terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Bloco de notas on-line

Notepad.cc

O Notepad.cc é um bloco de notas on-line muito simples, útil e fácil. Uso esse recurso há anos e hoje finalmente vou falar sobre ele para vocês.

ACESSO - Para acessar basta digitar notepad.cc na barra de endereço do seu navegador. Pronto! Digite ou cole o que precisar.

URL - O endereço que está na barra de endereço pode ser acessado de qualquer navegador com internet. Tudo o que você digitou ou colou na página fica salvo automaticamente, mas não funciona se duas pessoas editarem simultaneamente, tem que ser uma de cada vez.

URL EDITÁVEL – No link “change url”, que fica no rodapé, você pode escolher um endereço mais fácil de decorar:

Mudando URL

SENHA – Caso você use o Notepad.cc para salvar informação privada ou sigilosa clique em “add password” antes de digitar qualquer coisa:

Adicionando senha

MODO SOMENTE LEITURA – Caso você queira compartilhar uma página sem que a pessoa consiga digitar nela, clique em “share this”. Quando você clica o link já vem selecionado e copiado, então é só teclar CTRL V para colar no local desejado. Para ver o exemplo deste post entre em notepad.cc/share/WdKYBZ3pFI.

URL compartilhável

TAMANHO DA FONTE – Como esse bloco de notas é uma página no navegador, para aumentar ou diminuir a fonte use os atalhos de sempre: CTRL +, CTRL – e CTRL 0 (Control mais, Control menos e Control zero):

Tamanho normal

Texto aumentado

BUSCA ON-LINE - Para buscar uma nota antiga no Google procure por "termo site:http://notepad.cc". Clique aqui para ver um exemplo.

OUTRAS VANTAGENS – Por estar no navegador, o Notepad.cc tem outras vantagens em relação em relação ao bloco de notas do Windows como, por exemplo, atalho de busca por termo (CTRL F) e visualização de impressão (no Firefox e no Chrome).

ÓTIMO PARA IMPRIMIR – O Notepad.cc pode ter inúmeras utilidades de acordo com sua necessidade e criatividade, mas para mim a principal delas é imprimir textos longos.

Como sabemos, imprimir um texto direto da web não é uma boa ideia. A maioria dos sites não tem versão para impressão, então você gasta tinta e espaço com informações indesejáveis como logos, menus, imagens, banners de propaganda, espaços em branco propriamente ditos… Para evitar esse transtorno, a maioria das pessoas abre o Word (ou programa similar) para colar o texto e imprimir. Eu simplesmente abro o Notepad.cc que é bem mais leve e rápido. Além do texto, colo no final o link do site (para eu me lembrar de onde tirei aquilo), aumento a fonte (se necessário), visualizo a impressão e imprimo. Fica perfeito!

Print da visualização de impressão de um texto longo em sua versão web:

image

Print da visualização de impressão do mesmo texto já colado no Notepad.cc:

image

IMPORTANTE: Sou EXTREMAMENTE contra a impressão de textos curtos. No meu trabalho sou “a chata” porque lá tem gente sem noção que é capaz de gastar papel, tinta e energia elétrica para imprimir um parágrafo apenas, sem falar nos analfabetos em informática que não sabem configurar e visualizar a impressão antes e vivem desperdiçando papel, então brigo mesmo. Ao mesmo tempo sou estudante, concursanda e amo meus olhos, então gasto bastante em casa imprimindo textos longos: artigos acadêmicos, leis e regimentos, editais de concursos… sempre frente e verso e versão rascunho.

http://notepad.cc

Leia também:

Até mais!

Pix meutedio arroba mail ponto com

7 comentários:

  1. Olá, Helen! Já são 3 anos lhe acompanhando e mais uma vez me surpreendo com uma dica sua que apesar de simples, será de grande ajuda. Até mais e espero q esteja tudo melhorando por aí. Abraço! (direto de Recife/Pernambuco. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gosta das dicas do blog. Obrigada e volte sempre. :)

      Excluir
  2. Oi Helen tudo bem gostei muito da sua dica essa caisas on-line realmente sao um barato , vou aproveitar a oportunidade e te dar uma dica pra voce passar para o pessoal eu uso um editor online exelente com previsualização istantanea ,so edito ou crio coisas para o meu blo la, esse e o endereço http://www.jsbin.com e uma mão na roda suporta javascript,html,css,php ja testei quase todos os tipos de linguagem da uma olhada la e passa essa dica pro pessoal e muito bom , sou muito seu fâ beijo at+

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pela dica Helen, vai ser mto útil, sempre usava bloco de nota, ja aderi ao notepad.

    ResponderExcluir
  4. Conteúdo invariavelmente útil e interessante.

    Parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Muito boa a dica eu preciso mesmo de algo assim,tenho muitos blocos de notas perdidos no meu pc,muito legal essa dica ,valeu !!!
    http://www.batalhax.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Parabéns, kkkk ferramenta muito boa.

    Tava procurando faz um tempão =P

    ResponderExcluir

Todos os comentários são moderados pela autora do blog.