela Oi. Creio que disponibilizar temas bonitos e patrocinados seja uma excelente alternativa para a rede social do Google.

Além disso, o hi5 tenta mostrar tudo na primeira página de perfil e não dá aos membros a opção de escolher o que vai ou não aparecer, deixando visíveis até mesmo recursos que o usuário não utiliza nunca. :(

Nos grupos (que no orkut se chamam comunidades), a interface de relacionamento entre os membros é feia e muito limitada (só tem fórum). Ao contrário do perfil, não é possível escolher nenhum tema com cores.

Diário

Eu poderia chamá-lo de blog, mas é tão limitado que prefiro não usar esse nome. É um simples diário onde você pode escrever, colocar fotos e receber comentários. Não é possível escolher tema, não é possível colocar links, não permite editar o código fonte do post…

Em certo momento eu pensei que esse diário pudesse servir ao menos para partilhar links, como em um microblog, mas como o diário do hi5 não linka nada, minha suposição evaporou-se.

Portugueses, angolanos e moçambicanos

Se tiver qualquer motivo para buscar contatos em outros países lusófonos, vai ser uma boa criar seu perfil. Todo dia me aparece algum português mandando mensagem com “um beijinho doce”. Não sei se eles assistiram A Favorita ou se sempre foram assim. É algo a se pesquisar…

Status pode ser atualizado como microblog

Um dos recurso do hi5 é mostrar sempre seu status. Se você já utiliza recursos como HelloTxt e Ping.fm, poderá adicionar sua conta do hi5 para manter seu perfil sempre atualizado, mesmo que não visite o site diariamente.

Ao contrário do diário, o status aceita links. Além de divulgar seus blogs, o interessante de manter seu status do hi5 atualizado é que os perfis podem ser acessados mesmo por quem não está conectado, inclusive por meio de sites de busca.


Como já é de costume, se você se cadastrar e quiser me adicionar, aí está:

helenfernanda.hi5.com

Até mais!

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Show Goiânia na Luz

goiania-na-luz


Ingressos antecipados:


Pista - R$ 25,00
Open bar com refrigente e água.
Pista Extra Vip - R$ 50,00
Open bar com refrigerante, água, caldos e frios.
Camarote Empresarial - R$ 80,00
Open bar com refrigerante, água, caldos e frios.
Mesas
R$ 160,00 - R$ 180,00 - R$ 200,00. Open bar com refrigerante e água.

Locais de venda:



  • Postos Z + Z da T-63 e do Serra Dourada.

  • Tribo do Açaí

  • Associação Servos de Deus

  • Comercial Boa Morada

  • Óticas Opção

  • Bazar Sagrada Família

  • Clube da Luz




O Amor, Banda Dominus





Pó para com o pó, Jake


Jake, uma das atrações do show, ficou famosa na web com o hit Po pará com o pó:

Em 2008, Jake cantou Pó para com o pó no trio da Ivete Sangalo, na Bahia. Durante o Carnaval 2009 a música foi executada por diversas bandas em trios de todo o Brasil.

Paz e bem!
Helen Fernanda

Membro do MCS Goiás

Dando nomes aos ladrões de conteúdo

Simon_pirate

Assim como eu esperava e desejava, o post Pega Ladrão foi bastante polêmico, gerando opiniões diversas. Alguns malucos até comentaram defendendo a prática de roubo de posts, mas é claro que esses comentários foram recusados. Se quiserem defender criminoso vão ter que fazer isso lá na casa da mãe.

No calor da hora eu me enganei e chamei a criatura do post em questão de plagiador, mas o nome certo para ele é pirata, o que não o torna mais ou menos honesto, continua sendo ladrão. Na verdade plágio e pirataria são dois tipos diferentes de roubar criações alheias. Vamos às definições:

Plágio

“Apresentação de imitação ou cópia de obra intelectual ou artística alheia como sendo de própria autoria”.

Fonte: Aulete

“O plágio é o ato de assinar ou apresentar uma obra intelectual de qualquer natureza (texto, música, obra pictórica, fotografia, obra audiovisual, etc) contendo partes de uma obra que pertença a outra pessoa sem colocar os créditos para o autor original.”

Fonte: Wikipédia

Em um blog, portanto, plágio é copiar um post inteiro que outra pessoa fez sem citar o autor original e, consequentemente, dando a entender que foi o autor do blog quem criou o mesmo.

Contrafação

“Ato ou efeito de contrafazer, de reproduzir ou imitar fraudulentamente uma coisa, em prejuízo do autor ou do inventor.”

Fonte: Priberam

Pirataria

“Ação criminosa que consiste na reprodução, uso ou venda de cópias não autorizadas de material protegido pelas leis do direito autoral.”

Fonte: Aulete

“A pirataria moderna se refere à cópia, venda ou distribuição de material sem o pagamento dos direitos autorais, de marca e ainda de propriedade intelectual e de indústria - portanto, quer pela cópia de uma obra anterior (falsificação), quer pelo uso indevido de marca ou imagem, com infração deliberada à legislação que protege a propriedade artística, intelectual, comercial e/ou industrial.”

Fonte: Wikipédia


Pelas definições fica bem claro que, semanticamente, contrafação e pirataria são sinônimos. O que muda é a legislação. Pirataria é o termo popular, mas não é o termo jurídico. A Lei 9.610/98 expressa o termo contrafação e o define como reprodução não autorizada.

Assim, quem reproduz um post inteiro sem autorização do autor citando a fonte é um contrafator, popularmente conhecido como pirata. Aliás, citar a fonte é fundamental para uma pirataria bem sucedida. Ninguém compraria um CD ou DVD pirata se o vendedor não revelasse o nome da fonte. O CD pirata é da Ivete Sangalo ou do Seu Afonso da Banca 15? É claro que tem que falar o nome da vítima para agregar valor ao produto.

Bem, isso foi só para me corrigir e argumentar contra os defensores do ladrão. Sou apenas uma jornalista curiosa, para saber mais visite um blog especializado em Direto que trás o post Direitos autorais na produção em blogs.

Sobre a covardia e seus argumentos estúpidos

Quanto a dizer que denunciar é divulgar, é óbvio, e a intenção é essa mesmo: divulgar! Mas é uma divulgação negativa e depreciante. Se alguém acha que esse tipo de divulgação pode ser entendido como algo positivo, respeito sua opinião, mas não é nisso que acredito.

Deixar de divulgar um criminoso por que isso faz publicidade gratuita, é tão estúpido e pueril quanto dizer que não podemos mostrar quais políticos são corruptos porque assim estamos fazendo propaganda gratuita para eles. Ou ainda:

“Não podemos divulgar retratos-falados de estupradores porque assim estamos fazendo propaganda gratuita para eles.”
“Não podemos dar aula de Sexologia nas escolas porque estamos incentivando a antecipação da vida sexual.”

Também não vou exagerar dizendo que o limite entre divulgar um criminoso e fazer propaganda gratuita para o mesmo é simples e fácil de ser identificado. Na faculdade de Jornalismo participamos de vários seminários e aulas sobre Ética, onde esse assunto sempre vem à tona e a verdade é que ninguém chegou e nunca vai chegar à fórmula universal e unânime sobre isso. Haja bom-senso!

Tenha uma boa reflexão!

Imagem do site Wikimedia Commons

Novo blogueiro na área

abigail-print-400

Com muitas ideias na cabeça e um template grunge bem cool, Abigail Trindade é nosso novo colega de blogagem. Até que enfim! Eu já estava me sentindo solitária aqui nessa “blogosfera-católica-goianiense”. Mesmo os irmãos do MCS têm pouco tempo para blogar aqui comigo.

Ontem conversei com o Abigail pelo Live Messenger e soube que ele tá sugando tudo que já ensinei no HTMHelen, já que ele também usa Blogger (como eu nos meus blogs pessoais). Hoje visitei o blog dele novamente e constatei que ele está fazendo a lição direitinho, já tem até Twitter configurado com TwitterFeed para exibir automaticamente as atualizações do blog. Se você twitta também, não deixe de seguir @abigailtrindade.


Maria de hoje e de todos os dias!


O Abigail está tão inspirado que ele já está até facilitando o meu trabalho. Eu tinha planejado escrever hoje (13/05) um post sobre Nossa Senhora de Fátima, mas como ele já escreveu, clica aí que tá na mão:

13 de maio ¤ Blog do Abigail Trindade

Vale a pena também conferir esses dois vídeos da Canção Nova gravados em Portugal:



Paz e bem!

Helen Fernanda
Membro do MCS Goiás

terça-feira, 12 de maio de 2009

Mudando a data e a posição do post

Nível: iniciante

Tenho visto em alguns blogs voltados para promoções que utilizam Blogger a repetição integral de um mesmo post só para que o mesmo apareça no topo do blog. Além de ser mais trabalhoso, é péssimo para a otimização do site porque você passa a ter no blog duas páginas exatamente com o mesmo conteúdo.

1º Sorteio Troca de Make-ups

Clique, participe e concora a um pó compacto Catharine Hill.

Promoção Dia das Mães Okean

promo okean

Lá no blog Cores e Fios. Confira as regras e participe até o dia 25/05.

Boa sorte!

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Cabeçalho sempre como link

Nível: intermediário
blogger

É questão de usabilidade presumir que o cabeçalho de qualquer site aponte para a home do mesmo, ainda quando o usuário já esteja na página inicial, porque ele pode precisar recarregar a página para atualizar ou para que o navegador carregue algum recurso que não apareceu na primeira tentativa.

No Blogger, quando inserimos no cabeçalho uma imagem que vai substituir o texto, essa imagem sempre vai ser um link para a página inicial do blog, como ocorre aqui no HTMHelen.

Ao contrário, quando não inserimos imagem no cabeçalho ou quando essa imagem vai ser apenas o background, com texto em primeiro plano, é diferente: o cabeçalho só é link quando o visitante não está na home.

Para mudar isso, bastam algumas modificações. Antes de fazer qualquer alteração, siga esses passos:

  1. Salve seu template atual. Qualquer pequeno erro ao fazer essas mudanças poderá avacalhar todo o leiaute do seu blog.
  2. Marque Expandir modelos de widgets.

Há três formas de fazer isso, leia cada uma delas antes de escolher a sua e executar.

1. Cabeçalhos sem imagem de fundo

Estes passos fazem com que títulos de cabeçalhos sem imagem de fundo sempre apontem para a home.

Procure pelo código:

<h1 class='title'><b:include name='title'/></h1>

Substitua por:

<h1 class='title'><a expr:href='data:blog.homepageUrl'><b:include name='title'/></a></h1>

2. Cabeçalhos com imagem de fundo

Estes passos fazem com que títulos de cabeçalhos com imagem de fundo sempre apontem para a home.

Procure pelo código:

<h1 class='title' style='background: transparent; border-width: 0px'><b:include name='title'/></h1>

Substitua por:

<h1 class='title' style='background: transparent; border-width: 0px'><a expr:href='data:blog.homepageUrl'><b:include name='title'/></a></h1>

3. Transformando todo o cabeçalho em link

Fazer isto transforma todo o cabeçalho (incluindo o background) em um link para a página inicial, mas só funciona se o <header> de seu blog não tiver nem um outro elemento que não seja o título do cabeçalho e seu background.

  1. Procure o seguinte código:
    <div id='header-wrapper'>

    Substitua por:

    <a expr:href='data:blog.homepageUrl'><div id='header-wrapper'>
  2. Procure por:
    </div><div id='content-wrapper'>

    Substitua por:

    </div></a><div id='content-wrapper'>
  3. Procure por todas as ocorrências de:
    <a expr:href='data:blog.homepageUrl'><data:title/></a>

    Substitua cada uma delas por apenas:

    <data:title/>

    Nos templates originais do Blogger esse código aparece três vezes, substitua todas eles.

  4. Antes de salvar, visualize. Se seu leiaute estiver deformado, desfaça tudo e comece outra vez. Se estiver tudo no lugar, salve e teste seu blog nos navegadores.

No Helen Fernanda Portfólio eu fiz essa terceira modificação.

Imagem do site AODesign

Cobertura do XII Encontro Estadual para Servos

servos

Entre os dias 30 de abril e 3 de maio foi realizado o XII Encontro Estadual para Servos da Renovação Carismática Católica de Goiás.

Como membro do movimento e da equipe equipe estadual do Ministério de Comunicação Social, durante o encontro servi como jornalista, revisando e editando as matérias sobre o encontro que foram ao ar no portal da RCC Goiás.

Para ver todas as matérias visite o site: www.rccgoias.org.br/site/index.php/enc-servos-2009.html.

Pega ladrão!

20/05/2009 - Como vocês podem ver nos comentários, o Júnior reconheceu seu erro e já tirou o blog do ar. Por confiar nas pessoas, especialmente em um adolescente que ainda terá tempo e oportunidades de recomeçar do jeito certo, retirei todo o post.
¤ Codinome do réu
Júnior Lima
¤ Número de posts roubados
Mais de 20 de vários blogs.
¤ Post que roubou do HTMHelen
Como fazer cenários para Live Messenger
¤ Características
Semi-analfabeto e preguiçoso.
¤ Como age
Rouba o post inteiro, incluindo imagens, links e expressões como "Eu, Helen Fernanda". No final o meliante coloca por extenso a URL do post original, mas ainda não se sabe se é por causa de sua ignorância, achando que isso descaracteriza o plágio a pirataria, ou se é porque sente prazer em divulgar suas vítimas.
¤ Blog
juniorlimavip.blogspot.com

Não indique, não siga, não aceite parcerias de blogs assim.

Denuncie como spam

Denunciar como plagiador e/ou pirata é algo bem meticuloso, burocrático e só os autores dos posts roubados podem fazer. Como leitor você pode denunciá-lo como spam. Veja como:

1. Abra o blog do réu.
2. Desative a folha de estilos.

Se estiver no Firefox, vá ao menu Exibir » Estilos da página e marque Nenhum estilo. Nos demais navegadores o caminho é bastante similar a esse.

ladrao1
3. Vá até a navbar, que vai aparecer dentro de um iframe, e clique em Sinalizar blog.
ladrao2
4. Na janela que se abrir, marque a opção Spam e clique em Continue.
ladrao3
5. Na próxima janela, clique em Submit.
ladrao4

Deve aparecer na janela a mensagem.

Thank you for contacting us.

Espero não precisar voltar tão cedo a esse assunto.

Top 10 de maio/2009

  1. Ferramentas Blog
  2. Templates para Você
  3. El Escaparate
  4. Ileitura
  5. Saber CSS
  6. Casa dos Brechós
  7. Cova do Urso
  8. Dicas Mamanunes
  9. TidBits
  10. Virtual Z1

Esses são os dez blogs que mais trouxeram visitas ao HTMHelen entre os dias 10/04 e 09/05/2009.

Até mais!

Top 10 do Helen Fernanda Ponto Com

Foram tantos feriados que o mês de abril passou voando e já estamos no Top 10 de maio: cliques de 10/04 a 09/05/2009.

top-10
  1. Sobre Algumas Histórias
  2. Dramático e Orgástico
  3. Arthur Henrique
  4. Movimento Blog Voluntário
  5. Erika Lettry
  6. Grooxe
  7. Mercado Binário
  8. Ministério de Comunicação da RCC Goiás
  9. Ateliê de Ideias
  10. Dicas Blogger