Busca

Carregando...

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Lima caviar: fruta bonita e perfumada

Lima caviar

Eu estava pesquisando as notas olfativas do perfume 212 Vip Men quando descobri essa fruta interessante e pouco conhecida aqui no Brasil. Ela dá em árvore e é típica das florestas tropicais australianas, mas mesmo no país de origem é um produto incomum e caro.

A lima caviar tem uma casca grossa e rústica, mas por dentro sua poupa é suculenta, colorida, translúcida e com esse formato de ovo de esturjão (caviar). O nome científico da planta é Citrus Australasica e o fruto é chamado de caviar lime (lima caviar), lime caviar, finger lime (lima dedo), citrus caviar (caviar cítrico) e também de citron caviar.

Lima caviar verde

Existem várias subespécies, cada uma de uma cor. O fruto vai ficando mais pigmentado (menos translúcido) à medida em que a árvore vai envelhecendo. Esses dois fatores juntos fazem a fruta ter essa grande gama de tonalidades, como podemos ver nas fotos.

Vários frutos de lima caviar

Assim como a romã, ela “explode” quando você abre porque os gomos ficam muito apertadinhos dentro da casca. Na boca, basta uma leve mordida para os gomos estourarem e liberarem o suco da fruta. Nunca experimentei a tal da lima caviar, mas dizem que é muito cítrica, um pouco doce e tem uma fragrância bastante floral. Além de consumida pura in natura e como suco, é utilizada para fazer doces, preparar drinks, compor pratos salgados e, como já contei no início do texto, é ingrediente de perfumes de luxo.

image

Fiquei muito curiosa para conhecer a fruta pessoalmente. Quem for à Austrália antes de mim, por favor tente experimentar a fruta e me contar o que achou. Não vou pedir para trazer ao Brasil porque é uma espécie rara, então no mínimo deve ser biopirataria.

Até mais!

Informações e fotos: The Plumpkin Report,
Morsels and Musings, Wild Finger Lime e Wikipédia.

Posts relacionados