Busca

Carregando...

sábado, 24 de março de 2012

Feed do Blogger não funciona. O que fazer?

Quando você cria um site no Blogger ele gera automaticamente os feeds nos formatos atom e rss, tanto dos posts quanto dos comentários. O que você precisa fazer para ele funcionar é NADA. Exatamente NADA. Mas se ele não funciona é porque você fez merda o que não deveria. Então tem que desfazer.

Se você não sabe o que é feed, leia primeiro o post Para que serve o Google Reader? e só depois de entender volte aqui.

O que mostro neste post pode ser aplicado a outras plataformas de blogs gratuitos, como Wordpress, Posterous e Tumblr, mas aviso que só testei e fiz prints no Blogger.

O post está dividido em duas partes, de acordo com a sua situação:

► Nunca usei o FeedBurner

Pode ser que seu feed esteja funcionando, apesar de não aparecer o ícone na barra de endereços. Para conferir, tente abrí-lo no Google Reader, no seu leitor favorito ou em qualquer navegador que não seja o Firefox. A URL de feed do Blogger tem o seguinte formato:

URL-DO-SEU-BLOG/feeds/posts/default

Exemplo:

http://htmhelen.blogspot.com/feeds/posts/default

É claro que, onde está escrito htmhelen, você deve colocar o endereço do seu blog. Caso já tenha domínio próprio, não tem problema porque o modelo de URL de feed é o mesmo:

http://www.htmhelen.com/feeds/posts/default

Agora o Blogger acrescenta .br após blogspot.com nos blogs do Brasil. Isso não atrapalha em nada porque sem .br continua redirecionando, apenas te dá uma alternativa a mais para o endereço:

http://htmhelen.blogspot.com.br/feeds/posts/default

O objetivo é ver se os últimos posts do seu blog estão aparecendo mesmo. Se apareceram o seu problema é outro. O post certo para você é Como mostrar ícone de feed na barra de endereço :: Firefox 4+, Chrome e Opera. Tchau!

Se não apareceram, continuemos. Hoje mesmo visitei um blog de moda brasileiro cujo feed redireciona para isso:

Feed

Como isso aconteceu? Sei lá! Provavelmente esse redirecionamento veio junto com o template. O que interessa é que podemos tentar resolver.

No painel do novo Blogger vá até Configurações » Outro. Como você não usa FeedBurner ou similar, onde está escrito URL de redirecionamento de feed tem que estar em branco. Caso exista qualquer endereço nesse campo, clique em EXCLUIR.

Remova a URL de redirecionamento do feed

Tem que ficar assim:

Sem URL de redirecionamento de feed

Clique em Salvar configurações e logo depois teste novamente seu feed. Tem que estar funcionando porque o tutorial termina aqui.

► Já tentei usar FeedBurner

Caso você já tenha tentado redirecionar o feed do seu blog para o FeedBurner, entre no site feedburner.google.com, faça login, clique no nome do seu blog e em seguida em Edit Feed Details:

Edit Feed Details

Confira todos os dados e corrija o que for necessário:

  • Feed Title é o nome do seu blog.
  • Original Feed é a URL no formato URL-DO-SEU-BLOG/feeds/posts/default. Exemplo: http://www.htmhelen.com/feeds/posts/default.
  • Feed Address é a nova URL do seu feed. Assim como a URL do seu blog, ela deve ser intuitiva, portanto o ideal é usar o mesmo nome que está no domínio do blog.

Caso tenha mudado alguma coisa, clique em Save Feed Details.

Abra em outra aba o painel do novo Blogger e vá até Configurações » Outro. Onde está escrito URL de redirecionamento de feed você deve colocar o Feed Address que você configurou no painel do FeedBurner.

Redirecione o feed

Clique em Salvar configurações e logo depois teste novamente seu feed. Tem que estar funcionando porque o tutorial termina aqui.

► Não funcionou?

Deposite R$ 50,00 na minha conta do PayPal e me envie usuário e senha do seu blog. O endereço, tanto para depósito como para envio da senha, é helenfernandagmail.com. Caso eu não consiga resolver devolvo seu dinheiro.

Até mais!

Posts relacionados