Busca

Carregando...

quinta-feira, 10 de março de 2011

Horários dos ônibus pelo celular

Logo RMTC

No último dia 1º de março voltou a funcionar o serviço da RMTC Goiânia que informa o tempo de espera de cada linha por SMS (mensagem de celular). Por meio do GPS, instalado em cada veículo, é calculado automaticamente o tempo estimado que os próximos ônibus vão levar para chegar ao ponto desejado.

A maior dificuldade é saber o número do ponto de ônibus, já que essa informação não está visível nos próprios pontos. Antes de enviar o SMS você precisa consultar, por telefone ou na internet, o número do ponto onde você deseja embarcar.

1º passo → Descubra o número do ponto

Você pode buscar pelo site www.rmtcgoiania.com.br. Basta digitar o endereço onde você vai esperar o ônibus. Se aparecerem vários pontos, identificados pela letra P, basta dar zoom no mapa até encontrar o correto.

Ponto 1485 - Agecom

Observe que o próprio site já mostra quanto tempo vai levar para passar o próximo ônibus. Isso é bom para quem acessa internet do celular ou usa computador portátil dentro do citybus antes de fazer baldeação, porque assim não precisa gastar crédito do celular para enviar/receber o SMS.

Por telefone, o número gratuito da RMTC é 0800 648 2222. Caso o 0800 da RMTC não funcione (acontece de vez em sempre), tente a ouvidoria da CMTC: (62) 3524-1824.

2º passo → Mande um SMS (torpedo)

  • Destino: 49214
  • Mensagem: RMTC 1485

No lugar de 1485 você coloca o número do seu ponto de ônibus.

Para enviar a mensagem você paga o preço de sua operadora. Quando recebe o SMS de resposta a tarifa é de R$ 0,31 + impostos. A gente nunca sabe exatamente o que significa esse “+ impostos”, não é mesmo? Smiley mostrando a língua

3º passo → Confira o SMS de resposta

Vou colocar aqui como veio o último SMS que recebi da RMTC (com erro de português e tudo), para você entender melhor como chega a informação.

14 Campinas 5m 16m
2 Rodoviaria 3m 15m
905 Praca Universitario 22m 47m

Cada linha de texto é uma linha de ônibus. Eles omitem os primeiros zeros, assim 14 é a linha 014 e 2 é a linha 002. Após o número da linha está o destino, o que é importante para evitar pegar o ônibus do lado errado da rua. Na terceira linha eu escrevi “Praca Universitario” porque veio escrito assim mesmo, com “o” no final. Em seguida estão os tempos estimados de demora dos próximos dois veículos para cada linha, onde m significa minuto. Quando falta menos de 1 minuto aparece a palavra agora.


Eu gosto bastante desse recurso. Por meio dele consigo saber se posso resolver alguma outra coisa enquanto o ônibus não vem, se pego o ônibus convencional ou espero o citybus, se compensa ir no ônibus lotado ou se espero o próximo… Decisões banais, mas que quando mal tomadas podem nos deixar de mau humor pelo resto do dia, não é mesmo?

Só espero que cumpram a promessa feita em 2010, que era identificar todos os pontos de ônibus da Grande Goiânia com seus respectivos números, vai facilitar bastante nossas vidas.

Até mais!

Posts relacionados