sábado, 31 de outubro de 2009

Bilbo: editor de blogs para Ubuntu

Este é um post sobre downloads para Linux.
Bilbo

Já adianto que não tem aquele fantástico recurso de edição de imagens que torna o Windows Live Writer o nosso favorito. Pronto! Agora que você já conhece o principal defeito, vamos às diversas qualidades.

▶ No Floods, Lady Gaga

Zune

Já faz tempo que não posto músicas aqui, então vou matar saudades e mostrar uma música que há alguns meses é uma de minhas favoritas, gosto de ouví-la dezenas de vezes consecutivas e ainda não consegui enjoar.

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Sobre as listas do Twitter

Este é um post sobre microblogs.

Twitter Quem acompanha o HTMHelen já sabe que não sou muito de falar sobre o “assunto do dia”. Geralmente espero a poeira abaixar para escrever algo mais consistente.

Mas desta vez vou fazer isso porque tuitei muito sobre o assunto hoje e achei melhor organizar tudo em um post, já que de forma fragmentada algumas pessoas não entenderam.

# Para que serve?

Para quem “segue” muita gente, as listas servem para organizar essas pessoas de forma que possa acompanhar melhor aquilo que interessa em cada momento. Algumas pessoas e empresas precisam seguir muita gente para que todas as pessoas possam lhe mandar Direct Messages (DMs), como geralmente ocorre com alguns blogueiros, algumas empresas e com a maioria dos políticos.

Para quem prefere seguir pouca gente, as listas servem para, de vez em quando, acompanhar pessoas e assuntos que não fazem parte da sua rotina e por isso você não precisa delas em sua home, só precisa do acesso fácil à lista quando for quiser se atualizar a respeito.

# Como saber que já tenho?

Quando o recurso estiver disponível para seu perfil aparecerá o link listed do lado direito de followers. O número acima do link é a quantidade de listas em que você está.

Quando você clica nesse link já sabe em quais listas você aparece.

 

# Como criar uma lista?

Vá ao perfil de uma das pessoas que você quer adicionar à lista, clique no botão Lists e escolha a opção New List.

Ao criar a lista você pode escolher se ela será pública ou não, o que é muito importante. Se for criar uma lista do tipo amigoscachaceiros o bom-senso recomenda utilizar a opção Private, se colocar como Public os “amigos” podem querer revidar e aí não vai prestar.

Infelizmente várias pessoas já estão utilizando as listas para ofender pessoas, rotulando com adjetivos negativos, mas isso pode levar o Twitter a suspender o recurso, prejudicando os demais usuários.

# Como ver as atualizações da lista?

Na coluna direita da Home, abaixo de Saved Searches e acima de Trending Topics deve aparecer a seção Lists com todas as listas que você criou ou que você segue. Basta clicar. Cada lista tem um endereço parecido com:

http://twitter.com/usuarioquecriou/nomedalista

# Como seguir as listas de outras pessoas?

Você pode usar as listas de outras pessoas como referência para as suas próprias listas ou pode apenas seguir a lista da pessoa, confiando nas indicações dela. Basta clicar no botão Follow this list.

30/10/2009 → A seção abaixo foi adicionada.

# Como colocar o link para uma lista?

Para colocar o link para uma lista basta digitar @nomedeusuario/nomedalista, como no exemplo abaixo:

Até mais!

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

[Descontinuado] Flock 2.5.4 em inglês e espanhol

Este é um post sobre download de navegador.
Flock

Caso você tente fazer download do Flock pela página inicial do site www.flock.com a versão mais recente que aparece é a 2.5.2, que usa o Firefox 3.0.13.

Porém, na página Versions, é possível encontrar tanto a versão 2.5.3 (em polonês) como a versão 2.5.4 (em espanhol). Caso você entre no site flock.univision.com encontrará também a versão 2.5.4 em inglês. Essas versões são especiais e foram feitas em parcerias com outras empresas, como o Shawn Hardin conta no blog:

Não há evolução visível entre o Flock 2.5.2 (Firefox 3.0.13) e o Flock 2.5.4 (Firefox 3.0.14), as melhorias se referem a bugs, segurança e estabilidade. A versão polonesa 2.5.3 também usa o Firefox 3.0.14.

Links para download:

Para escolher onde salvar o arquivo de instalação, clique sobre o link com o botão direito do mouse.


Flock 2.5.3 em polonês:

Só para falar que sou eficiente.

Flock 2.5.4 em espanhol:

Flock 2.5.4 em inglês:


Lembrando que aquela nossa gambiarra para colocar o Flock em Português continua funcionando na versão 2.5.4, basta consultar a tabela do post para baixar o arquivo de tradução correto.

Até mais!

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

domingo, 25 de outubro de 2009

A monetização do HTMHelen

Este é um meta-post.
100 reais

Há alguns meses faço experiências de monetização alternativas ao Google AdSense. Foi no blog Helen Fernanda Pink que comecei a fazer vendas diretas, mas foi depois que migrei os posts do Pink para o HTMHelen que essas vendas se mostraram não apenas uma alternativa, mas sim a melhor forma de monetização que já experimentei em meus blogs.

Os produtos são divulgados em posts, à medida em que eles estiverem disponíveis e sempre alternando com conteúdo editorial. É aceitável que a divulgação das ofertas desagrade uma parcela dos assinantes do feed, mas já mensurei custos e benefícios, de forma que é a minha melhor opção no momento.

Atualmente vendo cosméticos, mas há planos de, a médio prazo, aumentar o leque de produtos. A longo prazo teremos também uma loja própria, independente do blog, mas ainda não posso prometer prazos.

Obrigada pela compreensão e até mais!

Posts sobre microblogs

Passarinho Verde

Clientes para Twitter

Utilidades para Twitter

Rola no Twitter e fora dele

Além do Twitter

[Indisponível] Semana Blogger Templates do Insight

Este é um post sobre templates para Blogger.

Eu sou uma péssima designer, por isso faço questão de ter excelentes parceiros que compensam isso, um deles é o Insight, que realizou de 19 a 25 de outubro de 2009 a Semana Blogger Templates.

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Como dividir o conteúdo em colunas automáticas

image

O adjetivo “automáticas” é por minha conta. Eu chamei esse recurso assim porque há várias formas manuais de dividir o conteúdo em colunas com CSS.

Como criar tabelas

Muitas pessoas se enganam e acham que tableless é desenvolver sites sem usar tabela alguma. Traduzindo, tableless significa menos tabelas e não ausência de tabelas.

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Versões antigas, descontinuadas e abandonadas

A fixação por antiguidades não pertence apenas ao mundo das coisas palpáveis: carros, jóias, vinhos, etc. No mundo dos softwares é uma prática cada vez mais comum.

6

Há vários motivos que levam as pessoas a instalarem em suas máquinas jogos e aplicativos antigos, muitos deles abandonados pelos fabricantes:

  • Desconhecimento de versão mais recente.
  • Configuração da máquina incompatível com software mais recente.
  • Nostalgia do usuário, que não consegue se desapegar do programa antigo.

O que você tem a dizer?

Eu comecei a escrever este post há alguns meses. Ficou muito grande, dividi em dois. Li tudo novamente e percebi que tinha ficado chato, longo, complicado e cheio de regrinhas. Apaguei tudo!

Descobrir o que você tem a dizer de interessante em um blog é um processo simples. Infelizmente somos cada vez menos íntimos dos processos simples. O excesso de informação, de ansiedade, de pressa, de tarefas, de expectativas torna a nossa geração Y cada vez mais dispersa e menos focada.

Matérias e fotos do Encontro Nacional de Pregadores

image

De 15 a 18 de outubro de 2009 foi realizado em Brasília o Encontro Nacional de Pregadores. O material que a equipe nacional do MCS produziu durante o evento pode ser acessado no site pregacao.rccbrasil.org.br.

Paz e bem!

Helen Fernanda
Membro do MCS Goiás

Barra de rolagem em posts ou widgets

Não é algo que deva ser usado sem moderação, mas caixas com barras de rolagem podem ser úteis em algumas situações, como quando você tem que disponibilizar um código muito grande ou quando existe a possibilidade do conteúdo ser expandido dinamicamente e assim deformar o leiaute, só para citar dois exemplos.

O valor auto é o que faz a barra aparecer somente quando o conteúdo da caixa extrapola o tamanho determinada na tag <div>.

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

O nome do blog HTMHelen foi plagiado

Depois de muitos posts surrupiados, algo mais grave: surrupiaram o NOME do blog.

O endereço do blog-plágio é http://htmhellen.blogspot.com. Graças a Deus ele é tão feio e mal feito que nenhum dos meus leitores assíduos confundiria, mas fica o aviso. De tão feio, me recuso a colocar tanto o link quanto o print dele aqui.

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Vai um conselho aí?

Atualizado dia 16/01/2014.

Antes de mais nada quero deixar claro que eu entendo dica e conselho como duas coisas distintas:

dica
uma informação ou receita pontual para ser utilizada em ocasião exclusiva ou por um grupo exclusivo de pessoas. Exemplos: dicas para cabelos sedosos, dicas para jornalistas, dicas para fritar ovo, etc.
conselho
uma opinião de alguém mais experiente que, caso você acate, servirá como uma formação que poderá mudar seu modo de ver, pensar e agir, por toda a vida ou boa parte dela. Por não estar vinculado a uma ocasião ou contexto específico, um mesmo conselho pode servir para um abrangente grupo de pessoas, independente de sexo, escolaridade, profissão ou classe social.

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Sites sobre HTML e CSS

A maioria dos tutoriais sobre HTML e CSS deste blog são aplicados a Blogger. Tenho percebido que a maioria dos blogueiros que frequentam o HTMHelen, mesmo depois de anos, ainda são totalmente dependentes de tutoriais, não conseguindo criar uma linha de código sozinhos. Talvez isso se deva ao fato de que os tutoriais aplicados dispensam o blogueiro de raciocinar para encontrar uma solução, de forma que realmente não precisa aprender as linguagens: basta copiar e colar.

sábado, 17 de outubro de 2009

William Bonner fala sobre Twitter

Este é um vídeo sobre o Twitter.

Vou postar esse vídeo aqui para dedicá-lo às minhas colegas jornalistas que ainda não tiveram oportunidade de conhecer e utilizar o Twitter. É verdade que a maioria não por falta de curiosidade, mas principalmente por falta de tempo.

Agora elas têm mais um motivo para entrar na brincadeira… Quem sabe não encontrem um tempinho:

O final da fala dele é ótima:

“A vida já é tão cheia de regras… Eu uso daquele jeito. Quem gosta de seguir segue, quem não gosta não segue e tá tudo bem, fica todo mundo feliz.” Willian Bonner

Quem me acompanha por lá já percebeu que escolhi essa fala porque é exatamente o que penso sobre essas regras hipócritas de convivência que alguns “blogueiros democráticos” tentam impor sobre os demais usuários do sistema.

O famoso Twitter do não menos famoso Bonner é @realwbonner.

Leia também Comunicadores Goianos no Twitter.

Vi no Dicas Blogger

Até mais!

Versão mística de Just Dance

Este é um vídeo de humor
Este é um vídeo sobre religião

Este é um vídeo do You Tube.

Não é de hoje que acompanho os vídeos de Asusana & Alíbera. Depois da versão mística de Single Ladies, o novo hit da dupla é a versão de Just Dance da querida Lady Gaga. Contemple com seus próprios olhos e ouvidos!

Minha posição social (cof, cof) e minha responsabilidade jurídica me impedem de fazer mais algum comentário. o_O Antes que alguém confunda: a música Just Dance legítima.

Até mais!

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Como colocar sombra no texto

Banner HTMHelen sombras

Conheço a propriedade text-shadow desde que me entendo por aprendiz de CSS, mas só agora o seu uso é viável por estar funcionando bem nos navegadores modernos que buscam ser fiéis aos padrões W3C.

Apesar de ainda não funcionar no Internet Explorer, os usuários dos navegadores Chrome, Firefox, Opera e Safari já se beneficiam desse recurso, que é cada vez mais utilizado em webdesign.

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

IETester: várias versões do Internet Explorer

Este é um post sobre download para Windows.

Em julho eu falei aqui sobre testes em navegadores antigos e citei o Internet Explorer Collection, um programa que instala várias versões antigas do Internet Explorer sem causar conflito com a versão atual instalada no Windows.

Quando eu migrei para o Windows 7 esse programa não funcionou mais, até que via Twitter o Wesley Cota indicou o programa IETester, que simula as versões 5.5, 6, 7 e 8 do Internet Explorer. Ao menos esse funciona bem no Seven:

IETest

Até mais!

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

13 dicas para escrever títulos melhores

image

1. O título deve ser uma frase, ou seja, deve ter verbo. Evite títulos genéricos que nada dizem, como A missa de abertura ou Resumo do encontro. Aliás, isso nem merece o nome de título, é no máximo retranca.

2. Textos com dicas (como este) ou tutoriais, principalmente na web, têm maior eficácia quando utilizam nos títulos expressões no infinitivo (como fazer, dicas para escrever) ou no imperativo (escreva corretamente, fotografe melhor, partilhe mais).

3. Somente a primeira letra da primeira palavra e os nomes próprios devem ser escritos com inicial maiúscula, como em uma frase normal.

4. O numeral em forma arábica (12) ou romana (XII) também é contado como palavra. Por isso, se o título começa com um número, a palavra seguinte deve ser escrita com inicial minúscula, como no título deste post: 13 dicas para escrever títulos melhores.

5. Títulos totalmente em caixa alta geralmente soam bastante estúpidos, porque entre os internautas já há consenso de que escrever TUDO EM CAIXA ALTA EQUIVALE A GRITAR.

6. Títulos têm todas as iniciais maiúsculas somente se todas as palavras (além da primeira) forem nomes próprios, o que não é muito comum, como na frase "Falece João Paulo II".

image

7. O título já é um destaque, portanto fazer destaques dentro do destaque, como negrito e sublinhado, demonstra falta de conhecimento dessa verdade.

8. Expressões estrangeiras e neologismos devem ser evitados no título, mas se forem necessários, itálico nelas, como no restante do texto.

9. Título não tem ponto final.

10. Título deve ter aspas se for fala de outrem.

11. Outras pontuações também devem ser evitadas. Interrogação somente se a pergunta do título for respondida na matéria. Exclamação somente se for uma fala que realmente teve essa entonação ao ser pronunciada.

12. Evite usar mais de uma oração e principalmente usar mais de um verbo na mesma oração. Títulos devem ser simples.

13. O título não é um resumo do texto, ele é um destaque do texto e por isso uma de suas principais funções é instigar o leitor a ler o texto todo e não o contrário.

Tem mais alguma dica sobre títulos? Deixe seu comentário. Queremos ampliar esta lista.

Paz e bem!

Helen Fernanda
Membro do MCS Goiás

sábado, 10 de outubro de 2009

Como iniciar Ubuntu depois de instalar Windows 7

Primeiro tenho que contextualizar para este tutorial não ser executado em vão. Eu tinha Ubuntu 9 e Windows XP na mesma máquina, mas em partições diferentes. Primeiro instalei o XP, depois o Ubuntu e assim o boot era feito pela partição do Linux.

Por padrão, o aplicativo que o Ubuntu usa para gerenciar as partições de boot é o GRUB que, a grosso modo, tem a mesma função do Lilo, que é mais popular.

Alternativas de hospedagem ao Geocities

Yahoo!

Quem é ou foi usuário do Geocities já deve estar sabendo: o serviço será encerrado definitivamente dia 26 de outubro de 2009.

Apesar das limitações e da simplicidade do serviço, o Geocities era um serviço de hospedagem muito utilizado em todo o mundo.

Top 10 de outubro/2009

Os dez blogs que mais trouxeram visitas ao HTMHelen entre 10/09/09 e 09/10/09 foram:

Top 10
  1. Ferramentas Blog
  2. Vende na Farmácia
  3. Templates Novo Blogger
  4. Insight
  5. Dicas e Templates Mamanunes
  6. Templates para Você
  7. Garotas de Sorte
  8. World Symbian
  9. Geralidades da Vida
  10. iceBreaker

Incrível como essa lista fica a cada mês melhor! Só blogaço! Lembrando que esses mesmos sites também estarão no widget Top 10 durante todo o mês, onde é possível ver o post mais recente de cada um deles.

Até mais!

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

[Encerrada] Wakoopa: rede social sobre aplicativos

Este é um post sobre downloads e redes sociais.
Wakoopa Antes de mais nada devo alertar:
Wakoopa vicia!

O Wakoopa é uma rede social e também um programa, o Wakoopa Tracker, que depois de instalado passa a monitorar todos os aplicativos que você usa: seja no Mac, no Windows, no Linux ou na web.

Para se ter uma ideia de como o Wakoopa é eficiente em saber tudo que você faz no computador, dê uma olhada nisso:

wakoopa.com/helenfernanda

Ou seja, se você tem algum comportamento a esconder, não instale Wakoopa na sua máquina, porque ele descobre e ainda conta pra todo mundo:

image

O site é muito bom para quem gosta de descobrir programas e web aplicativos, você vai encontrar muita coisa interessante. Além de poder acompanhar as novidades de seus amigos, o Wakoopa ainda mostra sugestões baseadas em seu histórico. Ele também ajuda a monitorar sua rotina: saber quais programas, sistemas operacionais e tipos de aplicativos você acessa mais.

Se não estiver satisfeito com algum aplicativo ou simplesmente quiser conhecer alternativas, o site também mostra programas com a mesma função. Esse último recurso tem sido muito útil principalmente no Linux, porque lá há sempre centenas de pacotes no repositório, de forma que é difícil escolher sem conhecer primeiro o que outros usuários dizem sobre o programa.

Pontuação e reputação

Quem tem ou teve uma conta no Plurk sabe que o microblog “recompensa” os usuários ativos com Karma, pontuação que incentiva o uso da ferramenta. Quanto maior o karma, mais recursos exclusivos o usuário tem como, por exemplo, novos emoticons.

No Wakoopa você também ganha pontos, mas não é preciso acessar o site o tempo todo para isso. Basta instalar o Wakoopa Tracker, que sabe quando você realização cada ação e soma seus pontos:

Sua ação premiada: Pontuação:
Instala o Wakoopa Tracker em seu desktop. 1
Escreve uma resenha sobre um aplicativo que você usou mais de uma hora. 5
Usa um novo aplicativo. 5
Envia um screenshot que é aprovado. 5
Sugere um web aplicativo que é aprovado. 5
Escreve uma resenha para um aplicativo que você usou mais de 24 horas. 10
É o primeiro a usar um aplicativo. 10
É o primeiro a adicionar uma descrição sobre um programa. 10
Envia uma nova descrição para um programa que é aprovada. 10
Convida um amigo (para Wakoopa) que aceita e se cadastra. 10
Usa um programa mais de 10 horas. 10
Usa um programa mais de 100 horas. 25
Usa um programa mais de 500 horas. 50
Usa um programa mais de 1000 horas. 100

Sua reputação vai aumentando de acordo com sua pontuação:

Neófito - 0 ponto
Novato - 1 ponto
Entusiasta - 50 pontos
Devoto - 250 pontos
Especialista - 1000 pontos
Fanático - 2000 points
Guru - 5000 points

Widgets para blogs e outras redes sociais

Também é possível adicionar um widget em sua página para que todos conheçam seus aplicativos. Seguem alguns exemplos.

Os aplicativos que eu mais uso:

Top aplicativos

Os aplicativos que usei mais recentemente:

Aplicativos recentes

Os mais novos aplicativos que experimentei:

Aplicativos experimentais

No site há outras opções de widgets e de integração com o Facebook.

Divirta-se, mas não se esqueça de me adicionar. Há poucos lusófonos dentre os meus contatos.

Logo do Daidaros
Informações e demais imagens do Wakoopa

Até mais!

Meu desktop no Windows Seven

Este é um post sobre wallpapers na minha vida.
windows-seven

Eu uso vários papéis de parede aleatórios lindos como esse, a maioria do site Pixelgirl Presents.

O calendário bem grande no desktop é um ítem muito importante, porque graças a ele vai ser difícil eu me esquecer de apurar e publicar o Top 10 na data correta todos os meses. Por falar nisso: amanhã é dia.

As notas autoadesivas são tudo de bom, principalmente para uma garota com 1001 ideias e quase nenhum foco, como eu.

Prometo colocar aqui também meu desktop do Ubuntu 9. O único impedimento é que linux é 100% personalizável, então eu uso e abuso, cada dia meu desktop está de um jeito totalmente diferente. Quando eu chegar a uma conclusão eu publico.

Até mais!

Busque paróquias e capelas de todo o Brasil

Já pensou em um mapa de paróquias e capelas brasileiras que você pode acessar pelo celular para descobrir o caminho da igreja mais próxima, em qualquer cidade onde você esteja?

Pois teve uma galera da Canção Nova que pensou também, pensou e criou o web aplicativo Paróquias e Capelas que usa a tecnologia do Google Maps.

Busca Paróquia

O aplicativo já está no ar, mas ele funcionará cada vez melhor quanto mais paróquias e capelas forem adicionadas ao mapa. Para adicionar a sua, basta se cadastrar gratuitamente no site:

paroquias.cancaonova.com


Paz e bem!
Helen Fernanda

Membro do MCS Goiás

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Comunicadores goianos no Twitter

Passarinho verde
29/10/2009: O Twitter já disponibiliza o recurso de listas.

Como agora podemos criar nossas listas dentro do próprio Twitter, será muito mais fácil manter e atualizar essa relação de comunicadores goianos. Seguem as listas que já criei e você pode seguir ou usar como referência para criar as suas:

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Como usar as cores em RGB

Lápis de cor

Personalizar as cores de muitos dos códigos disponibilizados neste blog exige o entendimento das cores RGB ou o acesso à tabelas de cores para acessar esses códigos.

sábado, 3 de outubro de 2009

Gnome Art no Xfce

Este é um post sobre temas para Linux.
Nível: iniciante
Paleta

Há pouco mais de uma semana contei aqui que tinha finalmente descoberto o Gnome Art. Parece pouco tempo, mas de lá pra cá já desisti do Gnome, experimentei o Kde, gostei do Xfce, tentei o Gnome de novo, me decepcionei com o KDE e voltei para o Xfce, que agora é meu veloz e lindo default desktop.

Contudo, continuo usando o Gnome Art para baixar temas, já que os pacotes da seção Application (Controles) são GTK+ 2, que ficam lindos tanto no Gnome quanto no Xfce.

É possível fazer download dos temas pelo site Gnome Art, mas o programa facilita bastante porque já faz download como root e porque mostra um preview ampliado, duas características das quais não abro mão.

Caso esteja na mesma situação: utilize o Xfce, mas queira utilizar o Gnome Art para downloads de temas, o procedimento é um pouco diferente do realizado no próprio Gnome:

  • Ao invés de instalar o tema desejado, apenas faça download e extraia dentro da pasta /usr/share/themes/
  • Para ter permissão para extrair, abra o gerenciador pelo terminal:
    sudo thunar /usr/share/themes/
  • Ao abrir Configurações » Aparência seus novos temas estarão lá, em ordem alfabética.

Até mais!



Posts relacionados