Busca

Carregando...

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Não esconda sua cidade

@HelenFernanda

Alguns blogueiros escondem a cidade onde moram. Não mostram no Twitter, no Facebook nem em seu perfil no blog.

Se o objetivo é anonimato ou se não quer misturar suas atividades no mundo real com as do mundo virtual, tudo bem, faz sentido esconder a localidade, desde que esconda também o rosto. Caso contrário, é bom repensar.

Em alguns blogueiros iniciantes eu noto uma ilusão. Acham que escondendo a cidade parecerão mais globalizados ou sei lá o quê. Mas na verdade estão perdendo oportunidades no mundo off-line, sejam relacionadas diretamente ao blog ou a temas tratados nele.

Eu sou jornalista de telejornal. Lá sempre precisamos de personagens e especialistas para nossas matérias. Se é uma reportagem sobre pessoas que ainda preferem os livros de papel, por exemplo, vou me lembrar daquela blogueira que escreve resenhas. Sei que em um post ela citou uma livraria de Goiânia. Mas aí entro no perfil dela e não encontro a cidade.

Ué? E agora? Será que ela mora em Goiânia ou estava só de passagem?

Enquanto fico na dúvida, acabo me lembrando de um colega mais acessível e consigo marcar a entrevista com ele. Resultado: A blogueira que tem um blog sobre livros acabou de perder a oportunidade de aparecer em uma matéria de TV sobre… livros.

É claro que esse é um exemplo relacionado à necessidade da minha profissão: ter certeza de que a pessoa mora em Goiânia antes de tentar marcar entrevista com ela. Mas a importância de saber em que cidade o blogueiro vive pode acontecer em diversas situações, algumas até lucrativas:

  • Alguém pode gostar muito do seu trabalho no blog contratá-lo para prestar consultoria.
  • Uma empresa de sua cidade pode precisar do seu serviço para criar um blog corporativo.
  • Você pode ser convidado para dar palestras sobre os temas que você escreve.
  • Várias empresas mantém relacionamento com os blogueiros da cidade: mandam brindes, os convidam para lançamentos e outros eventos, pedem para testar produtos.
  • Alguma história que você postou no blog pode virar pauta para os jornalistas de sua cidade, que vão querer entrevistá-lo pessoalmente.

Não tenha vergonha do lugar onde você mora! Se o conteúdo for bom você vai ter leitores em todos os estados do Brasil, em Portugal, em Angola, em Goa

Alguns blogueiros que mostram a cidade:

@gustavofreitas
@hordones
renatachecha

A Renata Checha na verdade mora em Aparecida de Goiânia. Mas ela deve ter considerado o domicílio de trabalho, então tá tudo bem.

@rosana

Algumas blogueiras que omitem a cidade:

@julsardinha

A Juliana Sardinha, que tem uma profissão extenuante e bastante diferente no mundo off-line, prefere não misturar as coisas.

Outra que esconde é a Nospheratt. Tão misteriosa que quando postou foto de rosto, foi só a metade.

Obs.: a seleção acima é totalmente aleatória: fui lembrando de blogueiros famosos e printando.


O importante é refletir e fazer uma escolha consciente. Se você quiser se tornar disponível para oportunidades off-line, mostrar em que cidade mora é a dica.

Mas é claro que estou falando de perfis pessoais de blogueiros. O perfil do blog não precisa seguir a mesma regra, principalmente se ele tiver autores de várias cidades.

Leia também:

Até mais!

Posts relacionados