quarta-feira, 13 de junho de 2012

Lima caviar: fruta bonita e perfumada

Lima caviar

Eu estava pesquisando as notas olfativas do perfume 212 Vip Men quando descobri essa fruta interessante e pouco conhecida aqui no Brasil. Ela dá em árvore e é típica das florestas tropicais australianas, mas mesmo no país de origem é um produto incomum e caro.

A lima caviar tem uma casca grossa e rústica, mas por dentro sua poupa é suculenta, colorida, translúcida e com esse formato de ovo de esturjão (caviar). O nome científico da planta é Citrus Australasica e o fruto é chamado de caviar lime (lima caviar), lime caviar, finger lime (lima dedo), citrus caviar (caviar cítrico) e também de citron caviar.

Lima caviar verde

Existem várias subespécies, cada uma de uma cor. O fruto vai ficando mais pigmentado (menos translúcido) à medida em que a árvore vai envelhecendo. Esses dois fatores juntos fazem a fruta ter essa grande gama de tonalidades, como podemos ver nas fotos.

Vários frutos de lima caviar

Assim como a romã, ela “explode” quando você abre porque os gomos ficam muito apertadinhos dentro da casca. Na boca, basta uma leve mordida para os gomos estourarem e liberarem o suco da fruta. Nunca experimentei a tal da lima caviar, mas dizem que é muito cítrica, um pouco doce e tem uma fragrância bastante floral. Além de consumida pura in natura e como suco, é utilizada para fazer doces, preparar drinks, compor pratos salgados e, como já contei no início do texto, é ingrediente de perfumes de luxo.

image

Fiquei muito curiosa para conhecer a fruta pessoalmente. Quem for à Austrália antes de mim, por favor tente experimentar a fruta e me contar o que achou. Não vou pedir para trazer ao Brasil porque é uma espécie rara, então no mínimo deve ser biopirataria.

Até mais!

Informações e fotos: The Plumpkin Report,
Morsels and Musings, Wild Finger Lime e Wikipédia.

2 comentários:

  1. Boa, os perfumistas da Carolina Herrera acertaram mesmo ao colocar a lima caviar nas notas do 212 VIP men, não? Bem tom de bebida alcoólica mesmo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabriel, eu não entendo de cheiro de bebida alcoólica porque detesto e passo longe, mas se você está dizendo que parece, acredito. :D

      Obrigada pela visita e por todos os comentários que deixou no blog. Vi no seu blog que você gosta das novelas da Televisa. Eu também! Só que tenho muita dificuldade para encontrar, seja para comprar no Brasil ou para baixar. Se tiver dicas eu aceito. ;)

      Excluir

Posts relacionados