domingo, 19 de setembro de 2010

Como se preparar para programas de trainee

Reunião de negócios

Trainee significa em treinamento. Em muitos países significa estagiário, mas no Brasil temos usado os dois termos com sentidos diferentes:

  • estagiário → quem ainda está cursando a graduação. Geralmente não é exigida experiência prévia.
  • trainee → quem já terminou a graduação. Geralmente é exigida experiência profissional na área em que se formou, mesmo que tenha sido como estagiário.

No Brasil os programas de trainee visam formar jovens executivos. Como citei no post anterior, ingressar em um programa de trainee é uma alternativa real, possível e muito interessante para quem é recém-formado. Seguem algumas características gerais desses programas e como se preparar para eles.

a) Vantagens

Fazendo contas
  • A remuneração é quase sempre maior do que o salário inicial da sua categoria.
  • Você passa por várias áreas para ter uma visão ampla do negócio da empresa.
  • É grande a possibilidade de continuar na empresa quando termina o programa de trainee.
  • Mesmo se não continuar na empresa depois do programa, seu currículo vai se tornar bastante atrativo para outros recrutadores.

b) Requisitos

A maioria dos programas exige:

  • Curso superior completo.
  • Fluência em inglês e espanhol.
  • Disponibilidade para residir em outro estado.
  • Disponibilidade para viagens. Em alguns programas de trainee você já precisa viajar para participar das etapas de seleção.
  • Boa comunicação.
  • Liderança.
  • Ter terminado a graduação ou a pós-graduação recentemente.
Executivas

Não é costume assumir isso, mas para ter chances em um programa de trainee a aparência é muito importante. Se for chamado para as etapas presenciais, vista-se adequadamente, ou seja, como os executivos da empresa se vestem. Não adianta vir com essa história de que o que importa “é o que você tem por dentro”. Isso vale para um concurso público, não para um programa de trainee.

c) Diferenciais

A maioria dos programas dá preferência para quem:

  • Tem experiência profissional, mesmo como estagiário.
  • Já morou no exterior, principalmente se foi para estudar.
  • Fala um quarto idioma (além de português, inglês e espanhol).
  • Já começou ou terminou a especialização, principalmente se for um MBA.

d) Preparação

AIG Tower na China:: Estude a empresa

Não chegue para a seleção sem saber direito como foi parar lá. Estude a empresa: sua cultura, sua história, seu modelo de gestão, quantas sedes ela tem, o número estimado de funcionários, quanto ela faturou no último ano, as previsões de crescimento, etc.

Com a internet você pode ter acesso facilmente a tudo isso, tanto no site da própria empresa como em portais especializados em gestão, marketing e economia. Perguntar o que você sabe sobre a empresa é uma das primeiras coisas que eles fazem quando começa a seleção. É uma forma de saber que você está realmente interessado e que não é um paraquedista.

Como são dezenas de programas de trainee com inscrições abertas, sugiro que você tenha um caderno ou uma planilha no computador (o que achar mais fácil de atualizar) onde você possa se organizar. Anote em quais você já se inscreveu, o site da recrutadora, o site da empresa, os links de notícias e posts sobre a empresa, os cronogramas, etc.

Talal Al-Haj entrevistando John Holmes:: Pratique os idiomas solicitados

Se você não se garante no idioma solicitado, melhor não se inscrever. Caso contrário, pratique para não correr o risco de enferrujar. Se tiver dificuldade para fazer isso sozinho, faça aulas de conversação ou algo assim.

:: Treine sua oratória e sua argumentação

Vale se entrevistar de frente para o espelho e até participar de outras entrevistas de emprego.

:: Treine sua redação

Alguns programas de trainee pedem para você redigir já no momento de inscrição. Outros vão pedir em alguma das etapas presenciais, mas podem ter certeza de que vão pedir em algum momento.

:: Conhece-te a ti mesmo

Quais são seus 5 piores defeitos? Quais são suas 5 melhores qualidades? Como você se imagina daqui a cinco anos? E daqui a dez? Por que escolheu essa profissão? Qual é a prioridade de sua vida?

Parecem perguntas bobinhas, mas os profissionais de recursos humanos adoram elas, por isso se você “brincar” de responder isso em casa já estará se preparando para o processo seletivo.

d) Conclusão

Sem focoEu me inscrevi em programas de trainee durante muitos meses, mas reconheço que eu agia como se fosse uma loteria. Eu não me preparava e quando a inscrição tinha questões discursivas eu não caprichava muito.

Certa vez eu fui selecionada para a primeira etapa presencial da seleção de trainees da Saga. Quando me ligaram para avisar que eu tinha sido aprovada para a segunda fase presencial, eu já estava morando em outra cidade. O que significa que eu não estava tão focada e interessada assim.

As seleções para trainee têm muitas exigências e um prazo de validade muito curto, portanto, se você tiver todos os requisitos e estiver recém-formado, vale a pena focar nesses programas e se preparar para as seleções até ser aprovado por alguma empresa. Depois de dois anos de formado você já não cumprirá a principal exigência da maioria dos programas, que é ser recém-formado, portanto é preciso aproveitar bem esse tempo.

Sites para ficar sabendo das inscrições que estão abertas:

Sucesso!

Pix meutedio arroba mail ponto com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são moderados pela autora do blog.