Páginas

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Limpar álbum Windows Live Writer no Picasa

Família Obama

Para fazer faxina em seu Picasa, recomendo que comece usando as dicas do post Liberar espaço Picasa sem perder imagens do blog, pré-requisito para a compreensão das dicas abaixo.

Se você usa Windows Live Writer, já deve ter notado que ele envia as imagens do blog para um álbum com o nome do programa:

Álbum Windows Live Writer

Já deve ter percebido também que esse álbum, com limite de 999 fotos, enche rapidamente. Isso porque o Windows Live Writer não entende os tamanhos de imagens no Picasa, então ele envia a mesma imagem duas vezes quando você ativa a opção de visualizar original com clique.

Para todos os casos abaixo, use o critério de não apagar imagens com menos de um mês de envio. Leia todos os exemplos abaixo antes de deletar qualquer arquivo do seu álbum.

1º exemplo

Se encontrar imagens pequenas, do mesmo tamanho e repetidas, o procedimento é o mesmo que citei antes: apague a que não tem visualizações:

Apagando imagem sem visualizações

2º exemplo

Se encontrar a mesma imagem em dois tamanhos diferentes, mas apenas a maior tem visualizações, apague a menor:

Menor sem visualização
Menor sem visualização será apagada.
Maior com visualização
Maior com visualização será mantida.

3º exemplo

Se você encontrar uma imagem que não está repetida e não tem visualizações, provavelmente você a linkou em um texto ou em outra imagem. Não apague.

4º exemplo

Se encontrar a mesma imagem em dois tamanhos diferentes, mas apenas a MENOR tem visualizações, é provável que ela esteja linkando para a maior e ninguém clicou ainda. Não apague nenhuma, a não ser que você reedite o código do post para ficar apenas com a imagem maior.

5º exemplo

Se encontrar a mesma imagem em dois tamanhos diferentes, mas a MENOR tem mais visualizações, é porque ela está linkando para a maior. Não apague nenhuma, a não ser que você reedite o código do post para ficar apenas com a imagem maior.

Imagem maior sem efeito
Imagem maior com poucas visualizações.
Imagem menor com efeito
Imagem menor com muitas visualizações.
Como faço para o Windows Live Writer não duplicar as fotos?

Se você não ativar o link para ver a imagem original, ele não duplicará. Mas se quiser esse recurso, o WLW vai enviar duas versões da foto. A não ser que um dia o próprio programa implemente essa melhoria. Acho bastante difícil, já que o programa está abandonado, nem bugs antigos conseguiram consertar ainda.

O ideal é que você, sempre que enviar uma imagem que aumenta ao clicar, reedite o post no modo HTML para ficar apenas com a maior. Em seguida vá ao Picasa e apague a menor. Isso é tão cansativo que eu achei mais fácil parar de usar o Windows Live Writer.

Até mais!

Primeira imagem: Casa Branca



Pix meutedio arroba mail ponto com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários são moderados pela autora do blog.