Busca

Carregando...

domingo, 10 de junho de 2012

Domínio próprio nacional no Blogger com painel do Registro.br

Logo Registro.br Vou mostrar hoje como criar domínio próprio nacional no Registro.br e vincular ao Blogger. É bem simples. O pré-requisito para funcionar é nunca ter registrado, com seu CPF, domínio próprio brasileiro em outro site de hospedagem. Se já tiver feito isso, vai ter que ligar para a empresa pedindo para desvincular seu CPF da conta deles, ou então cadastrar com a mesma empresa de antes.

1. Pesquise o domínio no site Registro.br:

Pesquisa

Domínio disponível

2. Clique em aqui (imagem acima) e logo em seguida em Cadastre-se aqui (imagem abaixo).

Cadastre-se

3. Preencha seus dados e clique em Entrar.

Cadastro de usuário

4. Após se cadastrar, preencha os dados do domínio e clique em Entrar. Dica: se for um endereço só seu, os contatos Técnico e Cobrança são o mesmo de Administrativo, então basta repetir sua ID.

Dados domínio

5. Abra o seu e-mail, lá deve ter uma mensagem com o link do boleto para você pagar. Pague o boleto.

6. No site Registro.br, entre com seu ID e senha. Depois clique em Acesso ao Sistema. Em seguida clique no endereço do seu novo domínio:

helen.jor.br

7. Marque (ou mantenha marcada) a opção Utilizar os servidores DNS do Registro.br. Em seguida clique no botão Salvar e editar DNS.

Salva e editar DNS

8. Clique no botão + Record para adicionar CNAME (Alias) direcionando o subdomínio www (ou outro de sua preferência) para ghs.google.com.

www para ghs.google.com

O mesmo procedimento pode ser usado para registrar domínios de outros blogs gratuitos como Posterous e Tumblr.

9. Se você usa www, mas quer que as pessoas entrem no seu blog também sem digitar www (“http://seudominio.com.br”), adicione os IPs do Google, mas agora o tipo de redirecionamento é A. Deixe o primeiro campo em branco.

Entrar sem www

Os IPs do Google são:

  • 216.239.32.21
  • 216.239.34.21
  • 216.239.36.21
  • 216.239.38.21

Essa informação peguei no site de ajuda do Google (clique aqui para ver o original).

IPs do Google para entrar sem www

10. No Blogger, entre em Configurações » Básico e adicione seu domínio próprio em Configurações avançadas de Endereço do blog:

Configurações avançadas

11. Salve e aguarde. Leva entre 1 minuto e 24 horas para o seu blog funcionar com domínio próprio, então tem que ter paciência.

Leia também:

Até mais!

Posts relacionados