MARTINS, Helen Fernanda Alves. Título do post. Goiânia, 20 nov. 2011. Disponível em: <http://www.meutedio.com.br/…>. Acesso em 05 fev. 2017.

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Como centralizar os anúncios do AdSense

Nível: iniciante

Para centralizar os anúncios do AdSense que são adicionados entre os posts do Blogger, basta ir até Layout ≫ Editar HTML e colocar o seguinte código na folha de estilos do blog, ou seja, acima da tag ]]></b:skin>:

#main-wrapper div.inline-ad {text-align:center; margin:30px; margin-left:auto; margin-right:auto;}
]]></b:skin>

Observe que eu aproveitei para aumentar a distância entre o anúncio e o texto usando margin:30px, já que a ausência desse espaço em branco é outro fator que torna os anúncios visualmente menos agradáveis. Você pode alterar esse número para que o anúncio se adeqúe melhor ao leiaute de seu blog.

Até mais!

29 temas para Google Chrome 3+

Logo Chrome Já fazia alguns dias que estava usando o Google Chrome 3 Beta (agora já estou no 4), mas só ontem comecei a experimentar o recurso de temas. Eu, particularmente, amei essa possibilidade. Como já contei aqui, não é de hoje que estou enjoada desse azul-cueca-velha que o Google usa tanto no orkut como no Chrome, então a possibilidade de mudar muito me entusiasma.

Para ter acesso ao recurso de temas sem nenhuma gambiarra, é preciso ter o Chrome 3 ou 4 para Windows ou uma das versões em desenvolvimento para Mac e Linux.

É importante lembrar que nenhuma das versões está em fase final, isso significa que podem ser encontrados bugs. Estou usando o Chrome no Ubuntu 9 e o Chrome 4 no Windows XP e não tive problemas, mas recomendo que não instale se estiver em dúvida. Links para download:

Download

Windows XP e Vista:


Pen Drive Rosa

Após instalar a versão de testes desejada, entre na Galeria de Temas e experimente. Ao clicar, você salva os temas em uma pasta pessoal. Assim, sempre que quiser trocar as cores do Chrome basta ir direto à pasta e clicar no tema desejado, sem precisar visitar a galeria novamente. A maioria dos temas são muito belos, como estes cinco que selecionei:

CandyCandy
Cork BoardCork Board
Floral BlueFloral Blue
MarbleMarble
Vertical StripeVertical Stripe

Assim como no Opera, não é preciso reiniciar o navegador para ver as modificações, basta aguardar o tempo de download do arquivo de tema. Sempre que quiser voltar à cor original, basta aplicar o tema Classic ou acessar Opções » Personal Stuff » Themes » Reset to default theme.

Divirta-se!

Li e recomendo “Cartas Entre Amigos”

Cartas Entre Amigos

Em maio deste ano a jornalista carioca Patrícia Haddad participou do lançamento do livro Cartas Entre Amigos: sobre medos contemporâneos e escreveu um simpático post em seu blog falando do livro, do lançamento e do hábito de escrever cartas, do qual fui fiel praticante durante quase cinco anos de minha adolescência - cheguei a contar 300 amigos por correspondência ao mesmo tempo de quase todos os estados do Brasil e de Portugal. O texto enxuto, informativo e bem ilustrado da Patrícia foi o que me incitou o desejo de ler o livro.

Dois meses depois eu ainda não tinha lido Cartas Entre Amigos, mas me deparei com outro texto, dessa vez do jornalista goiano Rafael Carneiro que sugestivamente escolheu o título A boa surpresa para falar da obra. Rafael, católico praticante, encerra o seu texto dizendo:

Católico, não me espelho necessariamente em homens como o Padre Fábio ou Gabriel Chalita. Mas me encanta ver imagens diferentes dos meus achismos em outros espelhos. Católico, me espelho muito nessa generosidade. Os generosos são surpreendentes.

O texto do Rafael, que não é membro da Renovação Carismática Católica, reavivou meu desejo de saborear o livro. Por motivos financeiros, só este mês tive condições de comprá-lo. A leitura, fácil e prazerosa, durou menos de três noites e já escolhi uma pessoa querida da minha família a quem vou presentear com o mesmo exemplar que li. Sou de uma corrente que defende que lugar de livro não é na estante, mas sim a trinta centímetros do nariz de um leitor.

Gabriel Chalita e Padre Fábio têm narrativas muito parecidas. São poéticos, filosóficos, conselheiros, defensores do amor. Várias vezes, ao longo das dezoito cartas, eu me via perdida por alguns segundos tentando me lembrar quem escrevia para quem, até que encontrava algum vocativo dizendo “padre”, que é como Gabriel trata Fábio, ou “Gabriel”, que é como o padre chama o doutor em direito. Os vocativos “amigo” e “irmão” são comuns a ambos.

As cartas são repletas de testemunhos nos quais identificamos pessoas conhecidas de nosso convívio familiar e social, se não nós mesmos. Ao contrário do que eu imaginava antes, Fábio e Gabriel não fazem apologia ao catolicismo em si. Suas cartas são apologias ao amor, que está acima de qualquer religião. As frases são tão belas e definitivas que eu poderia fazer dezenas de citações aqui, mas vou encerrar com um parágrafo da décima terceira carta, escrita por Gabriel Chalita:

Somos avarentos porque temos medo de perder dinheiro, invejosos porque temos medo do sucesso do outro, ciumentos porque temos medo de que alguém roube o que fantasiamos nos pertencer. Arrogantes, porque temos medo de que percebam nossas fragilidades. Egoístas porque temos medo de dividir a rede. Preguiçosos porque temos medo da luta. Agressivos porque temos medo do amor.

Paz e bem!

Helen Fernanda
Membro do MCS Goiás

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Fontes compatíveis com Linux

Não são poucos os blogueiros que se assustam quando olham as fontes do próprio blog pela primeira vez em um outro navegador ou em outro sistema operacional. Isso ocorre simplesmente porque as fontes instaladas nos mais diversos sistemas operacionais não são as mesmas.

Como usuária de Windows XP e Ubuntu 9, vou listar o que considero como possíveis soluções para que blogueiros que usam Windows consigam definir suas fontes corretamente de forma que usuários Linux não sejam prejudicados.

Como personalizar a fonte

Nível: intermediário

Este post foi atualizado em agosto/2009.

As propriedades em CSS que modificam a fonte são:

  1. font-family
  2. font-style
  3. font-variant
  4. font-weight
  5. font-size
  6. font

Família da fonte

Definimos o família de fonte com font-family:

<div style="font-family: 'Lucida Bright', serif">Este texto vai aparecer com a fonte Lucida Bright se você tiver ela instalada. Caso contrário, ele será mostrado com a fonte serifa padrão de seu navegador.</div>
Este texto vai aparecer com a fonte Lucida Bright se você tiver ela instalada. Caso contrário, ele será mostrado com a fonte serifa padrão de seu navegador.

Ao escolher a fonte, podemos definir a espécie (times new roman, verdana…) ou o gênero (serif, sans-serif) da fonte.

Serif

<div style="font-family:serif">Este texto vai aparecer com a fonte de serifa padrão de seu navegador.</div>
Este texto vai aparecer com a fonte de serifa padrão de seu navegador.
<div style="font-family:georgia, serif">Este texto vai aparecer com a fonte Georgia, mas se você a desinstalou, vai aparecer a fonte serifa padrão do navegador.</div>
Este texto vai aparecer com a fonte Georgia, mas se você a desinstalou, vai aparecer a fonte serifa padrão do navegador.
<div style="font-family:garamond, serif">Este texto vai aparecer com a fonte Garamond, mas se você a desinstalou, vai aparecer a fonte serifa padrão do navegador.</div>
Este texto vai aparecer com a fonte Garamond, mas se você a desinstalou, vai aparecer a fonte serifa padrão do navegador.
<div style="font-family:'Monotype Corsiva', serif">Este texto deve aparecer com a fonte Monotype Corsiva, mas se ela não existe em seu computador, aparecerá com a fonte serifa padrão do navegador.</div>
Este texto deve aparecer com a fonte Monotype Corsiva, mas se ela não existe em seu computador, aparecerá com a fonte serifa padrão do navegador.

Sans-serif

<div style="font-family:sans-serif">Este texto vai aparecer com a fonte sem serifa padrão de seu navegador.</div>
Este texto vai aparecer com a fonte sem serifa padrão de seu navegador.
<div style="font-family:verdana, sans-serif">Este texto deve aparecer com a fonte Verdana, mas se ela não existe em seu computador, aparecerá com a fonte sem serifa padrão do navegador.</div>
Este texto deve aparecer com a fonte Verdana, mas se ela não existe em seu computador, aparecerá com a fonte sem serifa padrão do navegador.
<div style="font-family:trebuchet ms, sans-serif">Este texto deve aparecer com a fonte Trebuchet MS, mas se ela não existe em seu computador, aparecerá com a fonte sem serifa padrão da máquina.</div>
Este texto deve aparecer com a fonte Trebuchet MS, mas se ela não existe em seu computador, aparecerá com a fonte sem serifa padrão da máquina.
<div style="font-family:'Arial Rounded MT Bold', sans-serif">Este texto deve aparecer com a fonte Arial Rounded MT Bold, mas se ela não existe em seu computador, aparecerá com a fonte sem serifa padrão do navegador.</div>
Este texto deve aparecer com a fonte Arial Rounded MT Bold, mas se ela não existe em seu computador, aparecerá com a fonte sem serifa padrão do navegador.

Monospace

<div style="font-family:monospace">Este texto vai aparecer com a fonte monoespaçada padrão de seu navegador.</div>
Este texto vai aparecer com a fonte monoespaçada padrão de seu navegador.
<div style="font-family:'OCR A Std', monospace">Este texto deve aparecer com a fonte OCR A Std, mas se ela não existe em seu computador, aparecerá com a fonte monoespaçada padrão do navegador.</div>
Este texto deve aparecer com a fonte OCR A Std, mas se ela não existe em seu computador, aparecerá com a fonte monoespaçada padrão do navegador.
<div style="font-family:'Lucida Console', monospace">Este texto deve aparecer com a fonte Lucida Console, mas se ela não existe em seu computador, aparecerá com a fonte monoespaçada padrão do navegador.</div>
Este texto deve aparecer com a fonte Lucida Console, mas se ela não existe em seu computador, aparecerá com a fonte monoespaçada padrão do navegador.
<div style="font-family:courier new, monospace">Este texto deve aparecer com a fonte Courier New, mas se ela não existe em seu computador, aparecerá com a fonte monoespaçada padrão do navegador.</div>
Este texto deve aparecer com a fonte Courier New, mas se ela não existe em seu computador, aparecerá com a fonte monoespaçada padrão do navegador.

Cursive

<div style='font-family:cursive;'>Este texto deve aparecer com a fonte <b>cursiva</b> padrão do navegador.</div>
Este texto deve aparecer com a fonte cursiva padrão do navegador.
<div style="font-family:'Lucida Calligraphy', cursive;">Este texto deve aparecer com a fonte <b>Lucida Calligraphy</b> ou com a fonte cursiva padrão do navegador.</div>
Este texto deve aparecer com a fonte Lucida Calligraphy ou com a fonte cursiva padrão do navegador padrão do navegador.

Fantasy

<div style='font-family:fantasy;'>Este texto deve aparecer com a fonte <b>fantasy</b> padrão do navegador.</div>
Este texto deve aparecer com a fonte fantasy padrão do navegador.
<div style='font-family:Impact, fantasy;'>Este texto deve aparecer com a fonte <b>Impact</b> ou com a fonte <b>fantasy</b> padrão do navegador.</div>
Este texto deve aparecer com a fonte Impact ou com a fonte fantasy padrão do navegador.

Estilo da fonte

Definimos o estilo da fonte com font-style:

<div style='font-style:inherit;'>Com inherit o texto segue o estilo herdado da tag onde estiver inserido.</div>
Com inherit o texto segue o estilo herdado da tag onde estiver inserido.
<div style='font-style:normal;'>Com normal o texto segue a inclinação padrão do tipo.</div>
Com normal o texto segue a inclinação padrão do tipo.
<div style='font-style:italic;'>Com italic o texto fica inclinado para a direita.</div>
Com italic o texto fica inclinado para a direita.
<div style='font-style:oblique;'>Com oblique o texto fica inclinado para a direita.</div>
Com oblique o texto fica inclinado para a direita.

Essa propriedade não causa qualquer alteração em fontes que não têm a opção de estilo itálico.

Variação da fonte

Definimos a variação da fonte com font-variant:

<div style='font-variant:inherit;'>Com <strong>inherit </strong>a fonte terá a mesma <i>variant</i> que o elemento no qual a tag está inserida.</div>
Com inherit a fonte terá a mesma variant que o elemento no qual a tag está inserida.
<div style='font-variant:normal;'>Com <strong>normal</strong> a fonte fica assim.</div>
Com normal a fonte fica assim.
<div style="font-variant: small-caps;">Com <strong>small-caps</strong> a fonte fica assim.</div>
Com small-caps a fonte fica assim.

Antes de tirar conclusões erradas, observe atentamente a diferença entre um texto com small-caps (maiúsculas menores) e um texto com uppercase (maiúsculas):

<div style='font-variant:small-caps;'>Eu, Helen Fernanda, mantenho voluntariamente o blog HTMHelen, atualizando-o nas minhas horas livres com assuntos que interessam a blogueiros iniciantes.</div>
Eu, Helen Fernanda, mantenho voluntariamente o blog HTMHelen, atualizando-o nas minhas horas livres com assuntos que interessam a blogueiros iniciantes.
<div style='text-transform:uppercase;'>Eu, Helen Fernanda, mantenho voluntariamente o blog HTMHelen, atualizando-o nas minhas horas livres com assuntos que interessam a blogueiros iniciantes.</div>
Eu, Helen Fernanda, mantenho voluntariamente o blog HTMHelen, atualizando-o nas minhas horas livres com assuntos que interessam a blogueiros iniciantes.

Espessura da fonte

Definimos a espessura da fonte com font-weight:

<div style="font-weight:inherit;">Com <em>inherit</em> o texto segue o padrão do elemento em que a tag está inserida.</div>
Com inherit o texto segue o padrão do elemento em que a tag está inserida.
<div style="font-weight:bolder;">Com <em>bolder</em> o texto fica em negrito.</div>
Com bolder o texto fica em negrito.
<div style="font-weight:bold;">Com <em>bold</em> o texto fica em negrito.</div>
Com bold o texto fica em negrito.
<div style='font-weight:normal;'>Com <em>normal</em> o texto fica com a espessura padrão.</div>
Com normal o texto fica com a espessura padrão.
<div style='font-weight:lighter;'>Com <em>lighter</em> o texto fica mais claro que o normal.</div>
Com lighter a fonte fica menos espessa que o normal.

Além dos exemplos supracitados, esta propriedade também aceita valores numéricos de 100, 200, 300… até 900.

Tamanho da fonte

Definimos o tamanho da fonte com font-size:

Valores absolutos
<div style="font-size:xx-large">Com <em>xx-large</em> o texto fica muito maior.</div>
Com xx-large o texto fica muito maior.
<div style="font-size:x-large">Com <em>x-large</em> o texto fica maior.</div>
Com x-large o texto fica maior.
<div style="font-size:large">Com <em>large</em> o texto fica grande.</div>
Com large o texto fica grande.
<div style="font-size:medium">Com <em>medium</em> o texto fica mediano.</div>
Com medium o texto fica mediano.
<div style="font-size:small;">Com <em>small</em> o texto fica pequeno.</div>
Com small o texto fica pequeno.
<div style="font-size:x-small;">Com <em>x-small</em> o texto fica menor.</div>
Com x-small o texto fica menor.
<div style="font-size:xx-small;">Com <em>xx-small</em> o texto fica muito menor.</div>
Com xx-small o texto fica muito menor.
Valores relativos
<div style="font-size:smaller;">Com <em>smaller</em> o texto fica menor do que estava antes.</div>
Com smaller o texto fica menor do que estava antes.
<div style="font-size: inherit">Com <em>inherit</em> o texto segue o tamanho padrão do elemento ao qual ele pertence.</div>
Com inherit o texto segue o tamanho padrão do elemento ao qual ele pertence.
<div style="font-size:larger">Com <em>larger</em> o texto fica maior do que estava antes.</div>
Com larger o texto fica maior do que estava antes.

Esta propriedade também aceita valores numéricos em pixels (px), pontos (pt) e porcentagem (%).

Todas em uma

Podemos definir todas as cinco características da fonte dentro da propriedade font:

<div style="font:small-caps bold 13px 'comic sans ms';">Texto com várias propriedades em uma só.</div>
Texto com várias propriedades em uma só.
<div style="font:italic bolder 15px 'Lucida Bright';">Texto com várias propriedades em uma só.</div>
Texto com várias propriedades em uma só.

A ordem dos valores na propriedade font é: font-style | font-variant | font-weight | font-size | font-family.

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Personalizando a nuvem de marcadores do Blogger

Nível: intermediário

Como muitos de vocês já devem ter lido no Dicas Blogger ou no Ferramentas Blog, o Blogger finalmente implementou nos Marcadores os recursos de:

[Desativada] Gente de Fé, rede social do portal Canção Nova

image

Usando Wordpress MU, mesma plataforma da rede social Blog Católico, a rede social Gente de Fé é uma das mais novas iniciativas do portal Canção Nova.

Sua página na rede Gente de Fé terá o seguinte formato:

gentedefe.com/members/nomedeusuario

Apesar de ser a principal finalidade do Wordpress MU, o recurso de criação de blogs atualmente está inativo na rede.

gente-de-fe

Embora use a mesma interface, o site Gente de Fé tem novidades em relação à rede Blog Católico. A primeira é estar totalmente em português, a segunda é a integração com outros sites, como Twitter, Flickr e YouTube. Após uma simples configuração de usuário e senha, suas atualizações nesses sites aparecem automaticamente em seu perfil, como no aparecem no meu:

gentedefe.com/members/helenfernanda

Paz e bem!

Helen Fernanda
Membro do MCS Goiás

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

A falácia da “vontade divina”

Este é um artigo sobre Igreja.

Comecei hoje a ler Cartas Entre Amigos e já quero citar dois parágrafos do Padre Fábio de Melo:

Escuto absurdos sobre Deus, quando pessoas movidas por boas intenções resolvem explicar as fatalidades do mundo. Frases simplórias e descomprometidas com a verdade não resolvem; ao contrário, agravam ainda mais o sofrimento, porque geram orfandade, descrença e abandono.

Justificam as tragédias humanas como “vontade divina”, retirando assim a responsabilidade humana dos acontecimentos, fruto das escolhas que fazemos. Respondem a tudo e a todos como se o desvelamento do mistério pudesse resolver as questões.

O trecho do livro serve apenas para embasar um desabafo que há muito tempo eu queria fazer, pois se trata de uma situação que muito me incomoda.

sábado, 22 de agosto de 2009

Template Flowers

Nível: intermediário

Confesso que não tinha a intenção de fazer esse template, ele nasceu de uma tentativa “frustrada” de fazer um template para outro blog. Não serviu para o blog em questão porque já estava ficando cute demais.

Então resolvi terminá-lo mesmo assim para publicar aqui, mesmo não sendo uma tradição minha disponibilizar templates. Não sou propriamente uma designer, então desde já peço desculpas por qualquer coisa.

flowers-04-2009

Principais arquivos:

templateflowers.xml
Template, que só deve ser inserido depois que você fizer backup do seu template atual e de todos os seus widgets.
header.png
Imagem do cabeçalho, deve ser inserida Por trás de título e descrição.

As demais imagens que estão zipadas são backups de outras imagens utilizadas no template. Você só vai precisar delas se alguma das atuais não abrir ou apresentar lentidão, portanto, guarde em local seguro.

22/08/2009 → Atendendo o pedido da Anny, seguem as instruções para mudar o nome da cidade que atualmente está configurado como Goiânia.

Personalizando a cidade:

1. Entre em Layout » Editar HTML.

2. Marque a opção Expandir modelos de widgets.

3. Procure pelo texto “Goiânia” para encontrar a seguinte linha de código:

<h3 class='date-header'>Goiânia, <data:post.dateHeader/></h3>

4. Onde está escrito Goiânia, coloque o nome de sua cidade. Alguns exemplos:

<h3 class='date-header'>Altamira, <data:post.dateHeader/></h3>
<h3 class='date-header'>Brasília, <data:post.dateHeader/></h3>
<h3 class='date-header'>Catalão, <data:post.dateHeader/></h3>

Você também pode apagar o nome da cidade se não quiser mostrar nenhuma. Para isso, substitua o código supracitado por apenas:

<h3 class='date-header'><data:post.dateHeader/></h3>

5. Visualize e, se estiver conforme desejado, salve.


Anny, obrigada por me lembrar!

Até mais!

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

10 coisas que odeio em parentes

Este é um post sobre humor na minha vida.

Para não dizer que meus parentes nunca me renderam nada*, vou escrever um post sobre eles e tentar faturar alguma coisa com os links patrocinados.

Segue então uma lista de coisas que odeio em meus parentes:

1. COMPARAÇÃO

as0124

Ficam comparando você com outras pessoas da família e se esquecem de investir tempo te conhecendo de verdade.

Possível solução: Sempre que te compararem com alguém diga com sinceridade e ironia um defeito grave e constrangedor da pessoa de quem estão falando.

Se sou tão parecido assim com o Tio Alfredo, também posso ter duas esposas e uma amante ao mesmo tempo?

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

I Mostra de Dança do Ministério Face

Mais um evento muito legal para todos nós divulgarmos em nossos sites católicos:

  • Evento: I Mostra de Dança Ministério Face

  • Nome: Reflexos da Alma

  • Local: Teatro da Católica, Jardim Goiás, Goiânia (Antiga Cambury)

  • Dia: 12 de Setembro de 2009

  • Horário: 19h30

  • Ingresso: R$ 10,00

  • Locais de Venda:

    • Paróquia Nossa Senhora Auxílio dos Cristãos, Setor Sudoeste, Goiânia

    • Associação Servos de Deus (ASD), Setor Coimbra, Goiânia




Cartaz Vertical


reflexos-da-alma

Cartaz Horizontal


reflexos-da-alma-horizontal

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Como colocar link no nome do autor do post

Seguem os passos para transformar a assinatura do autor do post em link.

1. No painel do Blogger, vá até a página Layout » Editar HTML e marque a opção Expandir modelos de widgets.

2. Procure pelo seguinte código:

<span class='fn'><data:post.author/></a></span>

3. Substitua pelo código seguinte, sendo que onde está escrito http://twitter.com/helenfernanda coloque a URL desejada:

<span class='fn'><a href='http://twitter.com/helenfernanda'><data:post.author/></a></span>

Clique no botão Visualizar antes de Salvar modelo. Se o blog tiver vários autores, coloque o link para a página de equipe, já que, por esse método, independente de quem seja o autor, o link sempre será o mesmo.

Até mais!

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Top 10 de agosto/2009

Uma das grandes surpresas neste Top 10 é a presença do excelente Templates Novo Blogger que está com um link para cá na seção Recomendo. Amei! Como já contei aqui, os tutoriais muito bem explicadinhos da Ariane foram definitivos quando escolhi migrar para o novo Blogger, já que durante muitos meses eu resisti usando o template clássico.

Blogs que trouxeram mais visitas ao HTMHelen entre 10/07 e 09/08/2009:

  1. Ferramentas Blog
  2. TioSolid
  3. Vende na Farmácia?
  4. Templates para Você
  5. Templates Novo Blogger
  6. Insight
  7. Padre Joãozinho
  8. Novos horizontes
  9. TidBits
  10. Mais Atitudes

O que é Top 10?

Explicações

Não gosto muito de me desculpar, mas acho melhor avisar que estou sem internet em casa. Garanto que em breve tudo será solucionado e os posts que estão nos rascunhos serão publicados.

Depois de muitos meses sem adoecer, “inventei” de pegar uma gripe justamente na semana do meu aniversário. A única coincidência boa é que os canais Tele Cine estavam todos com sinal aberto e assisti muitos filmes enquanto os olhos aguentavam, já que a fadiga visual foi o pior sintoma que tive desta vez.

Por causa desse mesmo problema não pude escrever muito nos últimos dias, nem para o blog, nem profissionalmente. Já estou melhorando e em breve estarei 100% para resolver meus problemas com a operadora de telefonia e voltar a blogar diariamente.

Até mais!

domingo, 9 de agosto de 2009

Personalizando “Mostrar Todas as Postagens”

Este é um post sobre CSS no Blogger.
Nível: intermediário
Blogger

A mensagem de status Mostrar todas as postagens é aquela que aparece quando você faz uma busca por Marcador ou por palavra-chave.

Caso o template do seu blog faça uso de tons de cinza, é bem provável que o CSS padrão dessa caixa combine com o design do seu blog e por isso não sinta necessidade de alterá-lo, como no exemplo abaixo:

Cinza

1. Como customizar essa caixa:

Quando você usa algum template que use quaisquer cores que não inclua cinza, personalizar essa caixa pode ajudar bastante a manter a harmonia. Segue então um exemplo de código customizado, lembrando que você pode mudar as cores, os alinhamentos, as bordas, os backgrounds e outros atributos de CSS que desejar.

Adicione o seguinte código à folha de estilos do Blogger, ou seja, copie e cole logo acima do código ]]></b:skin>.

.status-msg-wrap {text-align:center; color:#000; padding-bottom:20px; font-family:'trebuchet ms',sans-serif; margin-left:auto; margin-right:auto;}
.status-msg-body {display:block; background:#fff; padding:0px; margin-left:auto; margin-right:auto; text-align:center;border:1px solid #acc601;}
.status-msg-border {border:0px;}
.status-msg-bg {background:#fff;}
.status-msg-body b {color:#ff6633;}
.status-msg-body a {display:block; text-decoration:none;}
.status-msg-body a:link {text-decoration:none;}
.status-msg-body a:hover {text-decoration:none;}
.status-msg-body a:visited {text-decoration:none;}
.status-msg-border {border-right-width:0px;}
.status-msg-bg {border-right-width:0px;}
.status-msg-hidden {border-right-width:0px;}
]]></b:skin>

a) Antes:

Antes

b) Depois:

image

2. Como esconder essa caixa:

Algumas pessoas preferem esconder a caixa. Eu acho melhor não fazer isso, porque ajuda o leitor a se situar. Porém, se você entende que vai ser melhor assim, esconder essa mensagem de status é muito fácil. Adicione apenas o seguinte código à folha de estilos:

.status-msg-wrap {visibility:hidden; display:none;}
]]></b:skin>

Até mais!

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

The World Browser, o Internet Explorer que é bom

Globo

Se o Flock é a versão rápida do Firefox, o The World Browser (TWB) é a versão rápida do Internet Explorer.

Até o momento, a principal utilidade do TWB na minha coleção de navegadores é visitar páginas mal feitas que só abrem no Internet Explorer, geralmente são sites de bancos e de inscrição em concursos e trainees. Outro site que eu visito muito e só abre no IE é o da Natura. Com o TWB você engana direitinho e é aceito nesses sites como se estivesse usando o IECA, mas na verdade está usando um navegador muito melhor, mais bonito e muito, muito mais leve mesmo.

Pen Drive Rosa

Outra informação importante é que o mesmo TWB que você instala no PC, também pode ir para o pen drive, ele funciona muito bem como navegador portátil.

O TWB tem dois temas que podem ter cores personalizadas a seu critério.

Tema Default

tema1

tema2

Tema Crystal Chrome

tema3

tema4

image

Até mais!

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Como centralizar formulário de comentários no Blogger

Nível: intermediário

Para centralizar o formulário de comentários embutido, vá até Layout » Editar HTML e adicione o seguinte código logo acima da tag ]]></b:skin>:

#comment-form, .comment-form {margin:auto; padding-left:5px; padding-right:5px; padding-top:0px; padding-bottom:0px;}
]]></b:skin>

Antes:

antes

Depois:

depois

Até mais!

Divulgação do V Encontro Estadual de Jovens

flyer_curva

Falta apenas um mês e já está na hora de colocar nos nossos sites o banner do V Encontro Estadual de Jovens que será realizado entre os dias 4 e 6 de setembro de 2009 em Goiânia.

Goiás, nascente de jovens profetas

Pregadores:

  • Fabio Lira (Canção Nova)
  • Dinairdes (Conhecendo a Unção)
  • Roberto Ricardo (Coordenador Estadual da RCC Goiás)
  • Rhadamés de Freitas (Coordenador Estadual do Ministério Jovem)

Sobre o encontro:

  • Quando: de 4 a 6 de setembro de 2009
  • Onde: Associação Servos de Deus, Goiânia
  • Quanto: R$ 10,00
  • Mais informações: (62) 4013-7100

Paz e bem!

Helen Fernanda
Membro do MCS Goiás

Sites de programas portáteis

Este é um post sobre Downloads para Windows.

Logo WindowsEstou em uma fase de encantamento por programas portáteis para o meu pen drive, já que uso vários computadores ao logo do dia (não tenho notebook ou um computador só para mim no trabalho) e nas várias máquinas que uso fora de casa quase nunca posso instalar programas que para mim já são essenciais, como Firefox, Pidgin e IrfanView.

Eu descobri os programas portáteis quase sem querer. Eu já usava pen drive para armazenar arquivos e aplicativos de instalação, que é como quase todo mundo começa. Só passei a instalar programas nele depois que vi a edição da revista Info Exame de março de 2009 que tem esse assunto na capa:

Comecei pelo Firefox e achei fantástica a experiência de usar o navegador com todos os meus complementos favoritos em lan houses e computadores de parentes, sem gastar tempo instalando tudo de novo ou sem me frustrar quando não podia instalar.

Com o tempo descobri novos programas e até tive que comprar um pen drive maior, que hoje é uma ferramenta muito útil em meu trabalho, pois levo tanto meus arquivos quanto meus programas sempre junto comigo, independente da máquina que estou usando.

Alguns dos sites que uso e recomendo para encontrar os programas portáteis:

05/09/2009 → Adicionei o link Pendriveapps.com
Pen drive rosa
  1. Baixaki Busca pela palavra portable.
  2. Baixatudo Busca pela palavra portable.
  3. Portable Apps
  4. Pendriveapps.com
  5. Superdownloads Busca pela palavra portable.
  6. Tudo Portátil

O Google também ajuda bastante, basta acrescentar a palavra portable após o nome do programa. Para ter os resultados mais atuais ao invés de mais populares, eu uso o Google Pesquisa de Blogs, porque assim é mais provável que eu encontre a versão portátil mais recente de determinado aplicativo.

Sempre que encontro algum programa que instalo, uso e aprovo, eu salvo no meu Delicious com a tag portable:

delicious.com/helenfernanda/portable

Divirta-se!

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Onde mais buscar ajuda sobre Blogger

Blogger

Apesar de avisar que não respondo dúvidas por e-mail, recebo diariamente muitas perguntas pelo formulário de contato, sobre os vários assuntos que aparecem no blog, desde cosméticos, passando por epilepsia, código fonte, jornalismo, marketing, vagas de trabalho e até sobre assuntos relacionados aos anúncios do blog sobre os quais nunca tratei diretamente nos posts. Porém, a maioria absoluta dos e-mails são sobre o Blogger.

Quando é algo que eu posso responder com poucas palavras ou até mesmo com link para post no próprio blog, eu faço, mas a maioria dos e-mails não são simples perguntas, mas sim pedidos de ajuda.

Eu realmente não ajudo ninguém gratuitamente por e-mail, geralmente a pessoa desiste depois que passo o orçamento e/ou quando ensino a usar o Google. Os e-mails não são totalmente ignorados, geralmente servem de sugestões para novos posts.

Meu trabalho voluntário é o próprio blog

Eu gosto de ajudar e a prova maior disso é o próprio blog, meu principal trabalho voluntário. Aqui eu ajudo várias pessoas de vários lugares do mundo ao mesmo tempo e por tempo indeterminado, já que o Google é meu amigo e sempre traz novos visitantes. Mas aqueles que insistem em receber consultoria personalizada e individual, podem entrar em contato para pedir o orçamento.

cifrão

Acho que já contei antes, mas o que “ganho” com anúncios dá para pagar apenas a anuidade do domínio e o pó do café. Não paga meu conhecimento, não paga meu tempo, não compra livros, não paga minha pós-graduação, não paga o aluguel da minha casa, não paga a Celg, não paga a conta da Oi, não paga nem mesmo o açúcar e a água que uso para fazer o café. É verdade que estou testando novos programas de afiliados e até alguns patrocínios para mudar isso, mas por enquanto a realidade é que este blog esgota minha cota de trabalho voluntário.

Considerando tudo isso é fácil deduzir que eu tenho atividades remuneradas extra-blog para conseguir pagar as contas e também que ainda não contratei um estagiário. Então, o melhor que posso fazer é apontar a você outras formas de conseguir ajuda. Você vai perceber que são métodos muito mais interessantes do que mandar e-mail para mim e jamais ser respondido, quer ver?

1. Busque nos blogs parceiros

Eu quero tanto que você encontre respostas para suas dúvidas que mudei a caixa de busca e coloquei também a opção de busca entre os blogs Parceiros, assim você tem muito mais opções. Se não encontrar sua resposta por aqui, é muito provável que encontre nos blogs dos colegas.

Busca
Resultado da busca marcadores em flash.

2. Ajuda do Blogger

Poucas vezes saí da Ajuda do Blogger sem ter uma dúvida esclarecida. O melhor é que quase nunca precisei fazer perguntas, porque quase todas já foram feitas por alguém.

3. Grupo Blogspot Brasil no Google

Mantido pelo Compulsivo, o Grupo Blogspot Brasil também é uma excelente fonte para tirar dúvidas. Vale a pena participar!

4. Comunidade Dicas Blogger no Ning

Criada pela Juliana Sardinha, do blog homônimo, a comunidade Dicas Blogger tem um fórum onde a possibilidade de você ser ajudado aumenta bastante, já que lá há várias outras pessoas dispostas a contribuir. Em fóruns o que vale é a reciprocidade: em um tópico você pergunta, em outro você responde e assim todos participam. Visite e ingresse em dicasblogger.ning.com.

Lembre-se sempre: não pergunte nada em fóruns e grupos de discussão antes de usar a busca! A probabilidade de alguém já ter perguntado o mesmo é muito grande e o risco de você ser ignorado e/ou ridicularizado se fizer pergunta repetida é maior ainda!

Tópico abaixo adicionado no dia 27/03/2011:

5. Fórum dos Bloggers

Este é um fórum português voltado para esclarecer dúvidas de blogueiros que usam a plataforma do Google: ajuda.foruns.com.pt.

Até mais!

Algumas satisfações sobre a fusão

Este é um post sobre Blog Marketing

Já que a moda é fazer fusão, por que eu também não?

Dever satistações, no sentido mais exigente do termo, sei que não devo, o que não me impede de querer contar os motivos que me levaram a ficar com apenas um dos meus blogs e, dessa forma, cuidar apenas de dois: o HTMHelen e o Ministério de Comunicação. Pode ser que alguém não tenha entendido essa bagunça toda que estou aprontando.

Firefox Portable para pen drive

Firefox

Já pensou em ter o Firefox no seu pen drive (ou similar) para usar em qualquer computador com Windows? Firefox Portable é a solução.

04/08/2009 » No primeiro link você poderá baixar tanto a versão atual (3.5.1) como a versão 3.0.12.

Ambos os programas são em inglês. No momento em que escrevo este post, a versão atual é a 3.0.11 e a versão de testes mais recente é a 3.5 RC 3. Recomendo a versão de testes.

  1. Insira o pen drive na conexão USB do computador.
  2. Clique no botão de download da página da versão escolhida.
  3. Confirme a instalação.
  4. Indique o caminho do pen drive para a instalação prosseguir.
  5. Após finalizar a instalação, procure pela pasta FirefoxPortable ou FirefoxPortableTest no seu pen drive e abra o executável.

Você pode instalar os mesmos complementos do Firefox oficial, observando que tudo o que você instalar no Firefox Portable vai ocupar mais espaço no seu pen drive.

Eu usei a expressão pen drive como exemplo por ser o drive externo mais popular, mas entenda que o Firefox Portable pode ser instalado em qualquer drive que possa ser conectado ao computador via USB.

A dica é usar a sua coleção de complementos do Firefox para manter seus dois navegadores sincronizados com os mesmos complementos ou pelo menos com os complementos mais importantes.

    Outros sistemas operacionais:

    Até mais!

    segunda-feira, 3 de agosto de 2009

    SkyDrive, o HD virtual do Windows Live

    SkyDrive

    Eu tenho recomendado muito o SkyDrive via Twitter e pessoalmente para meus colegas e parentes. Esse serviço gratuito do Windows Live é praticamente meu HD virtual.