Busca

Carregando...

domingo, 31 de março de 2013

Joy EDT (Jean Patou)

Tem cheiro de rosa e jasmim, mas em uma mistura sintética que lembra borracha e plástico.

Famoso, comprei uma miniatura desse perfume depois que li a história dele no livro 100 Perfumes de Sempre, da editora portuguesa Estampa.

Joy foi lançado em 1930 e teve um sucesso incrível em plena crise causada pela queda da bolsa de Nova Iorque. E o mais interessante: a própria propaganda o divulgava como “o perfume mais caro do mundo”.

Com efeito, seria para responder a estas tragédias que Jean Patou decidiu imaginar um antídoto perfumado para a depressão geral. (Trecho do livro 100 Perfumes de Sempre)

A concentração de Joy original era de 10 mil flores de jasmim e 336 rosas em um único frasco de 30 mL. Por destacar ao mesmo tempo as duas flores, o perfumista inaugurou uma nova fase na história das fragrâncias, já que antes elas eram sempre trabalhadas separadamente. Hoje temos vários perfumes que combinam rosa e jasmim, como muitas da marca Bvlgari.

Jasmim e rosas

Depois de mais de 70 anos, era de se esperar que o perfume sofresse algumas modificações na composição. O civeta que existia na base, por exemplo, foi totalmente substituído pelo almíscar sintético. Confira a atual pirâmide olfativa de Joy, conforme o site oficial da Jean Patou:

  • Notas de topo: tuberosa, óleo de rosa búlgara e ylang-ylang.
  • Notas do meio: jasmim e rosa.
  • Notas de base: almíscar sintético.

Eu adoro Joy EDT. Ele é muito anos 30! Só que na época ele representava luxo, riqueza, ostentação. Nos dias de hoje, o cheiro muito sintético me remete a borracha escolar com aroma e a boneca com cabelo perfumado. Eu usaria Joy, por exemplo, como aromatizador de ambiente no quarto da minha filha.

  • Concentração: EDT.
  • Uso: adulto feminino.
  • Perfumista: Henri Alméras
  • Lançamento: 1930.

Mesmo a EDT é intensa. A fixação na minha pele é moderada, cerca de 6 horas. O rastro é entre longo e enorme, não borrife mais de uma vez!

Ainda não tive a oportunidade de experimentar as demais concentrações (EDP e parfum). Joy EDT pode agradar quem gosta de Chanel nº 5 EDT.

DESASTRADA que sou, alguns segundos antes de publicar o post minha miniatura se espatifou no chão. Era uma vez. Agora meu escritório está todo aromatizado com o perfume mais caro do mundo. Não é chique, quero dizer, triste?

Bom cheiro!

Foto da cerca florida: Snippets from Springdale. Fontes: Fragrantica e Jean Patou.

Posts relacionados