Busca

Carregando...

sábado, 16 de outubro de 2010

Como (não) passar em concursos públicos

Concurso Bento Gonçalves

Durante seis anos eu estudei e não passei. O que significa que, mesmo cumprindo o principal pré-requisito, eu fazia coisas erradas que me impediam de ser aprovada. Então seguem as minhas dicas de como NÃO passar em concursos públicos 100% baseadas nos meus seis anos de (in)experiência.

1. Atire para todos os lados

No começo eu estava mais interessada em programas de trainee e bolsas de estudo, mas eu não mantinha o foco. Por pressão da família acabava fazendo concursos públicos também, mas sem me dedicar muito, porque não dava tempo de fazer tudo. Falei sobre isso no post Trainne, concurso público, bolsa de estudos ou negócio próprio.

2. Preste para todos os níveis e todas as áreas

Eu comecei a ter resultados melhores quando passei a me dedicar apenas aos concursos para jornalista. Por não exigirem muito de meu intelecto, eu fazia também concursos de nível fundamental, mas não tomei posse em nenhum dos que passei.

Antes eu fazia concursos para cargos que não têm nada a ver com meu perfil, como bancário, técnico judiciário e outras tranqueiras que não fazem mais parte da minha vida. É claro que são tranqueiras pra mim, você tem que descobrir o que realmente deseja fazer no serviço público para poder estudar Direito. </trocadilho-sem-vergonha> Para isso, leia também o post:

3. Desconheça o perfil da banca

Cespe, Esaf, FCC, Universa, Cesgranrio, FGV… Cada uma tem seu estilo de prova. Saiba mais sobre isso neste artigo do portal IG.

4. Não resolva provas anteriores

Durante um bom tempo eu tive dificuldade para resolver provas anteriores. Eu não tinha internet nem impressora em casa, para imprimir provas em lan-house ficava muito caro. Então eu investia mais tempo estudando teorias do que resolvendo questões. Quando passei a ter impressora em casa isso ficou bem mais fácil. Agora praticamente 90% do meu tempo de estudo é resolvendo questões de provas anteriores.

► Como escolher as provas

Prova de língua portuguesa

Vamos a uma situação hipotética. Você vai prestar um concurso da Petrobrás para relações públicas, cuja prova será elaborada pela Fundação Carlos Chagas (FCC). Com quais provas antigas você pode treinar?

  1. Se houver, provas anteriores da FCC para relações públicas da Petrobrás.
  2. Se houver, provas da FCC para comunicador social da Petrobrás.
  3. Se houver, provas da FCC para cargo administrativo de nível médio* da Petrobrás.
  4. Se houver, provas da FCC para relações públicas de outras empresas de economia mista.
  5. Provas para relações públicas da Petrobrás elaboradas por outras bancas.
  6. Provas para cargo administrativo de nível médio* da Petrobrás elaboradas por outras bancas.
  7. Provas da FCC para relações públicas de quaisquer outras entidades.
  8. Provas da FCC para comunicador social de quaisquer outras entidades.
  9. Provas para relações públicas em geral (qualquer banca, qualquer entidade).

* As provas de nível médio são mais difíceis na parte de legislação relacionada à entidade, por isso é muito bom treinar com elas também.

Baixando prova

Como você pode ver, material não vai faltar. É só aplicar esse exemplo à sua realidade que você vai ter sempre uma prova na mão. Marcar questões vai passar a ser um dos seus passatempos.

► Onde baixar as provas

Bons estudos!

Imagens: Prefeitura de Bento Gonçalves,
Dicas de Concurso e Rei da Cocada Preta

Posts relacionados