sábado, 12 de novembro de 2011

Problogger ou blogueiro corporativo?

Blog de ouro

Algumas pessoas que responderam ao questionário do meu artigo sobre blogueiros corporativos não precisavam ter preenchido. Eu pedi a URL justamente para verificar se era mesmo um blog e se era mesmo corporativo e foi por meio dessa informação que constatei: muitos blogueiros não sabem o que é um blog corporativo.

Na categoria de blogs profissionais existem, basicamente, três tipos:

  1. problog ou blog com monetização - Pertence a uma ou mais PESSOAS FÍSICAS. É feito por um problogger ou por sócios probloggers. Geralmente ganham dinheiro com publicidade alheia.
  2. blog corporativo, também chamado de blog empresarial, blog institucional ou blog organizacional - Pertence a uma PESSOA JURÍDICA e é feito por blogueiros corporativos. Ganham dividendos, se forem sócios da empresa; salários, se forem empregados; ou honorários, se forem freelancers.
  3. blog pessoal profissional - É feito por um profissional que se tornou blogueiro para divulgar o seu próprio trabalho. Geralmente NÃO ganha dinheiro com publicidade alheia porque isso pode ferir a sua credibilidade ou simplesmente atrapalhar a publicidade de seus próprios produtos e serviços.

Três cifrões

Casos típicos:

  • Quando você trabalha COM LIBERDADE EDITORIAL em um blog TOTALMENTE SEU e ganha dinheiro vendendo serviços, publieditoriais, anúncios e até mesmo produtos de terceiros, você é um problogger.
  • Quando você é CONTRATADO para trabalhar em um blog de uma PESSOA JURÍDICA e ganha salário ou honorário para isso, você é um blogueiro corporativo.
  • Quando você é um PROFISSIONAL que se autopromove em um blog ou vende seus próprios produtos e serviços, você é um profissional blogueiro.

Homem olhando computador

Outros casos menos óbvios:

  • Quando você é CONTRATADO para trabalhar em um blog de uma PESSOA FÍSICA de vida PÚBLICA (celebridade, político…) e ganha salário ou honorário para isso, você é um blogueiro corporativo.
  • Quando você é CONTRATADO para trabalhar em um problog e ganha salário ou honorário para isso, você é um blogueiro corporativo.
  • Se você é PESSOA FÍSICA de vida PÚBLICA e escreve em seu próprio blog para atualizar a imprensa e seus fãs, você é apenas um blogueiro.
  • Se você é PESSOA FÍSICA de vida PÚBLICA e escreve em seu próprio blog para vender serviços ou produtos, você é um problogger.
  • Se você é dono de uma empresa (PESSOA JURÍDICA) e cuida do blog dessa empresa, você é blogueiro corporativo.
  • Se o seu blog cresceu tanto que virou uma empresa (PESSOA JURÍDICA), você é um problogger que virou empresário e portanto agora também é blogueiro corporativo.
  • Se você não ganha dinheiro com blog, você é apenas um blogueiro, não é problogger nem corporativo.

Eu deveria ter feito este post antes de divulgar o formulário, deu muito trabalho checar todos os blogs e remover os participantes indevidos. Falha minha.

Já descobriu qual (quais) tipo (s) de blogueiro você é?

Até mais!

1ª imagem: trustedhomebusinessreviews.com
Outras duas: vieram em um CD que comprei em 2000 e antigamente,
se você souber de onde foram kibadas avise nos comentários.

Pix meutedio arroba mail ponto com

Um comentário:

Todos os comentários são moderados pela autora do blog.