Busca

Carregando...

quarta-feira, 23 de março de 2011

Como mostrar ícone de feed na barra de endereço :: Firefox 4+, Chrome e Opera

Ícone de Feed

Para fins didáticos, neste post as seguintes expressões serão utilizadas com o mesmo sentido:

feed = rss/atom = xml

O Firefox 4 é rápido e lindo de viver, mas na minha opinião involuiu em um ponto importante: ele não exibe mais, por padrão, o ícone de feed. A imagem aparecia no final da barra de endereço, à esquerda da estrela (que serve para adicionar favorito), como você pode ver nesse print do Firefox 3:

Firefox 3 com ícone de feed

O ícone laranja só aparece quando o site tem feed e este está corretamente configurado no código fonte da página. Ao clicar nele, você pode assinar o xml do respectivo site no próprio navegador ou em seu leitor (reader) favorito:

Assinar feed no Google Reader

Depois que instalei o Firefox 4, tive que adicionar o complemento RSS Icon para que o ícone fosse exibido novamente. Outra opção é o RSS Icon in Awesombar, cuja imagem é mais parecida com o ícone que usava o Firefox 3.

No Google Chrome não é muito diferente. Para mostrar o ícone de rss/atom na barra de endereço, é preciso instalar a extensão RSS Subscription Extension.

► O site tem feed, mas o ícone não aparece

Todo dia vejo blogs e portais famosos que, apesar de terem feed, não estão devidamente configurados. Isso tem duas consequências bem graves que podem levar o leitor a deduzir que o site não tem feed:

  • O ícone laranja não aparece na barra de endereço, caso o internauta use Firefox 3, Opera ou algum dos complementos supracitados.
  • O leitor de rss/atom, como o Google Reader, não identifica o feed se a pessoa digitar apenas o link da página inicial.

Muita gente boa de serviço erra nesse ponto. Para provar isso vou dar um exemplo bem “humilde”: g1.globo.com*.

G1 no Firefox sem ícone de feed
G1 no Chrome sem ícone de feed
G1 no Opera sem ícone de feed

Observe que em nenhum dos três navegadores - Opera, Chrome e Firefox - aparece o ícone laranja de rss/atom.

Do mesmo modo, se eu tento adicionar hoje o endereço g1.globo.com ao meu Google Reader, ele responderá que “o termo pesquisado não corresponde a nenhum feed”:

g1.globo.com não corresponde a um feed

Significa que o G1 não tem xml? Errado. O link para ler as notícias sem entrar na home do site é g1.globo.com/Rss2/0,,AS0-5597,00.xml. Duvida? Faz o teste aí no seu Google Reader. Olhe no meu como ele lê bonitinho:

G1 no Google Reader

* Talvez o G1 resolva o problema depois deste post, por isso não estranhe se o ícone de feed deles passar a funcionar.

Se o seu site está com o mesmo problema, basta adicionar o seguinte código ao cabeçalho do site, ou seja, depois da tag <head> e antes de </head>:

<link rel="alternate" type="application/atom+xml" title="HTMHelen" href="http://feeds.feedburner.com/htmhelen" />

Onde está escrito HTMHelen coloque o nome de sua página e onde está escrito http://feeds.feedburner.com/htmhelen, coloque o endereço do feed.

Se você usa Blogger e quer dar a seus visitantes a opção de assinar os comentários, adicione também a seguinte linha de código:

<link rel="alternate" type="application/atom+xml" title="Comentários do HTMHelen" href="http://www.htmhelen.com/feeds/comments/default" />

Onde está escrito www.htmhelen.com, coloque o endereço do seu blog.

Quando o site tem o feed devidamente configurado no cabeçalho, ele aparece com o ícone laranja nos navegadores:

HTMHelen no Firefox 4

HTMHelen no Chrome

HTMHelen no Opera

Ao clicar no ícone de rss/atom, o navegador perguntará em qual feed do HTMHelen você deseja se inscrever:

Feeds do HTMHelen

Se é iniciante em feeds, leia também:

Até mais!

Ícone de feed: Insight

Posts relacionados