Busca

Carregando...

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Como ganho dinheiro com blog

Moedas reais

Se você procura uma fórmula mágica, suma daqui. Este post é extremamente realista. Faz tempo que quero contar aqui a minha forma de ganhar dinheiro com blog. Não tenho nada contra quem pratica monetização, vendas, posts patrocinados, jabá… mas aviso desde o início que meu lance é outro.

Uso meu blog para mostrar o que sei fazer de melhor.

Parece simples porque é simples mesmo. Mas é claro que para mostrar que você é bom em algo você precisa se dedicar e fazer bem feito.

Sou jornalista especializada em comunicação e marketing. Apesar de ter começado pelo simples prazer de informar e ensinar, meus blogs sempre foram portfólios do meu conhecimento em internet, especialmente HTML, CSS, navegadores e redes sociais. Desde a minha adolescência eles são chamariz para frilas e empregos e tem sido assim nesses quase 10 anos. É assim que ganho dinheiro com blog.

No começo eu fazia templates para blogs e sites e durante algum tempo fui webdesigner. Já trabalhei até com flash (eca). Mas de lá pra cá fiz trabalhos como redatora, revisora, designer de interfaces, diagramadora… Até que em 2009 arranjei um emprego fixo, por causa da minha experiência no HTMHelen.

Caneta chique
Meu negócio é escrever.

À medida que vou adquirindo novas habilidades como profissional os temas dos blogs também vão se expandindo, mas nunca sem perder o foco: sou uma comunicadora social e a web é minha principal e mais rica vitrine. Como jornalista, o dinheiro que ganho é proporcional às funções da minha profissão. Não tem segredo, não tem milagre.

Já ganhei dinheiro com links patrocinados?
Sim, mas é menos do que ganho como jornalista, então achei melhor tirar a maioria dos anúncios para aumentar a credibilidade do blog e ganhar mais de outras formas.
Já ganhei dinheiro com porcentagem de vendas?
Idem.
Já ganhei dinheiro com post patrocinado?
Não, primeiro porque acho “broxante” escrever post pago. Segundo porque ainda não consigo conciliar isso com a credibilidade que viso transmitir como jornalista.
Já ganhei presentinho por ser blogueira?
Sim, mas também ganho presente por ser jornalista de impresso, rádio, TV e nunca precisei falar bem de ninguém só por causa disso.
Já se preocupou com os números do seu blog (assinantes por e-mail, leitores de feed, seguidores, número de comentários…)?
Perdão pela resposta simplista, mas isso é coisa de menino, que desde pequeno fica comparando tamanho de pinto. Sou uma menina típica e estou mais preocupada em (1) fazer o que gosto, (2) me relacionar com pessoas inteligentes que se interessam pelo que faço, (3) receber comentários relevantes, (4) ser referência por ter um trabalho de qualidade.
Toda vez que começam essa discussão sobre quantidade nas redes sociais eu me lembro de Luciano Huck, Rafinha Bastos, Restart e Luan Santana. Significa…

Independente de sua profissão, o blog é uma fantástica ferramenta por meio da qual você pode demonstrar suas habilidades, seu conhecimento, sua opinião… Mas é claro que para isso é preciso também gostar de escrever e fazer isso bem, caso contrário pode ser um tiro no pé.

É isso. Até mais!

Imagens: DoceShop e Wiki2Buy

Posts relacionados