Busca

Carregando...

domingo, 16 de outubro de 2011

[Descontinuado] Enviar boletim a membros do blog

Widget de seguidores

Sei que poucos blogueiros utilizam esse recurso porque sou assinante de centenas de blogs pelo Google Friend Connect e só recebo boletins de dois deles. O primeiro pré-requisito para enviar boletim é já ter o widget de seguidores instalado no seu blog porque é por meio dele que os leitores se tornam membros e assinantes.

Para quem usa Blogger basta adicionar o gadget Seguidores que fica disponível em opção Design » Elementos da página. Se você não usa Blogger visite a Ajuda do Friend Connect. Quem já usa o recurso pode seguir os sete passos abaixo.

Passo 1: Entre na página www.google.com/friendconnect e faça login. Usuário e senha são os mesmos do Blogger e de outros serviços Google.

Passo 2: Clique no blog desejado. Se você tem vários blogs de teste todos eles vão aparecer no painel, por isso certifique-se de escolher o site correto.

Painel do Google Friend Connect

Passo 3: Clique no botão “Envie um boletim informativo”.

Passo 4: Marque a opção “Peça que os visitantes se inscrevam imediatamente após o primeiro acesso”. Quando você escolhe isso os leitores podem assinar seu boletim informativo assim que se tornam membros pelo Google Friend Connect.

Inscrição no boletim

Quanto mais cedo você ativar isso melhor. No HTMHelen eu ativei muito tarde, por isso o blog tem 667 seguidores e apenas 164 assinantes de boletim:

Número de assinantes

Passo 5: Se seu blog, além de membros, já tem assinantes, crie o boletim informativo. É muito parecido com criar um e-mail comum. Você coloca o assunto (título), o nome do remetente e digita a mensagem.

Boletim informativo

Aqui no HTMHelen eu geralmente prefiro mensagens simples sem cores e imagens, só preto no branco, mas cada blogueiro conhece seu público e sabe como agradá-lo. Você pode usar a opção Editar HTML que permite organizar direitinho o leiaute do boletim com cores, imagens, tabelas, etc.

Edit HTML

(Mau) exemplo:

Boletim com tabela e cores

Sugiro que marque a opção “Sim, incluir atividades e membros recentes neste boletim informativo”. Fica bem simpático o e-mail com as fotos dos novos assinantes do blog.

Passo 6: Ao escolher destinatários marque “Todos os assinantes”, a não ser que você queira filtrar os leitores com base em alguma enquete que você tenha feito anteriormente no blog.

Passo 7: Clique em “Visualizar e enviar seu boletim informativo”. Se estiver tudo certo clique no botão “Enviar boletim informativo”.

Visualização do boletim

Rá! Eu levei tão a sério meu próprio tutorial que acabei enviando esse e-mail psicodélico-sem-noção que fiz de exemplo. Não faça isso também! Mas ainda bem que as informações são todas verdadeiras. Olhe só como o palhacinho chegou:

Boletim enviado

Dicas de uso:

  • Mandar resumos com fotos dos posts do período (semana, quinzena ou mês).
  • Avisar sobre novas parcerias, novos colaboradores, novas enquetes…
  • Explicar mudanças na navegação do blog. Muitos leitores ficam perdidos quando uma categoria muda de nome, uma página deixa de existir, um gadget muda de lugar.
  • Notificar encerramento de prazos: promoções, pesquisas, concursos…
  • Anunciar que o blog está em uma nova rede social ou que o link da rede social mudou.
  • Divulgar um novo projeto (blog, site, revista, livro) de um dos redatores do blog. Quem gosta muito do texto de um blogueiro sempre quer saber isso, mesmo que o novo trabalho seja sobre um assunto totalmente diferente.
  • Clipagem: contar aos leitores que o blog foi citado em algum jornal, revista, portal ou até mesmo em outro blog importante.
  • Dar desconto especial para os leitores assinantes, desde que seja um serviço ou produto TOTALMENTE relacionado ao tema do blog. Por exemplo: desconto em um curso de automaquiagem em um blog sobre maquiagem.

Não use para:

  • Enviar posts inteiros. Para isso já existe o recurso de assinar feed.
  • Enviar qualquer mensagem que não seja relacionada ao blog.
  • Vender produtos, a não ser que esse seja EXATAMENTE o propósito do seu blog.
  • Mandar boletim de exemplo com cores berrantes, como fez uma certa blogueira uma vez.

É isso.

Até mais!

Posts relacionados