sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Trainee, concurso público, bolsa de estudos ou negócio próprio?

Tiro ao alvo

Quatro opções e muita incerteza. Foi isso o que passou por minha cabeça dos 20 aos 24 anos. O que vou contar aqui nada mais é do que a partilha da minha própria experiência.

Quando terminei a faculdade eu não tinha emprego na área e tinha pouca prática profissional, porque não tive bons estágios durante o curso. Na ânsia por conquistar alguma coisa, eu atirava para todos os lados. Hoje reconheço que, se eu tivesse sido melhor orientada, teria focado meus esforços e consequentemente sido recompensada mais cedo.

Segue então a minha dica para os jovens que já terminaram ou estão terminando a faculdade, mas não têm muita certeza de como deve se preparar para os próximos desafios. Mais cedo ou mais tarde é preciso decidir e manter o rumo para que os objetivos sejam atingidos. Lembre-se que se acomodar na situação atual também é uma decisão.

:: Não se inspire na maioria

Como diz aquela famosa frase atribuída ao Roberto Shinyashiki:

Não se compare à maioria, pois infelizmente ela não é modelo de sucesso.
Fila de emprego

A maioria das pessoas não costuma planejar sua vida, nem mesmo a profissional. Dentre as que planejam, são poucas as que conseguem manter a coerência. Mas fique tranquilo. Se você…

  • tem curso superior,
  • consegue enxergar como reais todas as possibilidades que citei no título,
  • leu este post até aqui

…já está acima da média. O importante é manter-se atento para não se deixar levar pelas pessoas que estão indo para lugar nenhum, você pode acabar em lugar nenhum junto com elas. Lembre-se da famosa frase atribuída à Albert Einstein:

Loucura é continuar fazendo as mesmas coisas e esperar resultados diferentes.

As pessoas querem abraçar tudo. Quando não tem mais espaço, começam a escorregar justamente as coisas mais importantes. Por isso recomendo que escolha apenas uma opção e dedique-se a ela:

► Bolsa de estudo

Você terminou a graduação, mas quer continuar na universidade estudando,  pesquisando, escrevendo artigos e monografias, mas agora quer ser remunerado por isso? Talvez sua vocação seja mesmo a carreira acadêmica. Nesse caso você pode tentar uma bolsa de pesquisa, mestrado, curso de curta duração… no Brasil ou no exterior. Há várias opções.

► Programa de trainee

Essa opção é para você que se formou há pouco tempo, tem excelente oratória, espírito de liderança, fala outros idiomas, tem disponibilidade para viagens e até para morar em outras cidades. Os programas de trainee formam executivos que geralmente passam por todas as áreas da empresa. Você só é um potencial trainee nos primeiros anos de formado, portanto vale a pena investir porque você não terá as mesmas oportunidades no futuro.

► Concursos públicos

É muito bom ser servidor público, não nego. Mas será que você tem vocação para isso? Se tem vocação, será que está estudando do jeito certo?

► Negócio próprio

Todo mundo já pensou em ter negócio próprio. Eu já pensei, mas depois que fiz pós-graduação em Comunicação e Marketing cheguei à conclusão de que eu não tenho um pingo de vocação para recrutar e demitir funcionários, fazer plano de negócios, planejar a médio e longo prazo, estudar o ponto de venda e o escambau. Nasci para ser empregada e não me envergonho disso.

 Foco

Qual é a sua escolha?

Agora é só

manter o foco.

É claro que, provavelmente, você vai ter que conciliar a sua decisão com seu emprego, porque ninguém consegue se concentrar nem investir se estiver passando necessidade financeira ou até mesmo fome.

Tenho alguma experiência com concursos públicos e com programas de trainee. Provavelmente em breve vou publicar posts aqui sobre essas duas opções. Tem alguma dúvida específica?

Até mais!

Pix meutedio arroba mail ponto com

4 comentários:

  1. oi Helen

    Muito legal este post pra orientar os jovens e perdidos na carreira. Faz um tempinho que escrevi um post falando um pouco disso, mas com um foco diferente, estou falando do post: 10 Passos de uma caminhada profissional (http://www.escritosideologicos.com/2010/08/10-passos-de-uma-caminhada-profissional.html)

    Eu também não tive orientação de ninguém, mas fui aos poucos aprendendo que na minha condição, sem ser bonita, nem familia rica, nem QI para bolsas de pesquisa, nem nada do tipo só me restava estudar e trabalhar, afim de mostrar para os outros as minhas capacidades e assim foi indo...

    Os concursos públicos nunca estiveram nos meus planos, mas num dos estágios que participei conheci uma moça que estudava para concursos, fui pro cursinho com ela, me animei mais que ela e vi naquela escolha uma boa oportunidade de independência financeira total, e só dependia de mim e de mais ninguém.

    Foi difícil minha vida profissional, mas hoje olho pra trás e vejo que fiz as escolhas certas, porque sempre pensei mais no futuro do que no presente, eu sempre achei que a vida não me daria muito tempo pra ficar protelando e esperando as coisas acontecerem, então fui buscar e consegui alguma coisa, ainda falta um mestrado, outro concurso e aí quem sabe eu sossego? ou não, rs

    Um Abraço :)

    @anakint

    ResponderExcluir
  2. @anakint,

    Olhei o seu post agora. Gostei. Vou colocar um link aqui:

    » 10 passos de uma caminhada profissional

    Pretendo fazer um post falando especificamente sobre concursos públicos.

    Até mais!

    ResponderExcluir
  3. Olá Helen

    Fico feliz que tenha gostado do meu texto, obrigada por linkar.

    Eu já escrevi alguns textos sobre concurso, um deles até será publicado esta semana, eu ajudo meus colegas da minha área no outro blog acadêmico-profissional que tenho, pois o pessoal quer fazer mas não sabe nem por onde começar.

    Contribuições como a sua são super importantes para perdidos e leigos na carreira.

    Um Abraço

    @anakint

    ResponderExcluir
  4. Adorei seu post, estou ainda na metade da faculdade, mas já penso nessas coisas, ainda mais que tenho uma enorme dúvida entre programas de Trainee e a vida academica (já que um dos meus sonhos é ser professora do curso de economia).
    Parabéns pelo post!!!

    ResponderExcluir

Todos os comentários são moderados pela autora do blog.