domingo, 13 de março de 2011

Bloquear ID do Gmail sem criar conta

A ID do Gmail, que também é uma ID do Google, é o username, aquilo que vem antes da arroba. Se o e-mail é fulano@gmail.com, fulano é uma ID do Google/Gmail.

O que vou ensinar aqui é como impedir que um username qualquer seja criado por outra pessoa, sem que você tenha que criar uma nova conta de e-mail. Para melhor compreensão, vou usar um exemplo real.

Eu tenho um blog chamado Beleza Tem Cheiro. Antes de criar o domínio e definir o nome do site, eu pesquisei bastante e por isso sei que é um nome original e de minha autoria. Uma das muitas provas de que ninguém escolheu esse nome antes é que o e-mail está disponível para registro no Gmail, como vocês podem observar abaixo:

BelezaTemCheiro@gmail.com disponível

Mas, para garantir que esse username seja meu, eu não quero ter o trabalho de criar e administrar uma nova conta do Gmail/Google. Para isso, vou apenas criar uma página no Google Sites [http://sites.google.com/] com essa ID:

Beleza Tem Cheiro no Google Sites

Depois que eu clico no botão Criar site, automaticamente a criação do endereço belezatemcheiro@gmail.com fica indisponível:

BelezaTemCheiro@gmail.com indisponível

Para não perder “a viagem”, já deixo na nova página criada no Google Sites o endereço correto do blog:

Página Beleza Tem Cheiro no Google Sites

Este é um daqueles truques que podem ser usados tanto para o bem quanto para o mal. Uma das formas de uso "do bem" é impedir que outra pessoa crie e-mail com:

  • o nome de seus site, seja ele um blog ou não;
  • o nome de sua empresa;
  • seu username do Twitter;
  • seu username do Facebook;
  • seu nome completo.

Importante:

O Google ainda tem um sério problema: mesmo quando um username é excluído, ele fica "eternamente" bloqueado para novos usuários. Por isso, ao criar uma ID no Google Sites, tenha certeza de que não vai precisar dela futuramente no próprio Gmail.

Até mais!

Pix meutedio arroba mail ponto com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são moderados pela autora do blog.