sábado, 28 de julho de 2012

Código xml para criar feed manualmente

Atualizado dia 31/05/2015.
Ícone de feed laranja, quadrado, com borda e sombra

Esta dica serve para quem tem um site que não gera feed automático. Não sou perita na linguagem xml, aprendi a usar esse código apenas para criar o feed do meu bazar, que está hospedado na Loja 2. O mesmo código pode ser usado em outros tipos de lojas virtuais gratuitas, como Mercado Shops e Elo 7.

Quem já tem noções de HTML e de hospedagem web vai conseguir atualizar este código sem problemas.

1. Salve o arquivo xml

O código que está abaixo você coloca no editor de sua preferência. Sugiro o Notepad++, mas pode ser qualquer bloco de notas. Salve com o nome desejado e a extensão xml, sugiro feed.xml. No bloco de notas do Windows você tem que selecionar o tipo Todos os arquivos e digitar feed.xml no final do nome do arquivo.

<?xml version="1.0" encoding="UTF-8"?> <rss version="2.0"> <channel> <title>Nome do seu site</title> <link>http://link-do-seu-site</link> <description>Frase descrevendo seu site.</description> <item> <title>Item mais recente</title> <description> &lt;a href="http://link-do-item-ja-postado-no-site"&gt; &lt;img src="http://link-da-imagem-ja-postada-no-site"/&gt; &lt;/a&gt; &lt;p&gt;Texto opcional.&lt;/p&gt; </description> <link>http://link-do-item-ja-postado-no-site</link> </item> <item> <title>Pen&uacute;ltimo item mais recente</title> <description> &lt;a href="http://link-do-item-ja-postado-no-site"&gt; &lt;img src="http://link-da-imagem-ja-postada-no-site"/&gt; &lt;/a&gt; &lt;p&gt;Texto opcional.&lt;/p&gt; </description> <link>http://link-do-item-ja-postado-no-site</link> </item> </channel> </rss>

2. Personalize o código

As partes destacadas são exatamente as que você precisa alterar. O código acima já foi adaptado pensando em uma loja virtual. O leitor-cliente vê o nome do produto no título, a foto logo abaixo e clica em um dos dois (no título ou na foto) para saber mais.

Para pegar o link do item, basta abrir a página do produto/artigo já publicado e copiar o que está na barra de endereço. Segue o link de um item que acabei de pegar no Elo7:

http://www.elo7.com.br/capa-tablet-7/dp/22977F

Para pegar o link da imagem [no Chrome e no Firefox], basta pressionar o botão esquerdo do mouse sobre a foto desejada, arrastá-la até a barra de endereços do navegador e soltar. Depois que abrir Agora é só copiar o link da imagem que está na barra de endereços. Segue o link da imagem desse mesmo produto que selecionei aleatoriamente no Elo7:

http://img.elo7.com.br/product/main/4D0A84/capa-tablet-7.jpg

Sempre que você quiser adicionar um novo item ao feed, basta copiar o código de <item> a </item> e colocar no topo, antes do último item que você adicionou.

Na linguagem xml, para adicionar letras acentuadas e outros caracteres especiais use as entidades, ou seja, os códigos HTML que permitem que esses caracteres sejam lidos da mesma forma por todos os navegadores e leitores de feed. Para dizer á, por exemplo, você tem que escrever &aacute;. Aqui no blog tem uma tabela resumida de caracteres especiais. Para ver uma mais completa, sugiro este site.

Também por questão de compatibilidade, o ideal é manter no máximo 25 itens no seu feed. Quando atingir esse número, apague o mais antigo (final do código) sempre que adicionar um novo no topo. Apagar itens do seu xml não apaga aqueles que o leitor já baixou no Google Reader nem apaga os links que já foram compartilhados nas redes sociais.

3. Hospede o xml

Eu uso a hospedagem gratuita do Miarroba (Webcindário) que tem FTP, banco de dados, nunca me decepcionou e por isso a recomendo. Para conhecer outras opções, visite o post Alternativas de hospedagem ao Geocities.

O endereço do seu xml hospedado será:

http://endereco-da-sua-hospedagem/pasta-opcional/feed.xml

4. Queime o xml

No Feedburner seu feed ganhará recursos adicionais como contador de assinantes, estatísticas de acesso, monetização com Google AdSense, interface para visualização em navegadores, dentre muitos outros. O cadastro nesse site é muito simples.

Adicione o xml:

Adicionando xml ao Feedburner

Escolha o endereço do seu novo feed:

Escolhendo o endereço

Feed queimado:

Feed queimado

O novo endereço do seu feed será:

http://feeds.feedburner.com/endereco-que-voce-escolheu

5. Espalhe o novo feed

A primeira forma de espalhar é divulgar o endereço para os leitores-clientes nos canais de comunicação que seu site já tem: redes sociais, microblogs, e-mail marketing, etc.

A outra forma é automatizar algumas tarefas com ajuda do feed. Manualmente você adicionará novos itens ao site e em seguida ao código xml. Mas a divulgação desses novos itens no Twitter e no Facebook, por exemplo, pode ser feita automaticamente com a ajuda de sites programados para isso. Confira os posts a respeito:

Tanto no blog como no bazar HTMHelen, uso o NetworkedBlogs para divulgar no Facebook e o dlvr.it para divulgar no Twitter.

Importante: para divulgar e automatizar, use sempre o link gerado pelo FeedBurner, pois assim você terá acesso às estatísticas.

6. Exemplo real

Para ver uma aplicação real desse código, abra o feed do meu bazar no Opera, no Google Reader ou no seu leitor de feeds favoritos. Eu uso texto apenas no título, nas descrições só coloco imagem com link.

O código que está aqui foi feito a partir do xml postado por Rafael Ramos no Fórum Código Fonte. Corrigi alguns erros e adicionei a foto do produto na descrição do item.

Bom trabalho!

Link curto:
Pix meutedio arroba mail ponto com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são moderados pela autora do blog.